Sustentabilidade no varejo: as práticas ambientais e suas implicações na consolidação da marca institucional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-01082012-103710/ |
Resumo: | Esta dissertação de mestrado procurou compreender como a marca institucional de empresas do setor supermercadista brasileiro varejo de alimentos foi impactada pela sustentabilidade, especificamente por práticas ambientais. A pesquisa analisou como as três maiores empresas do setor adaptaram-se às pressões por um varejo mais sustentável e como ocorreu a comunicação institucional do Grupo Pão de Açúcar, do Carrefour Brasil e do Walmart Brasil ao utilizarem as práticas sustentáveis ambientais na construção e consolidação de suas respectivas marcas institucionais. As práticas ambientais verificadas foram classificadas em: comercialização de produtos verdes, gestão de resíduos, construções sustentáveis e preservação do meio ambiente. Devido às alterações no cenário econômico e social do século XX surgiram tendências que pressionaram o sistema capitalista regente para uma gestão socioeconômica mais sustentável. A compreensão das mudanças, suas implicações e consequências na marca institucional das três principais empresas do setor é o objetivo principal desta pesquisa acadêmica. |
id |
USP_47bf05f99b8634328baceaf9068aa793 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-01082012-103710 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Sustentabilidade no varejo: as práticas ambientais e suas implicações na consolidação da marca institucionalSustainability in retail sector: environmental practices and their implications for the consolidation of corporate brandCorporate BrandEnvironmental PracticesMarca InstitucionalPráticas AmbientaisRetailSupermarketsSupermercadosSustainabilitySustentabilidadeVarejoEsta dissertação de mestrado procurou compreender como a marca institucional de empresas do setor supermercadista brasileiro varejo de alimentos foi impactada pela sustentabilidade, especificamente por práticas ambientais. A pesquisa analisou como as três maiores empresas do setor adaptaram-se às pressões por um varejo mais sustentável e como ocorreu a comunicação institucional do Grupo Pão de Açúcar, do Carrefour Brasil e do Walmart Brasil ao utilizarem as práticas sustentáveis ambientais na construção e consolidação de suas respectivas marcas institucionais. As práticas ambientais verificadas foram classificadas em: comercialização de produtos verdes, gestão de resíduos, construções sustentáveis e preservação do meio ambiente. Devido às alterações no cenário econômico e social do século XX surgiram tendências que pressionaram o sistema capitalista regente para uma gestão socioeconômica mais sustentável. A compreensão das mudanças, suas implicações e consequências na marca institucional das três principais empresas do setor é o objetivo principal desta pesquisa acadêmica.This dissertation sought to understand how the corporate brand of companies in the Brazilian supermarket sector food retailing was impacted by sustainability, specifically by environmental practices. The research examined how the three largest companies of this sector was adapted to the pressures for a more sustainable retail and how occurred the corporate communication of Pão de Açúcar Group, Carrefour Brazil, Walmart Brazil when sustainable environmental practices are used in the construction and consolidation of their corporate brands. The environmental practices observed were classified as: marketing of green products, waste management, sustainable construction and environmental preservation. Due to changes in the economic and social scene of the twentieth century, trends came to press the ruling capitalist system to a more sustainable socio-economic management. The understanding of all changes, their implications and consequences in corporate brand of the three main companies in the sector is the main objective of this academic researchBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPYanaze, Mitsuru HiguchiMendes, Flávia Cristina Martins2012-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-01082012-103710/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:32Zoai:teses.usp.br:tde-01082012-103710Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sustentabilidade no varejo: as práticas ambientais e suas implicações na consolidação da marca institucional Sustainability in retail sector: environmental practices and their implications for the consolidation of corporate brand |
title |
Sustentabilidade no varejo: as práticas ambientais e suas implicações na consolidação da marca institucional |
spellingShingle |
Sustentabilidade no varejo: as práticas ambientais e suas implicações na consolidação da marca institucional Mendes, Flávia Cristina Martins Corporate Brand Environmental Practices Marca Institucional Práticas Ambientais Retail Supermarkets Supermercados Sustainability Sustentabilidade Varejo |
title_short |
Sustentabilidade no varejo: as práticas ambientais e suas implicações na consolidação da marca institucional |
title_full |
Sustentabilidade no varejo: as práticas ambientais e suas implicações na consolidação da marca institucional |
title_fullStr |
Sustentabilidade no varejo: as práticas ambientais e suas implicações na consolidação da marca institucional |
title_full_unstemmed |
Sustentabilidade no varejo: as práticas ambientais e suas implicações na consolidação da marca institucional |
title_sort |
Sustentabilidade no varejo: as práticas ambientais e suas implicações na consolidação da marca institucional |
author |
Mendes, Flávia Cristina Martins |
author_facet |
Mendes, Flávia Cristina Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Yanaze, Mitsuru Higuchi |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Flávia Cristina Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Corporate Brand Environmental Practices Marca Institucional Práticas Ambientais Retail Supermarkets Supermercados Sustainability Sustentabilidade Varejo |
topic |
Corporate Brand Environmental Practices Marca Institucional Práticas Ambientais Retail Supermarkets Supermercados Sustainability Sustentabilidade Varejo |
description |
Esta dissertação de mestrado procurou compreender como a marca institucional de empresas do setor supermercadista brasileiro varejo de alimentos foi impactada pela sustentabilidade, especificamente por práticas ambientais. A pesquisa analisou como as três maiores empresas do setor adaptaram-se às pressões por um varejo mais sustentável e como ocorreu a comunicação institucional do Grupo Pão de Açúcar, do Carrefour Brasil e do Walmart Brasil ao utilizarem as práticas sustentáveis ambientais na construção e consolidação de suas respectivas marcas institucionais. As práticas ambientais verificadas foram classificadas em: comercialização de produtos verdes, gestão de resíduos, construções sustentáveis e preservação do meio ambiente. Devido às alterações no cenário econômico e social do século XX surgiram tendências que pressionaram o sistema capitalista regente para uma gestão socioeconômica mais sustentável. A compreensão das mudanças, suas implicações e consequências na marca institucional das três principais empresas do setor é o objetivo principal desta pesquisa acadêmica. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-01082012-103710/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-01082012-103710/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256582329466880 |