O ensino a distância e a educação: o corpo e a imagem professoral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sacco, Ricardo Dias
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30072010-153550/
Resumo: A formação de professores no Brasil caracteriza-se principalmente por sua constância enquanto promessa. Da lembrança de um aprendizado pleno para poucos passou-se à promessa da expansão do número de vagas. O reconhecimento atual da suposta desqualificação professoral é um caminho para o aprimoramento instrumental de uma nova formação, com vistas a superar uma também suposta falta de qualidade. Nesse sentido, as ciências são convidadas a se imiscuir na política, resultando na prevalência da técnica no estabelecimento dos parâmetros legais de formação, acabando por respaldar a imposição de determinada ideologia aos sujeitos. O que se costuma denominar por ensino a distância, que no Brasil é sinônimo de formação de professores, constitui-se como o protótipo mais bem elaborado dessa associação político-científica. O presente trabalho parte do registro do inconsciente para uma interpretação que facilite a compreensão deste fenômeno como sintoma.
id USP_488820b766ec9518fb748a5d87e316b8
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-30072010-153550
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O ensino a distância e a educação: o corpo e a imagem professoralThe distance learn and the education: the body and the professoral imagedesejodesiredistance learningeducação a distânciaensino a distânciaformação de professoresinconscientepsicanálisepsychoanalysisteachers formationunconsciousA formação de professores no Brasil caracteriza-se principalmente por sua constância enquanto promessa. Da lembrança de um aprendizado pleno para poucos passou-se à promessa da expansão do número de vagas. O reconhecimento atual da suposta desqualificação professoral é um caminho para o aprimoramento instrumental de uma nova formação, com vistas a superar uma também suposta falta de qualidade. Nesse sentido, as ciências são convidadas a se imiscuir na política, resultando na prevalência da técnica no estabelecimento dos parâmetros legais de formação, acabando por respaldar a imposição de determinada ideologia aos sujeitos. O que se costuma denominar por ensino a distância, que no Brasil é sinônimo de formação de professores, constitui-se como o protótipo mais bem elaborado dessa associação político-científica. O presente trabalho parte do registro do inconsciente para uma interpretação que facilite a compreensão deste fenômeno como sintoma.The common thread of teachers education in Brazil, along decades, is its constant state of promise. The memory of learning opportunities for only a few led to the promise of spreading education by increasing teachers training. The current recognition of the supposed lack of professional qualifications promises to capacitate a new formation, in order to overcome the also supposed lack of quality. In this sense, science is invited to meddle with politics, resulting in the prevailing of technique in the establishment of the legal parameters for teachers formation. The outcome is the endorsement, by means of discourse, of the inscription of a certain ideology in the subjects. The so-called distance learning, which in Brazil is synonym with teachers formation, is the most elaborated prototype of this political-scientific association. Having the concept of unconscious as a starting point, this paper aims to give an interpretation that facilitates better understanding of this phenomenon as a symptomBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLajonquière, Leandro deSacco, Ricardo Dias2010-03-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30072010-153550/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:08Zoai:teses.usp.br:tde-30072010-153550Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino a distância e a educação: o corpo e a imagem professoral
The distance learn and the education: the body and the professoral image
title O ensino a distância e a educação: o corpo e a imagem professoral
spellingShingle O ensino a distância e a educação: o corpo e a imagem professoral
Sacco, Ricardo Dias
desejo
desire
distance learning
educação a distância
ensino a distância
formação de professores
inconsciente
psicanálise
psychoanalysis
teachers formation
unconscious
title_short O ensino a distância e a educação: o corpo e a imagem professoral
title_full O ensino a distância e a educação: o corpo e a imagem professoral
title_fullStr O ensino a distância e a educação: o corpo e a imagem professoral
title_full_unstemmed O ensino a distância e a educação: o corpo e a imagem professoral
title_sort O ensino a distância e a educação: o corpo e a imagem professoral
author Sacco, Ricardo Dias
author_facet Sacco, Ricardo Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lajonquière, Leandro de
dc.contributor.author.fl_str_mv Sacco, Ricardo Dias
dc.subject.por.fl_str_mv desejo
desire
distance learning
educação a distância
ensino a distância
formação de professores
inconsciente
psicanálise
psychoanalysis
teachers formation
unconscious
topic desejo
desire
distance learning
educação a distância
ensino a distância
formação de professores
inconsciente
psicanálise
psychoanalysis
teachers formation
unconscious
description A formação de professores no Brasil caracteriza-se principalmente por sua constância enquanto promessa. Da lembrança de um aprendizado pleno para poucos passou-se à promessa da expansão do número de vagas. O reconhecimento atual da suposta desqualificação professoral é um caminho para o aprimoramento instrumental de uma nova formação, com vistas a superar uma também suposta falta de qualidade. Nesse sentido, as ciências são convidadas a se imiscuir na política, resultando na prevalência da técnica no estabelecimento dos parâmetros legais de formação, acabando por respaldar a imposição de determinada ideologia aos sujeitos. O que se costuma denominar por ensino a distância, que no Brasil é sinônimo de formação de professores, constitui-se como o protótipo mais bem elaborado dessa associação político-científica. O presente trabalho parte do registro do inconsciente para uma interpretação que facilite a compreensão deste fenômeno como sintoma.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30072010-153550/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30072010-153550/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091202700541952