A representação das Festas de São João pela arte naïf no olhar de Prazeres, Djanira e Silva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toneto, Livia Cristina
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-10122019-164402/
Resumo: A pesquisa em questão pretende abarcar o universo das festas juninas, em especial as festas de São João, enquanto festas típicas presentes no ciclo junino no Brasil, e um dos símbolos de identidade cultural de nosso país. A partir das festas juninas trazidas pelos imigrantes Portugueses e sua re-apropriação por conta da conjuntura brasileira, apresentamos nosso problema de pesquisa: Como pintores brasileiros sem acesso a formação clássica das artes plásticas e classificados como artistas naïfs, em meio a sua ingenuidade, imprimiram técnica e estética ao retratar as festas de São João? Nosso objetivo geral é investigar as representações das festas de São João pelas técnicas de arte naïf na narrativa de três pintores: Heitor do Prazeres, Djanira da Mota e Silva e José Antônio da Silva, enquanto artistas que retrataram práticas culturais da sociedade brasileira e as valorizaram dentro do contexto das artes plásticas no Brasil. Já os objetivos específicos do trabalho são: a- apresentar e discutir alguns conceitos sobre festa e sua relação com a sociedade ocidental, em especial com o contexto da religiosidade das questões sagradas impostas pela Igreja ao longo dos séculos, e os ajustes das condutas do dia-a-dia das festas aos modos e valores religiosos; b- entender como as festas juninas, e em especial as festas de São João, se desenvolveram no Brasil identificando as suas influências e modificações perante a sociedade brasileira delimitando os elementos que constituem tais festejos; e c- conceituar a arte naïf enquanto um classificação das artes plásticas, delimitando a origem deste termo, suas características e presença no Brasil. Como procedimento metodológico trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa que utilizará a técnica da iconografia. A observação em questão será aplicada aos quadros selecionados com a temática festa de São João dos pintores Heitor dos Prazeres, Djanira da Mota e Silva e José Antônio da Silva. Assim, os resultados foram analisados mediante a interpretação dos dados coletados nas observações dos quadros e sua correlação com o referencial teórico elencado para o desenvolvimento do trabalho. Estes dados foram comparados com as categorias teóricas de análise estabelecidas para a pesquisa: Estética, Cultura, Festas e Cidade. Como considerações finais entendemos que a arte naïf ainda nos dias de hoje é classificada como uma arte menor, uma arte produzida por pessoas desqualificadas justamente por não terem sido frutos da academia, do conhecimento formal e estandartizado. Descobrir Heitor dos Prazeres, Djanira da Mota e Silva e Joé Antônio da Silva não foi uma tarefa das mais fáceis, primeiro por conta da necessária desconstrução de tantos conceitos acerca da ingenuidade da arte como pintam. Elas permearam nossos pensamentos e nortearam nosso olhar e nublaram por um tempo a nossa visão, mas isso ocorreu até o ponto em que descortinamos a janela, permitimos que a claridade da luz de fora entrasse no ambiente e o transformasse em outro lugar. À medida em que os conceitos e as teorias sobre arte naïf passaram a fincar posição, a desvendar saberes diferentes daqueles que outrora estiveram a frente, novas percepções afloraram e o fundamento mudou, então pudemos constatar que este tipo de arte merece o mesmo nível de importância quanto os da arte erudita, pois nela pode-se encontrar organização, técnica, narrativas e dedicação à arte.
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spelling A representação das Festas de São João pela arte naïf no olhar de Prazeres, Djanira e SilvaThe representation of the festival of São João by Art Naïf in the view of Prazeres, Djanira and SilvaAestheticsArte NaïfCultura popularEstéticaFestas de São JoãoFestivals of Saint JohnHistória da arteHistory of artNaïve artPopular cultureA pesquisa em questão pretende abarcar o universo das festas juninas, em especial as festas de São João, enquanto festas típicas presentes no ciclo junino no Brasil, e um dos símbolos de identidade cultural de nosso país. A partir das festas juninas trazidas pelos imigrantes Portugueses e sua re-apropriação por conta da conjuntura brasileira, apresentamos nosso problema de pesquisa: Como pintores brasileiros sem acesso a formação clássica das artes plásticas e classificados como artistas naïfs, em meio a sua ingenuidade, imprimiram técnica e estética ao retratar as festas de São João? Nosso objetivo geral é investigar as representações das festas de São João pelas técnicas de arte naïf na narrativa de três pintores: Heitor do Prazeres, Djanira da Mota e Silva e José Antônio da Silva, enquanto artistas que retrataram práticas culturais da sociedade brasileira e as valorizaram dentro do contexto das artes plásticas no Brasil. Já os objetivos específicos do trabalho são: a- apresentar e discutir alguns conceitos sobre festa e sua relação com a sociedade ocidental, em especial com o contexto da religiosidade das questões sagradas impostas pela Igreja ao longo dos séculos, e os ajustes das condutas do dia-a-dia das festas aos modos e valores religiosos; b- entender como as festas juninas, e em especial as festas de São João, se desenvolveram no Brasil identificando as suas influências e modificações perante a sociedade brasileira delimitando os elementos que constituem tais festejos; e c- conceituar a arte naïf enquanto um classificação das artes plásticas, delimitando a origem deste termo, suas características e presença no Brasil. Como procedimento metodológico trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa que utilizará a técnica da iconografia. A observação em questão será aplicada aos quadros selecionados com a temática festa de São João dos pintores Heitor dos Prazeres, Djanira da Mota e Silva e José Antônio da Silva. Assim, os resultados foram analisados mediante a interpretação dos dados coletados nas observações dos quadros e sua correlação com o referencial teórico elencado para o desenvolvimento do trabalho. Estes dados foram comparados com as categorias teóricas de análise estabelecidas para a pesquisa: Estética, Cultura, Festas e Cidade. Como considerações finais entendemos que a arte naïf ainda nos dias de hoje é classificada como uma arte menor, uma arte produzida por pessoas desqualificadas justamente por não terem sido frutos da academia, do conhecimento formal e estandartizado. Descobrir Heitor dos Prazeres, Djanira da Mota e Silva e Joé Antônio da Silva não foi uma tarefa das mais fáceis, primeiro por conta da necessária desconstrução de tantos conceitos acerca da ingenuidade da arte como pintam. Elas permearam nossos pensamentos e nortearam nosso olhar e nublaram por um tempo a nossa visão, mas isso ocorreu até o ponto em que descortinamos a janela, permitimos que a claridade da luz de fora entrasse no ambiente e o transformasse em outro lugar. À medida em que os conceitos e as teorias sobre arte naïf passaram a fincar posição, a desvendar saberes diferentes daqueles que outrora estiveram a frente, novas percepções afloraram e o fundamento mudou, então pudemos constatar que este tipo de arte merece o mesmo nível de importância quanto os da arte erudita, pois nela pode-se encontrar organização, técnica, narrativas e dedicação à arte.The research in question is intended to cover the universe of the June festivals, especially the feasts of St. John, as typical feasts present in the June cycle in Brazil, and one of the symbols of cultural identity of our country. From the junin parties brought by the Portuguese immigrants and their re-appropriation by the Brazilian conjuncture, we present our research problem: As Brazilian painters without access to the classic formation of the plastic arts and classified as naïf artists, in the midst of their \'naivete\', they printed His main objective is to investigate the representations of the feasts of St. John by the techniques of naïf art in the narrative of three painters: Heitor do Prazeres, Djanira da Mota e Silva and José Antônio da Silva, as artists who portrayed cultural practices of Brazilian society and valued them within the context of plastic arts in Brazil. The specific objectives of the work are: a- to present and discuss some concepts about feast and its relation with Western society, especially with the context of the religiosity of the sacred issues imposed by the Church over the centuries, and the adjustments of day-to-day behavior of parties to religious modes and values; b- to understand how the June festivals, and especially the feasts of St. John, developed in Brazil, identifying their influences and modifications before the Brazilian society, delimiting the elements that constitute such festivities; and c- to conceptualize naïve art, as a classification of the plastic arts, identifying the origin of this term, its characteristics and its presence in Brazil. As a methodological procedure, it is a qualitative research that will use the technique of iconography. The observation in question will be applied to the selected paintings with the thematic feast of Saint John of the painters Heitor of the Pleasures, Djanira da Mota e Silva and José Antônio da Silva. Thus, the results were analyzed through the interpretation of the data collected in the observations of the tables and their correlation with the theoretical reference for the development of the work. These data will be compared with the theoretical categories of analysis established for the research, such as Aesthetics, Culture, Festivals and City. As final considerations we understand that naïve art still today is classified as a minor art, an art produced by people disqualified precisely because they were not fruits of the academy, formal and standardized knowledge. Discovering Heitor dos Prazeres, Djanira da Mota e Silva and Joé Antônio da Silva was not an easy task. First, because of the necessary deconstruction of so many concepts about the ingenuity of art as they paint. They permeated our thoughts and guided our gaze, clouded our vision for a while. But this occurred to the point where we uncovered the window, allowed the light from outside to enter the room and transform it into another place. As concepts and theories of naïve art began to unfold, to unveil different knowledges from those who once were ahead, new perceptions surfaced and the foundation changed, and we could see that this kind of art deserves the same level of importance as those of erudite art.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLeite, Edson RobertoToneto, Livia Cristina2019-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-10122019-164402/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-12-10T21:50:02Zoai:teses.usp.br:tde-10122019-164402Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-12-10T21:50:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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