iPlan: uma linha de produtos de software baseada em padrões pedagógicos para gerar planos de aula em ambientes aprendizagem via web

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Reginaldo do
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-20230727-113525/
Resumo: O avanço do ensino online fez crescer a demanda por professores capazes de elaborar aulas adequadas aos Ambientes de Aprendizagem via Web (AAW). Entretanto, o processo de autoria de conteúdos digitais não é trivial, seja ele para Web ou não. Diante desta diculdade, os professores frequentemente optam por repetir no ambiente digital as práticas de suas aulas presenciais deixando de aproveitar todo o potencial didático dos recursos digitais. Uma possível solução é oferecer aos professores componentes testados, ou seja, utilizar padrões, como ocorre com os Padrões de Projeto no desenvolvimento de software orientado a objetos. Padrões, quando aplicados ao caso didático, recebem o nome de Padrões Pedagógicos e, assim como seus similares em orientação a objetos, encapsulam o conhecimento de especialistas da área de modo que este conhecimento se torne facil- mente acessível e aplicável por outros professores. Faltam, no entanto, ferramentas que possibilitem ao professor fazer uso desta abordagem em suas aulas. Neste trabalho apresentamos o iPlan, uma Linha de Produto de Software que gera planos de aula para AAW construídos com base em Padrões Pedagógicos, além de alguns resultados positivos obtidos com sua aplicação. Experimentos com professores mostraram que a ferramenta pode efetivamente facilitar o processo de autoria em ambientes Web. De um lado, os professores experientes conseguiram com o iPlan produzir aulas em menor tempo e, de outro lado, os professores iniciantes no ensino via Web apresentaram uma redução no tempo de aprendizagem para a autoria de um curso Web quando usando o iPlan. O iPlan foi implementado como um plugin do sistema Moodle devendo ser brevemente disponibilizado para a comunidade como software livre.
id USP_4793815605ed065bbae216fea132276e
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20230727-113525
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling iPlan: uma linha de produtos de software baseada em padrões pedagógicos para gerar planos de aula em ambientes aprendizagem via webiPlan: a software product line based on pedagogical patterns to generate lesson plans in learning environments on the web.Educação A DistânciaEnsino Por ComputadorInformáticaO avanço do ensino online fez crescer a demanda por professores capazes de elaborar aulas adequadas aos Ambientes de Aprendizagem via Web (AAW). Entretanto, o processo de autoria de conteúdos digitais não é trivial, seja ele para Web ou não. Diante desta diculdade, os professores frequentemente optam por repetir no ambiente digital as práticas de suas aulas presenciais deixando de aproveitar todo o potencial didático dos recursos digitais. Uma possível solução é oferecer aos professores componentes testados, ou seja, utilizar padrões, como ocorre com os Padrões de Projeto no desenvolvimento de software orientado a objetos. Padrões, quando aplicados ao caso didático, recebem o nome de Padrões Pedagógicos e, assim como seus similares em orientação a objetos, encapsulam o conhecimento de especialistas da área de modo que este conhecimento se torne facil- mente acessível e aplicável por outros professores. Faltam, no entanto, ferramentas que possibilitem ao professor fazer uso desta abordagem em suas aulas. Neste trabalho apresentamos o iPlan, uma Linha de Produto de Software que gera planos de aula para AAW construídos com base em Padrões Pedagógicos, além de alguns resultados positivos obtidos com sua aplicação. Experimentos com professores mostraram que a ferramenta pode efetivamente facilitar o processo de autoria em ambientes Web. De um lado, os professores experientes conseguiram com o iPlan produzir aulas em menor tempo e, de outro lado, os professores iniciantes no ensino via Web apresentaram uma redução no tempo de aprendizagem para a autoria de um curso Web quando usando o iPlan. O iPlan foi implementado como um plugin do sistema Moodle devendo ser brevemente disponibilizado para a comunidade como software livre.Advances in online education has increasing the demands for teachers capable to manage Web courses. However, the digital content authoring is not a simple task. Considering this dicult, it is common that some teachers reproduce in the digital environment the face-to-face model, which reduce potential improvements that could be performed by the digital tools. A possible solution to this is the use of tested components, like the design patterns, used in the object oriented system development. When inserted in the educational context, they are called Pedagogical Patterns (PP). As their software counterpart, PP encapsulates the specialists knowledge, in order to make it available to other teachers. Nonetheless, it is missing tools to empower teachers to use this approach to produce their classes. In this work it is presented iPlan, a Software Product Line to produce lesson plans to Web learning environments (WLE), using PP, besides some positive results with the iPlan use by teachers. Experiments with teachers show that the iPlan can eectively simplify the Web authoring process. On one hand, teachers experienced with tecnologies presented a reduction in their production time when using iPlan, and inexperienced teachers presented a short time to learn the how to prepare a Web course when using iPlan. The iPlan has been implemented to Moodle system, should soon be available to the community as a free software.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBrandão, Leônidas de OliveiraPrado, Reginaldo do2015-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-20230727-113525/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-07-27T20:01:04Zoai:teses.usp.br:tde-20230727-113525Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-07-27T20:01:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv iPlan: uma linha de produtos de software baseada em padrões pedagógicos para gerar planos de aula em ambientes aprendizagem via web
iPlan: a software product line based on pedagogical patterns to generate lesson plans in learning environments on the web.
title iPlan: uma linha de produtos de software baseada em padrões pedagógicos para gerar planos de aula em ambientes aprendizagem via web
spellingShingle iPlan: uma linha de produtos de software baseada em padrões pedagógicos para gerar planos de aula em ambientes aprendizagem via web
Prado, Reginaldo do
Educação A Distância
Ensino Por Computador
Informática
title_short iPlan: uma linha de produtos de software baseada em padrões pedagógicos para gerar planos de aula em ambientes aprendizagem via web
title_full iPlan: uma linha de produtos de software baseada em padrões pedagógicos para gerar planos de aula em ambientes aprendizagem via web
title_fullStr iPlan: uma linha de produtos de software baseada em padrões pedagógicos para gerar planos de aula em ambientes aprendizagem via web
title_full_unstemmed iPlan: uma linha de produtos de software baseada em padrões pedagógicos para gerar planos de aula em ambientes aprendizagem via web
title_sort iPlan: uma linha de produtos de software baseada em padrões pedagógicos para gerar planos de aula em ambientes aprendizagem via web
author Prado, Reginaldo do
author_facet Prado, Reginaldo do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brandão, Leônidas de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado, Reginaldo do
dc.subject.por.fl_str_mv Educação A Distância
Ensino Por Computador
Informática
topic Educação A Distância
Ensino Por Computador
Informática
description O avanço do ensino online fez crescer a demanda por professores capazes de elaborar aulas adequadas aos Ambientes de Aprendizagem via Web (AAW). Entretanto, o processo de autoria de conteúdos digitais não é trivial, seja ele para Web ou não. Diante desta diculdade, os professores frequentemente optam por repetir no ambiente digital as práticas de suas aulas presenciais deixando de aproveitar todo o potencial didático dos recursos digitais. Uma possível solução é oferecer aos professores componentes testados, ou seja, utilizar padrões, como ocorre com os Padrões de Projeto no desenvolvimento de software orientado a objetos. Padrões, quando aplicados ao caso didático, recebem o nome de Padrões Pedagógicos e, assim como seus similares em orientação a objetos, encapsulam o conhecimento de especialistas da área de modo que este conhecimento se torne facil- mente acessível e aplicável por outros professores. Faltam, no entanto, ferramentas que possibilitem ao professor fazer uso desta abordagem em suas aulas. Neste trabalho apresentamos o iPlan, uma Linha de Produto de Software que gera planos de aula para AAW construídos com base em Padrões Pedagógicos, além de alguns resultados positivos obtidos com sua aplicação. Experimentos com professores mostraram que a ferramenta pode efetivamente facilitar o processo de autoria em ambientes Web. De um lado, os professores experientes conseguiram com o iPlan produzir aulas em menor tempo e, de outro lado, os professores iniciantes no ensino via Web apresentaram uma redução no tempo de aprendizagem para a autoria de um curso Web quando usando o iPlan. O iPlan foi implementado como um plugin do sistema Moodle devendo ser brevemente disponibilizado para a comunidade como software livre.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-20230727-113525/
url https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-20230727-113525/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090938050445312