Gt 12 da anped: conceito de interculturalidade e decolonialidade / Anped wg 12: concept of interculturality and decoloniality

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Untem, Henrique Rezende
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Francelino, Juliana Campos, Ramos, Tuany Inoue Pontalti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43030
Resumo: Este texto pauta-se na análise dos trabalhos completos publicados nas três últimas reuniões nacionais da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd, especificamente no Grupo de Trabalho - GT - que aborda o Currículo, denominado GT-12. A pesquisa tem como objetivo geral analisar o conceito de interculturalidade e decolonialidade presentes nos trabalhos publicados no referido GT. Foi utilizado o recorte temporal das três últimas reuniões, pois foi a partir de 2013 que as reuniões nacionais passaram a ser bianuais, momento histórico para a Associação. Todos os trabalhos dentro do GT 12 estão com maior ou menor ênfase discutindo o currículo escolar, mas nosso foco foi identificar os trabalhos que trazem o conceito de interculturalidade e decolonialidade, sendo que localizamos o total de seis trabalhos que apresentaram esses conceitos no decorrer do texto. Alguns autores utilizam o termo multiculturalismo, mas ele expressa o mesmo sentido que compreendemos a interculturalidade, isto é, a valorização das diferenças e o questionamento das formas de poder que historicamente se articulam com a hierarquização e inferiorização de alguns grupos cultuais. Os autores descrevem as potencialidades de uma educação intercultural e decolonial, entendendo que se apresentam como possibilidade de construção de outros currículos nos quais as diferentes expressões culturais contribuam para produzir rupturas no processo de homogeneização.
id VERACRUZ-0_0b9f4c9175aa190b1cbeb24462eca442
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43030
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Gt 12 da anped: conceito de interculturalidade e decolonialidade / Anped wg 12: concept of interculturality and decolonialityANPEDcurrículointercultutalidadedecolonialidade.Este texto pauta-se na análise dos trabalhos completos publicados nas três últimas reuniões nacionais da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd, especificamente no Grupo de Trabalho - GT - que aborda o Currículo, denominado GT-12. A pesquisa tem como objetivo geral analisar o conceito de interculturalidade e decolonialidade presentes nos trabalhos publicados no referido GT. Foi utilizado o recorte temporal das três últimas reuniões, pois foi a partir de 2013 que as reuniões nacionais passaram a ser bianuais, momento histórico para a Associação. Todos os trabalhos dentro do GT 12 estão com maior ou menor ênfase discutindo o currículo escolar, mas nosso foco foi identificar os trabalhos que trazem o conceito de interculturalidade e decolonialidade, sendo que localizamos o total de seis trabalhos que apresentaram esses conceitos no decorrer do texto. Alguns autores utilizam o termo multiculturalismo, mas ele expressa o mesmo sentido que compreendemos a interculturalidade, isto é, a valorização das diferenças e o questionamento das formas de poder que historicamente se articulam com a hierarquização e inferiorização de alguns grupos cultuais. Os autores descrevem as potencialidades de uma educação intercultural e decolonial, entendendo que se apresentam como possibilidade de construção de outros currículos nos quais as diferentes expressões culturais contribuam para produzir rupturas no processo de homogeneização.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4303010.34117/bjdv8n1-372Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 5531-5539Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 5531-5539Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 5531-55392525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43030/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessUntem, Henrique RezendeFrancelino, Juliana CamposRamos, Tuany Inoue Pontalti2022-04-28T19:26:49Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43030Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:10.766306Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Gt 12 da anped: conceito de interculturalidade e decolonialidade / Anped wg 12: concept of interculturality and decoloniality
title Gt 12 da anped: conceito de interculturalidade e decolonialidade / Anped wg 12: concept of interculturality and decoloniality
spellingShingle Gt 12 da anped: conceito de interculturalidade e decolonialidade / Anped wg 12: concept of interculturality and decoloniality
Untem, Henrique Rezende
ANPED
currículo
intercultutalidade
decolonialidade.
title_short Gt 12 da anped: conceito de interculturalidade e decolonialidade / Anped wg 12: concept of interculturality and decoloniality
title_full Gt 12 da anped: conceito de interculturalidade e decolonialidade / Anped wg 12: concept of interculturality and decoloniality
title_fullStr Gt 12 da anped: conceito de interculturalidade e decolonialidade / Anped wg 12: concept of interculturality and decoloniality
title_full_unstemmed Gt 12 da anped: conceito de interculturalidade e decolonialidade / Anped wg 12: concept of interculturality and decoloniality
title_sort Gt 12 da anped: conceito de interculturalidade e decolonialidade / Anped wg 12: concept of interculturality and decoloniality
author Untem, Henrique Rezende
author_facet Untem, Henrique Rezende
Francelino, Juliana Campos
Ramos, Tuany Inoue Pontalti
author_role author
author2 Francelino, Juliana Campos
Ramos, Tuany Inoue Pontalti
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Untem, Henrique Rezende
Francelino, Juliana Campos
Ramos, Tuany Inoue Pontalti
dc.subject.por.fl_str_mv ANPED
currículo
intercultutalidade
decolonialidade.
topic ANPED
currículo
intercultutalidade
decolonialidade.
description Este texto pauta-se na análise dos trabalhos completos publicados nas três últimas reuniões nacionais da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd, especificamente no Grupo de Trabalho - GT - que aborda o Currículo, denominado GT-12. A pesquisa tem como objetivo geral analisar o conceito de interculturalidade e decolonialidade presentes nos trabalhos publicados no referido GT. Foi utilizado o recorte temporal das três últimas reuniões, pois foi a partir de 2013 que as reuniões nacionais passaram a ser bianuais, momento histórico para a Associação. Todos os trabalhos dentro do GT 12 estão com maior ou menor ênfase discutindo o currículo escolar, mas nosso foco foi identificar os trabalhos que trazem o conceito de interculturalidade e decolonialidade, sendo que localizamos o total de seis trabalhos que apresentaram esses conceitos no decorrer do texto. Alguns autores utilizam o termo multiculturalismo, mas ele expressa o mesmo sentido que compreendemos a interculturalidade, isto é, a valorização das diferenças e o questionamento das formas de poder que historicamente se articulam com a hierarquização e inferiorização de alguns grupos cultuais. Os autores descrevem as potencialidades de uma educação intercultural e decolonial, entendendo que se apresentam como possibilidade de construção de outros currículos nos quais as diferentes expressões culturais contribuam para produzir rupturas no processo de homogeneização.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43030
10.34117/bjdv8n1-372
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43030
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n1-372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43030/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 5531-5539
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 5531-5539
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 5531-5539
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645579790581760