Uma análise dos efeitos da segregação racial sobre a proficiência dos alunos do ensino fundamental brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Roberto Manolio Valladão
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96131/tde-06052010-113523/
Resumo: Pesquisas recentes vêm encontrando que alunos negros têm pior desempenho escolar que alunos brancos em testes cognitivos padronizados. A segregação racial é freqüentemente apontada na literatura internacional como uma das principais responsáveis por essa diferença. Nessa dissertação, foi analisado o efeito da segregação racial escolar no diferencial de proficiência escolar entre alunos brancos e negros do ensino fundamental brasileiro. Nos modelos estimados, mesmo após a utilização de diversos controles, foi encontrada evidência de que onde há maior segregação, os negros tem pior desempenho relativamente aos brancos.
id USP_47d4cc36464c075084c8d2b1ddec8256
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-06052010-113523
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Uma análise dos efeitos da segregação racial sobre a proficiência dos alunos do ensino fundamental brasileiroAn analysis of the racial segregation effects on students test score in the brazilian elementary schoolBlack-white test score gapCaracterísticas familiaresDesempenho escolarDesigualdadeFamily backgroundRaçaRaceRacial segregationSegregação racialPesquisas recentes vêm encontrando que alunos negros têm pior desempenho escolar que alunos brancos em testes cognitivos padronizados. A segregação racial é freqüentemente apontada na literatura internacional como uma das principais responsáveis por essa diferença. Nessa dissertação, foi analisado o efeito da segregação racial escolar no diferencial de proficiência escolar entre alunos brancos e negros do ensino fundamental brasileiro. Nos modelos estimados, mesmo após a utilização de diversos controles, foi encontrada evidência de que onde há maior segregação, os negros tem pior desempenho relativamente aos brancos.Recent research have found that black students have worse schoolar performance than white students in standardized cognitive tests. Racial segregation is frequently pointed out as one of the main factors behind this scenario in international literature. We have studied the effects of racial seggregation on the black-white grade gap in Brazil. In the estimated models, even after the inclusion of several control variables, we have found that where the racial seggregation is higher, the grade differential is higher against black students.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPScorzafave, Luiz Guilherme Dacar da SilvaFlores, Roberto Manolio Valladão2010-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96131/tde-06052010-113523/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:05Zoai:teses.usp.br:tde-06052010-113523Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise dos efeitos da segregação racial sobre a proficiência dos alunos do ensino fundamental brasileiro
An analysis of the racial segregation effects on students test score in the brazilian elementary school
title Uma análise dos efeitos da segregação racial sobre a proficiência dos alunos do ensino fundamental brasileiro
spellingShingle Uma análise dos efeitos da segregação racial sobre a proficiência dos alunos do ensino fundamental brasileiro
Flores, Roberto Manolio Valladão
Black-white test score gap
Características familiares
Desempenho escolar
Desigualdade
Family background
Raça
Race
Racial segregation
Segregação racial
title_short Uma análise dos efeitos da segregação racial sobre a proficiência dos alunos do ensino fundamental brasileiro
title_full Uma análise dos efeitos da segregação racial sobre a proficiência dos alunos do ensino fundamental brasileiro
title_fullStr Uma análise dos efeitos da segregação racial sobre a proficiência dos alunos do ensino fundamental brasileiro
title_full_unstemmed Uma análise dos efeitos da segregação racial sobre a proficiência dos alunos do ensino fundamental brasileiro
title_sort Uma análise dos efeitos da segregação racial sobre a proficiência dos alunos do ensino fundamental brasileiro
author Flores, Roberto Manolio Valladão
author_facet Flores, Roberto Manolio Valladão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Scorzafave, Luiz Guilherme Dacar da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, Roberto Manolio Valladão
dc.subject.por.fl_str_mv Black-white test score gap
Características familiares
Desempenho escolar
Desigualdade
Family background
Raça
Race
Racial segregation
Segregação racial
topic Black-white test score gap
Características familiares
Desempenho escolar
Desigualdade
Family background
Raça
Race
Racial segregation
Segregação racial
description Pesquisas recentes vêm encontrando que alunos negros têm pior desempenho escolar que alunos brancos em testes cognitivos padronizados. A segregação racial é freqüentemente apontada na literatura internacional como uma das principais responsáveis por essa diferença. Nessa dissertação, foi analisado o efeito da segregação racial escolar no diferencial de proficiência escolar entre alunos brancos e negros do ensino fundamental brasileiro. Nos modelos estimados, mesmo após a utilização de diversos controles, foi encontrada evidência de que onde há maior segregação, os negros tem pior desempenho relativamente aos brancos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96131/tde-06052010-113523/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96131/tde-06052010-113523/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090441731112960