Gt 12 da anped: conceito de interculturalidade e decolonialidade / Anped wg 12: concept of interculturality and decoloniality
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43030 |
Resumo: | Este texto pauta-se na análise dos trabalhos completos publicados nas três últimas reuniões nacionais da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd, especificamente no Grupo de Trabalho - GT - que aborda o Currículo, denominado GT-12. A pesquisa tem como objetivo geral analisar o conceito de interculturalidade e decolonialidade presentes nos trabalhos publicados no referido GT. Foi utilizado o recorte temporal das três últimas reuniões, pois foi a partir de 2013 que as reuniões nacionais passaram a ser bianuais, momento histórico para a Associação. Todos os trabalhos dentro do GT 12 estão com maior ou menor ênfase discutindo o currículo escolar, mas nosso foco foi identificar os trabalhos que trazem o conceito de interculturalidade e decolonialidade, sendo que localizamos o total de seis trabalhos que apresentaram esses conceitos no decorrer do texto. Alguns autores utilizam o termo multiculturalismo, mas ele expressa o mesmo sentido que compreendemos a interculturalidade, isto é, a valorização das diferenças e o questionamento das formas de poder que historicamente se articulam com a hierarquização e inferiorização de alguns grupos cultuais. Os autores descrevem as potencialidades de uma educação intercultural e decolonial, entendendo que se apresentam como possibilidade de construção de outros currículos nos quais as diferentes expressões culturais contribuam para produzir rupturas no processo de homogeneização. |
id |
VERACRUZ-0_0b9f4c9175aa190b1cbeb24462eca442 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43030 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Gt 12 da anped: conceito de interculturalidade e decolonialidade / Anped wg 12: concept of interculturality and decolonialityANPEDcurrículointercultutalidadedecolonialidade.Este texto pauta-se na análise dos trabalhos completos publicados nas três últimas reuniões nacionais da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd, especificamente no Grupo de Trabalho - GT - que aborda o Currículo, denominado GT-12. A pesquisa tem como objetivo geral analisar o conceito de interculturalidade e decolonialidade presentes nos trabalhos publicados no referido GT. Foi utilizado o recorte temporal das três últimas reuniões, pois foi a partir de 2013 que as reuniões nacionais passaram a ser bianuais, momento histórico para a Associação. Todos os trabalhos dentro do GT 12 estão com maior ou menor ênfase discutindo o currículo escolar, mas nosso foco foi identificar os trabalhos que trazem o conceito de interculturalidade e decolonialidade, sendo que localizamos o total de seis trabalhos que apresentaram esses conceitos no decorrer do texto. Alguns autores utilizam o termo multiculturalismo, mas ele expressa o mesmo sentido que compreendemos a interculturalidade, isto é, a valorização das diferenças e o questionamento das formas de poder que historicamente se articulam com a hierarquização e inferiorização de alguns grupos cultuais. Os autores descrevem as potencialidades de uma educação intercultural e decolonial, entendendo que se apresentam como possibilidade de construção de outros currículos nos quais as diferentes expressões culturais contribuam para produzir rupturas no processo de homogeneização.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4303010.34117/bjdv8n1-372Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 5531-5539Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 5531-5539Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 5531-55392525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43030/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessUntem, Henrique RezendeFrancelino, Juliana CamposRamos, Tuany Inoue Pontalti2022-04-28T19:26:49Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43030Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:10.766306Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gt 12 da anped: conceito de interculturalidade e decolonialidade / Anped wg 12: concept of interculturality and decoloniality |
title |
Gt 12 da anped: conceito de interculturalidade e decolonialidade / Anped wg 12: concept of interculturality and decoloniality |
spellingShingle |
Gt 12 da anped: conceito de interculturalidade e decolonialidade / Anped wg 12: concept of interculturality and decoloniality Untem, Henrique Rezende ANPED currículo intercultutalidade decolonialidade. |
title_short |
Gt 12 da anped: conceito de interculturalidade e decolonialidade / Anped wg 12: concept of interculturality and decoloniality |
title_full |
Gt 12 da anped: conceito de interculturalidade e decolonialidade / Anped wg 12: concept of interculturality and decoloniality |
title_fullStr |
Gt 12 da anped: conceito de interculturalidade e decolonialidade / Anped wg 12: concept of interculturality and decoloniality |
title_full_unstemmed |
Gt 12 da anped: conceito de interculturalidade e decolonialidade / Anped wg 12: concept of interculturality and decoloniality |
title_sort |
Gt 12 da anped: conceito de interculturalidade e decolonialidade / Anped wg 12: concept of interculturality and decoloniality |
author |
Untem, Henrique Rezende |
author_facet |
Untem, Henrique Rezende Francelino, Juliana Campos Ramos, Tuany Inoue Pontalti |
author_role |
author |
author2 |
Francelino, Juliana Campos Ramos, Tuany Inoue Pontalti |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Untem, Henrique Rezende Francelino, Juliana Campos Ramos, Tuany Inoue Pontalti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ANPED currículo intercultutalidade decolonialidade. |
topic |
ANPED currículo intercultutalidade decolonialidade. |
description |
Este texto pauta-se na análise dos trabalhos completos publicados nas três últimas reuniões nacionais da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd, especificamente no Grupo de Trabalho - GT - que aborda o Currículo, denominado GT-12. A pesquisa tem como objetivo geral analisar o conceito de interculturalidade e decolonialidade presentes nos trabalhos publicados no referido GT. Foi utilizado o recorte temporal das três últimas reuniões, pois foi a partir de 2013 que as reuniões nacionais passaram a ser bianuais, momento histórico para a Associação. Todos os trabalhos dentro do GT 12 estão com maior ou menor ênfase discutindo o currículo escolar, mas nosso foco foi identificar os trabalhos que trazem o conceito de interculturalidade e decolonialidade, sendo que localizamos o total de seis trabalhos que apresentaram esses conceitos no decorrer do texto. Alguns autores utilizam o termo multiculturalismo, mas ele expressa o mesmo sentido que compreendemos a interculturalidade, isto é, a valorização das diferenças e o questionamento das formas de poder que historicamente se articulam com a hierarquização e inferiorização de alguns grupos cultuais. Os autores descrevem as potencialidades de uma educação intercultural e decolonial, entendendo que se apresentam como possibilidade de construção de outros currículos nos quais as diferentes expressões culturais contribuam para produzir rupturas no processo de homogeneização. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43030 10.34117/bjdv8n1-372 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43030 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n1-372 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43030/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 5531-5539 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 5531-5539 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 5531-5539 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645579790581760 |