iPlan: uma linha de produtos de software baseada em padrões pedagógicos para gerar planos de aula em ambientes aprendizagem via web
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-20230727-113525/ |
Resumo: | O avanço do ensino online fez crescer a demanda por professores capazes de elaborar aulas adequadas aos Ambientes de Aprendizagem via Web (AAW). Entretanto, o processo de autoria de conteúdos digitais não é trivial, seja ele para Web ou não. Diante desta diculdade, os professores frequentemente optam por repetir no ambiente digital as práticas de suas aulas presenciais deixando de aproveitar todo o potencial didático dos recursos digitais. Uma possível solução é oferecer aos professores componentes testados, ou seja, utilizar padrões, como ocorre com os Padrões de Projeto no desenvolvimento de software orientado a objetos. Padrões, quando aplicados ao caso didático, recebem o nome de Padrões Pedagógicos e, assim como seus similares em orientação a objetos, encapsulam o conhecimento de especialistas da área de modo que este conhecimento se torne facil- mente acessível e aplicável por outros professores. Faltam, no entanto, ferramentas que possibilitem ao professor fazer uso desta abordagem em suas aulas. Neste trabalho apresentamos o iPlan, uma Linha de Produto de Software que gera planos de aula para AAW construídos com base em Padrões Pedagógicos, além de alguns resultados positivos obtidos com sua aplicação. Experimentos com professores mostraram que a ferramenta pode efetivamente facilitar o processo de autoria em ambientes Web. De um lado, os professores experientes conseguiram com o iPlan produzir aulas em menor tempo e, de outro lado, os professores iniciantes no ensino via Web apresentaram uma redução no tempo de aprendizagem para a autoria de um curso Web quando usando o iPlan. O iPlan foi implementado como um plugin do sistema Moodle devendo ser brevemente disponibilizado para a comunidade como software livre. |
id |
USP_4793815605ed065bbae216fea132276e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-20230727-113525 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
iPlan: uma linha de produtos de software baseada em padrões pedagógicos para gerar planos de aula em ambientes aprendizagem via webiPlan: a software product line based on pedagogical patterns to generate lesson plans in learning environments on the web.Educação A DistânciaEnsino Por ComputadorInformáticaO avanço do ensino online fez crescer a demanda por professores capazes de elaborar aulas adequadas aos Ambientes de Aprendizagem via Web (AAW). Entretanto, o processo de autoria de conteúdos digitais não é trivial, seja ele para Web ou não. Diante desta diculdade, os professores frequentemente optam por repetir no ambiente digital as práticas de suas aulas presenciais deixando de aproveitar todo o potencial didático dos recursos digitais. Uma possível solução é oferecer aos professores componentes testados, ou seja, utilizar padrões, como ocorre com os Padrões de Projeto no desenvolvimento de software orientado a objetos. Padrões, quando aplicados ao caso didático, recebem o nome de Padrões Pedagógicos e, assim como seus similares em orientação a objetos, encapsulam o conhecimento de especialistas da área de modo que este conhecimento se torne facil- mente acessível e aplicável por outros professores. Faltam, no entanto, ferramentas que possibilitem ao professor fazer uso desta abordagem em suas aulas. Neste trabalho apresentamos o iPlan, uma Linha de Produto de Software que gera planos de aula para AAW construídos com base em Padrões Pedagógicos, além de alguns resultados positivos obtidos com sua aplicação. Experimentos com professores mostraram que a ferramenta pode efetivamente facilitar o processo de autoria em ambientes Web. De um lado, os professores experientes conseguiram com o iPlan produzir aulas em menor tempo e, de outro lado, os professores iniciantes no ensino via Web apresentaram uma redução no tempo de aprendizagem para a autoria de um curso Web quando usando o iPlan. O iPlan foi implementado como um plugin do sistema Moodle devendo ser brevemente disponibilizado para a comunidade como software livre.Advances in online education has increasing the demands for teachers capable to manage Web courses. However, the digital content authoring is not a simple task. Considering this dicult, it is common that some teachers reproduce in the digital environment the face-to-face model, which reduce potential improvements that could be performed by the digital tools. A possible solution to this is the use of tested components, like the design patterns, used in the object oriented system development. When inserted in the educational context, they are called Pedagogical Patterns (PP). As their software counterpart, PP encapsulates the specialists knowledge, in order to make it available to other teachers. Nonetheless, it is missing tools to empower teachers to use this approach to produce their classes. In this work it is presented iPlan, a Software Product Line to produce lesson plans to Web learning environments (WLE), using PP, besides some positive results with the iPlan use by teachers. Experiments with teachers show that the iPlan can eectively simplify the Web authoring process. On one hand, teachers experienced with tecnologies presented a reduction in their production time when using iPlan, and inexperienced teachers presented a short time to learn the how to prepare a Web course when using iPlan. The iPlan has been implemented to Moodle system, should soon be available to the community as a free software.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBrandão, Leônidas de OliveiraPrado, Reginaldo do2015-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-20230727-113525/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-07-27T20:01:04Zoai:teses.usp.br:tde-20230727-113525Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-07-27T20:01:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
iPlan: uma linha de produtos de software baseada em padrões pedagógicos para gerar planos de aula em ambientes aprendizagem via web iPlan: a software product line based on pedagogical patterns to generate lesson plans in learning environments on the web. |
title |
iPlan: uma linha de produtos de software baseada em padrões pedagógicos para gerar planos de aula em ambientes aprendizagem via web |
spellingShingle |
iPlan: uma linha de produtos de software baseada em padrões pedagógicos para gerar planos de aula em ambientes aprendizagem via web Prado, Reginaldo do Educação A Distância Ensino Por Computador Informática |
title_short |
iPlan: uma linha de produtos de software baseada em padrões pedagógicos para gerar planos de aula em ambientes aprendizagem via web |
title_full |
iPlan: uma linha de produtos de software baseada em padrões pedagógicos para gerar planos de aula em ambientes aprendizagem via web |
title_fullStr |
iPlan: uma linha de produtos de software baseada em padrões pedagógicos para gerar planos de aula em ambientes aprendizagem via web |
title_full_unstemmed |
iPlan: uma linha de produtos de software baseada em padrões pedagógicos para gerar planos de aula em ambientes aprendizagem via web |
title_sort |
iPlan: uma linha de produtos de software baseada em padrões pedagógicos para gerar planos de aula em ambientes aprendizagem via web |
author |
Prado, Reginaldo do |
author_facet |
Prado, Reginaldo do |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brandão, Leônidas de Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prado, Reginaldo do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação A Distância Ensino Por Computador Informática |
topic |
Educação A Distância Ensino Por Computador Informática |
description |
O avanço do ensino online fez crescer a demanda por professores capazes de elaborar aulas adequadas aos Ambientes de Aprendizagem via Web (AAW). Entretanto, o processo de autoria de conteúdos digitais não é trivial, seja ele para Web ou não. Diante desta diculdade, os professores frequentemente optam por repetir no ambiente digital as práticas de suas aulas presenciais deixando de aproveitar todo o potencial didático dos recursos digitais. Uma possível solução é oferecer aos professores componentes testados, ou seja, utilizar padrões, como ocorre com os Padrões de Projeto no desenvolvimento de software orientado a objetos. Padrões, quando aplicados ao caso didático, recebem o nome de Padrões Pedagógicos e, assim como seus similares em orientação a objetos, encapsulam o conhecimento de especialistas da área de modo que este conhecimento se torne facil- mente acessível e aplicável por outros professores. Faltam, no entanto, ferramentas que possibilitem ao professor fazer uso desta abordagem em suas aulas. Neste trabalho apresentamos o iPlan, uma Linha de Produto de Software que gera planos de aula para AAW construídos com base em Padrões Pedagógicos, além de alguns resultados positivos obtidos com sua aplicação. Experimentos com professores mostraram que a ferramenta pode efetivamente facilitar o processo de autoria em ambientes Web. De um lado, os professores experientes conseguiram com o iPlan produzir aulas em menor tempo e, de outro lado, os professores iniciantes no ensino via Web apresentaram uma redução no tempo de aprendizagem para a autoria de um curso Web quando usando o iPlan. O iPlan foi implementado como um plugin do sistema Moodle devendo ser brevemente disponibilizado para a comunidade como software livre. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-20230727-113525/ |
url |
https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-20230727-113525/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090938050445312 |