Estudo sobre instalação de um turbocompressor em automóvel nacional: análise de projeto e análise de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Danillo Gabriel Nakano
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.3.2007.tde-29032023-150201
Resumo: Com o estudo sobre a instalação de um turbocompressor em automóvel nacional, se objetivaram a análise do status atual da indústria nesta área, os resultados que são possíveis obter com este sistema além do estudo de um caso em particular, de forma a elucidar esta obra. No caso apresentado obteve-se ganhos de potência da ordem de 60% a 80% em relação ao inicial, atingindo uma aceleração de 0-100 km/h em menos de 8s, confirmando dados simulados. Portanto com os dados obtidos se conclui que é possível a instalação de um sistema com turbocompressor para obtenção de aumento de potência em automóvel nacional, com as devidas adaptações do sistema. Importante notar que ocorrem perdas na durabilidade do sistema como um todo, aumento no consumo de combustível, conforme existe uma maior entrega de potência.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Estudo sobre instalação de um turbocompressor em automóvel nacional: análise de projeto e análise de caso Untitled in english 2007-07-10Marcos de Mattos PimentaMarco Antonio ColosioFrancisco Emilio Baccaro NigroDanillo Gabriel NakanoUniversidade de São PauloMestrado Profissionalizante em Engenharia AutomotivaUSPBR Indústria automobilística Internal combustion engine Motores de combustão interna Power increase Turbine Turbocharger Turbomotores Veículos automotores Com o estudo sobre a instalação de um turbocompressor em automóvel nacional, se objetivaram a análise do status atual da indústria nesta área, os resultados que são possíveis obter com este sistema além do estudo de um caso em particular, de forma a elucidar esta obra. No caso apresentado obteve-se ganhos de potência da ordem de 60% a 80% em relação ao inicial, atingindo uma aceleração de 0-100 km/h em menos de 8s, confirmando dados simulados. Portanto com os dados obtidos se conclui que é possível a instalação de um sistema com turbocompressor para obtenção de aumento de potência em automóvel nacional, com as devidas adaptações do sistema. Importante notar que ocorrem perdas na durabilidade do sistema como um todo, aumento no consumo de combustível, conforme existe uma maior entrega de potência. This study, about installing a turbocharger in a Brazilian built automobile, has the objective of analyzing the actual status of this industry sector. The results using this system are presented, and include the study of a particular case, in order to illustrate this work. In this case, it was obtained a power gain in order of 60% to 80% comparing with the initial, reaching acceleration from 0-100 km/h (near 0-62 mph) below 8s, confirming the simulated data. In this way with the acquired data it is shown that it is possible to install a turbocharger system to achieve an increase in power of a Brazilian automobile, with the necessaries adaptations at the system. It is important to notice that there are losses in durability of the whole system, increase at fuel mileage, as well as there is a higher power delivery. https://doi.org/10.11606/D.3.2007.tde-29032023-150201info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T20:22:47Zoai:teses.usp.br:tde-29032023-150201Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T13:28:34.014225Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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