Diálogos entre educação e antropologia na ABA e na Anped: espaços educativos e territórios identitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos, Simony Cristina Teixeira dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03102019-163118/
Resumo: Esta pesquisa, intitulada Diálogos entre Antropologia e Educaçãona ABA e na Anped: espaços educativos e territórios identitários, é fruto do nosso interesse pelas relações, conexões, intersecções e disputas entre dois campos do conhecimento: a antropologia e a educação. Assim sendo, tem como objetivo traçar os caminhos dos debates entre a antropologia e a educação presentes nos trabalhos apresentados nos encontros da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), no período compreendido entre 1995 e 2015. Com base no tripé foucaultiano do saber, poder e verdade, o estudo apresenta os temas e maiores discussões dos papers selecionados nos anais de tais eventos, buscando identificar discursos e disputas discursivas. Em outras palavras, de que forma os objetos de pesquisa caros à antropologia e à educação têm se cruzado, medido forças e circulado na seara da atual problemática educacional. Para realizar tal tarefa, dentro do recorte apresentado, foram mobilizadas todas as mesas que versaram sobre educação nos registros dos anais da ABA e na Anped, todas as mesas que trouxeram temas caros à antropologia como educação indígena, educação rural/agrária, diversidade sexual e de gênero, questões étnicas, além de mesas que mobilizassem as ciências sociais, explicitamente. A partir desse levantamento, foram traçados três eixos de análise, a saber: 1) Quais espaços educacionais (formais ou não) suscitam problemas para a educação e para a antropologia; 2) A construção da alteridade nos papers apresentados; e 3) Como as pesquisas com perspectivas culturais indicam uma nova proposta de educação formal.Assim, nos propusemos a mapear por quais caminhos esses entrecruzamentos se dão em nosso arquivo. E acreditamosser nossa contribuição aos estudos educacionais em relação à cultura e à antropologia, a identificação do enunciado recorrente em nosso acervo: a intersecção constante entre a escola e a diferença.
id USP_485fa17c31da28838132baf40b99380a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-03102019-163118
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Diálogos entre educação e antropologia na ABA e na Anped: espaços educativos e territórios identitáriosDialogues between anthropology and education at ABA and Anped: educational spaces and identitarian territoriesABAABAAnpedAnpedAnthropology and educationAntropologia e educaçãoPoder-saberPower-knowledgeTruthVerdadeEsta pesquisa, intitulada Diálogos entre Antropologia e Educaçãona ABA e na Anped: espaços educativos e territórios identitários, é fruto do nosso interesse pelas relações, conexões, intersecções e disputas entre dois campos do conhecimento: a antropologia e a educação. Assim sendo, tem como objetivo traçar os caminhos dos debates entre a antropologia e a educação presentes nos trabalhos apresentados nos encontros da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), no período compreendido entre 1995 e 2015. Com base no tripé foucaultiano do saber, poder e verdade, o estudo apresenta os temas e maiores discussões dos papers selecionados nos anais de tais eventos, buscando identificar discursos e disputas discursivas. Em outras palavras, de que forma os objetos de pesquisa caros à antropologia e à educação têm se cruzado, medido forças e circulado na seara da atual problemática educacional. Para realizar tal tarefa, dentro do recorte apresentado, foram mobilizadas todas as mesas que versaram sobre educação nos registros dos anais da ABA e na Anped, todas as mesas que trouxeram temas caros à antropologia como educação indígena, educação rural/agrária, diversidade sexual e de gênero, questões étnicas, além de mesas que mobilizassem as ciências sociais, explicitamente. A partir desse levantamento, foram traçados três eixos de análise, a saber: 1) Quais espaços educacionais (formais ou não) suscitam problemas para a educação e para a antropologia; 2) A construção da alteridade nos papers apresentados; e 3) Como as pesquisas com perspectivas culturais indicam uma nova proposta de educação formal.Assim, nos propusemos a mapear por quais caminhos esses entrecruzamentos se dão em nosso arquivo. E acreditamosser nossa contribuição aos estudos educacionais em relação à cultura e à antropologia, a identificação do enunciado recorrente em nosso acervo: a intersecção constante entre a escola e a diferença.This dissertation, entitled Dialogues between Anthropology and Education at ABA and Anped: educational spaces and identitarian territories, is the fruit of our interests on relations, connections, intersections and disputes between two fields of knowledge: Anthropology and Education. Thus, this research aims to trace paths of anthropology with education debates in the papers presented at the meetings of the Brazilian Association of Anthropology (ABA) and the National Association of Postgraduate and Research in Education (Anped), from 1995 to 2015. Based on the foucaultian tripod: knowledge, power and truth, this dissertation shows the themes and major discussions of the papers selected from the annals records, seeking to identify discourses and discursive disputes. In other words, how the research objects that are important to anthropology and education have been intersected, measured, and circulated in the current educational scenario. In order to carry out this task, all the presenting tables which dealt with education in the records of ABA and Anped\'s annals were mobilized, all the tables that brought significant subjects to anthropology (such as indigenous education, rural / agrarian education, sexual and gender diversity, ethnic issues, among others), as well as tables that explicitly mobilized social sciences. Through this research, three analysis axles were drawn: 1. Which educational spaces (formal or otherwise) raise problems for education and for anthropology; 2. The construction of alterity in the papers presented and 3. How research with cultural perspectives indicates a new proposal of formal education. Thus, we set out to map by which paths these crisscrosses occur in our archive. And we believe that it is our contribution to educational studies in relation to culture, and to anthropology, the identification of the most repeated statement in our collection: the constant intersection between school and difference.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRibeiro, Cintya ReginaAnjos, Simony Cristina Teixeira dos2019-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03102019-163118/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-11-08T20:32:12Zoai:teses.usp.br:tde-03102019-163118Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-11-08T20:32:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos entre educação e antropologia na ABA e na Anped: espaços educativos e territórios identitários
Dialogues between anthropology and education at ABA and Anped: educational spaces and identitarian territories
title Diálogos entre educação e antropologia na ABA e na Anped: espaços educativos e territórios identitários
spellingShingle Diálogos entre educação e antropologia na ABA e na Anped: espaços educativos e territórios identitários
Anjos, Simony Cristina Teixeira dos
ABA
ABA
Anped
Anped
Anthropology and education
Antropologia e educação
Poder-saber
Power-knowledge
Truth
Verdade
title_short Diálogos entre educação e antropologia na ABA e na Anped: espaços educativos e territórios identitários
title_full Diálogos entre educação e antropologia na ABA e na Anped: espaços educativos e territórios identitários
title_fullStr Diálogos entre educação e antropologia na ABA e na Anped: espaços educativos e territórios identitários
title_full_unstemmed Diálogos entre educação e antropologia na ABA e na Anped: espaços educativos e territórios identitários
title_sort Diálogos entre educação e antropologia na ABA e na Anped: espaços educativos e territórios identitários
author Anjos, Simony Cristina Teixeira dos
author_facet Anjos, Simony Cristina Teixeira dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Cintya Regina
dc.contributor.author.fl_str_mv Anjos, Simony Cristina Teixeira dos
dc.subject.por.fl_str_mv ABA
ABA
Anped
Anped
Anthropology and education
Antropologia e educação
Poder-saber
Power-knowledge
Truth
Verdade
topic ABA
ABA
Anped
Anped
Anthropology and education
Antropologia e educação
Poder-saber
Power-knowledge
Truth
Verdade
description Esta pesquisa, intitulada Diálogos entre Antropologia e Educaçãona ABA e na Anped: espaços educativos e territórios identitários, é fruto do nosso interesse pelas relações, conexões, intersecções e disputas entre dois campos do conhecimento: a antropologia e a educação. Assim sendo, tem como objetivo traçar os caminhos dos debates entre a antropologia e a educação presentes nos trabalhos apresentados nos encontros da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), no período compreendido entre 1995 e 2015. Com base no tripé foucaultiano do saber, poder e verdade, o estudo apresenta os temas e maiores discussões dos papers selecionados nos anais de tais eventos, buscando identificar discursos e disputas discursivas. Em outras palavras, de que forma os objetos de pesquisa caros à antropologia e à educação têm se cruzado, medido forças e circulado na seara da atual problemática educacional. Para realizar tal tarefa, dentro do recorte apresentado, foram mobilizadas todas as mesas que versaram sobre educação nos registros dos anais da ABA e na Anped, todas as mesas que trouxeram temas caros à antropologia como educação indígena, educação rural/agrária, diversidade sexual e de gênero, questões étnicas, além de mesas que mobilizassem as ciências sociais, explicitamente. A partir desse levantamento, foram traçados três eixos de análise, a saber: 1) Quais espaços educacionais (formais ou não) suscitam problemas para a educação e para a antropologia; 2) A construção da alteridade nos papers apresentados; e 3) Como as pesquisas com perspectivas culturais indicam uma nova proposta de educação formal.Assim, nos propusemos a mapear por quais caminhos esses entrecruzamentos se dão em nosso arquivo. E acreditamosser nossa contribuição aos estudos educacionais em relação à cultura e à antropologia, a identificação do enunciado recorrente em nosso acervo: a intersecção constante entre a escola e a diferença.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03102019-163118/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03102019-163118/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256701032464384