Estrutura de mercado e concorrência no varejo de alimentos: o mercado de consumo integrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Guilherme Fowler de Avila
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12138/tde-30012008-110422/
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar a competição entre supermercados. Contrapondo parte da literatura econômica segundo a qual o crescimento rápido de grandes redes de supermercados gera poder de mercado e redução do número dos demais formatos de lojas, esta dissertação baseia-se no argumento de que a expansão de grandes cadeias varejistas produz conseqüências complexas, podendo resultar na coexistência de uma grande variedade de formatos de negócios. A pesquisa está dividida em duas etapas. Inicialmente são examinadas as relações de concorrência entre hipermercados e supermercados de vizinhança. Evidências para o Município de São Paulo indicam que estes varejistas formam mercados distintos uma vez que preços não estabelecem entre si um equilíbrio de longo prazo. A segunda etapa aprofunda a análise sobre supermercados de vizinhança. Analisa-se o impacto do tamanho sobre a estratégia de precificação das lojas e comparam-se os supermercados vinculados a redes às lojas independentes. Contrariando a crença geral, supermercados independentes estabelecem preços menores em comparação a supermercados de rede. Argumentos que suportam este resultado são então examinados.
id USP_e1056d01cbc368fec2fdeb3a9a203668
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-30012008-110422
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Estrutura de mercado e concorrência no varejo de alimentos: o mercado de consumo integradoMarket structure and competition in food retailing: the market of integrated consumptionAlimentosCompetitionFood retailOrganização industrialSupermarketsSupermercadosVarejoO objetivo desta pesquisa é analisar a competição entre supermercados. Contrapondo parte da literatura econômica segundo a qual o crescimento rápido de grandes redes de supermercados gera poder de mercado e redução do número dos demais formatos de lojas, esta dissertação baseia-se no argumento de que a expansão de grandes cadeias varejistas produz conseqüências complexas, podendo resultar na coexistência de uma grande variedade de formatos de negócios. A pesquisa está dividida em duas etapas. Inicialmente são examinadas as relações de concorrência entre hipermercados e supermercados de vizinhança. Evidências para o Município de São Paulo indicam que estes varejistas formam mercados distintos uma vez que preços não estabelecem entre si um equilíbrio de longo prazo. A segunda etapa aprofunda a análise sobre supermercados de vizinhança. Analisa-se o impacto do tamanho sobre a estratégia de precificação das lojas e comparam-se os supermercados vinculados a redes às lojas independentes. Contrariando a crença geral, supermercados independentes estabelecem preços menores em comparação a supermercados de rede. Argumentos que suportam este resultado são então examinados.This research analyzes the competition among supermarkets. In contrast to part of the economic literature which suggests that the fast growth of supermarket chains gives rise to market power and reduction in the number of other retailing formats, this dissertation is based on the argument that growth of supermarket chains produces complex consequences and can result in the coexistence of a huge variety of retailing formats. The research is divided in two parts. In the first part, the competition between hypermarkets and supermarkets is examined. Evidences for Sao Paulo Municipal district indicate that these retailers form separate markets. Prices do not establish long term equilibrium. The second part is focused on neighborhood supermarkets. It analyzes the impact of size on price strategy and compares chain supermarkets to independent stores. The results differ from the general belief that independent supermarkets establish higher prices in comparison to chain supermarkets. The results are supported through econometric evidence.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFarina, Elizabeth Maria Mercier QueridoMonteiro, Guilherme Fowler de Avila2007-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12138/tde-30012008-110422/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:55Zoai:teses.usp.br:tde-30012008-110422Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estrutura de mercado e concorrência no varejo de alimentos: o mercado de consumo integrado
Market structure and competition in food retailing: the market of integrated consumption
title Estrutura de mercado e concorrência no varejo de alimentos: o mercado de consumo integrado
spellingShingle Estrutura de mercado e concorrência no varejo de alimentos: o mercado de consumo integrado
Monteiro, Guilherme Fowler de Avila
Alimentos
Competition
Food retail
Organização industrial
Supermarkets
Supermercados
Varejo
title_short Estrutura de mercado e concorrência no varejo de alimentos: o mercado de consumo integrado
title_full Estrutura de mercado e concorrência no varejo de alimentos: o mercado de consumo integrado
title_fullStr Estrutura de mercado e concorrência no varejo de alimentos: o mercado de consumo integrado
title_full_unstemmed Estrutura de mercado e concorrência no varejo de alimentos: o mercado de consumo integrado
title_sort Estrutura de mercado e concorrência no varejo de alimentos: o mercado de consumo integrado
author Monteiro, Guilherme Fowler de Avila
author_facet Monteiro, Guilherme Fowler de Avila
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Farina, Elizabeth Maria Mercier Querido
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Guilherme Fowler de Avila
dc.subject.por.fl_str_mv Alimentos
Competition
Food retail
Organização industrial
Supermarkets
Supermercados
Varejo
topic Alimentos
Competition
Food retail
Organização industrial
Supermarkets
Supermercados
Varejo
description O objetivo desta pesquisa é analisar a competição entre supermercados. Contrapondo parte da literatura econômica segundo a qual o crescimento rápido de grandes redes de supermercados gera poder de mercado e redução do número dos demais formatos de lojas, esta dissertação baseia-se no argumento de que a expansão de grandes cadeias varejistas produz conseqüências complexas, podendo resultar na coexistência de uma grande variedade de formatos de negócios. A pesquisa está dividida em duas etapas. Inicialmente são examinadas as relações de concorrência entre hipermercados e supermercados de vizinhança. Evidências para o Município de São Paulo indicam que estes varejistas formam mercados distintos uma vez que preços não estabelecem entre si um equilíbrio de longo prazo. A segunda etapa aprofunda a análise sobre supermercados de vizinhança. Analisa-se o impacto do tamanho sobre a estratégia de precificação das lojas e comparam-se os supermercados vinculados a redes às lojas independentes. Contrariando a crença geral, supermercados independentes estabelecem preços menores em comparação a supermercados de rede. Argumentos que suportam este resultado são então examinados.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12138/tde-30012008-110422/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12138/tde-30012008-110422/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257493058617344