Algumas atividades dinâmicas aplicadas ao segundo e terceiro ano do Ensino Médio em uma Escola Estadual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lucas Decaro dos Santos da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-24012023-164908/
Resumo: Este trabalho tem como objetivo estudar as aplicações de atividades dinâmicas, desenhadas no PowerPoint, sobre os seguintes temas: Triângulo de Pascal e Binômio de Newton, para o segundo ano, e medidas de tendência central e dispersão, para o terceiro ano do Ensino Médio. O entendimento do Triângulo de Pascal e suas propriedades serve como ferramenta para a compreensão de outros tópicos importantes na formação dos estudantes, como o Binômio de Newton e o cálculo de probabilidades, daí o interesse de encontrar meios e ferramentas para o ensino deste conteúdo. (Silva 2020) A compreensão das medidas de tendência central é importante, pois existem diversas informações no cotidiano que são resumidas em um único dado. Já na parte das medidas de dispersão, além de indicar se os dados são homogêneos, também, mostra se a medida de tendência central escolhida representa bem os conjuntos de dados que estão sendo trabalhados. As atividades foram aplicadas para cento e quinze estudantes, de quatro turmas do segundo ano, e, noventa estudantes, de três turmas do terceiro ano, ambas do Ensino Médio proveniente de uma escola estadual do município de Osasco. Apresentamos um estudo estatístico descritivo dos resultados e aplicamos o método de clusters, que nos permitem avaliar e identificar as principais dificuldades dos estudantes.(Silva 2020)
id USP_494c7d626f066d0cf3dab72e40a3a43f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-24012023-164908
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Algumas atividades dinâmicas aplicadas ao segundo e terceiro ano do Ensino Médio em uma Escola EstadualSome dynamic activities applied to the second and third year of high school in a state schoolAtividades dinâmicasBinômio de NewtonClusterClustersDescriptive statisticsDynamic activitiesEstatística descritivaNewton's binomialPascal's triangleTechnologyTecnologiaTriângulo de PascalEste trabalho tem como objetivo estudar as aplicações de atividades dinâmicas, desenhadas no PowerPoint, sobre os seguintes temas: Triângulo de Pascal e Binômio de Newton, para o segundo ano, e medidas de tendência central e dispersão, para o terceiro ano do Ensino Médio. O entendimento do Triângulo de Pascal e suas propriedades serve como ferramenta para a compreensão de outros tópicos importantes na formação dos estudantes, como o Binômio de Newton e o cálculo de probabilidades, daí o interesse de encontrar meios e ferramentas para o ensino deste conteúdo. (Silva 2020) A compreensão das medidas de tendência central é importante, pois existem diversas informações no cotidiano que são resumidas em um único dado. Já na parte das medidas de dispersão, além de indicar se os dados são homogêneos, também, mostra se a medida de tendência central escolhida representa bem os conjuntos de dados que estão sendo trabalhados. As atividades foram aplicadas para cento e quinze estudantes, de quatro turmas do segundo ano, e, noventa estudantes, de três turmas do terceiro ano, ambas do Ensino Médio proveniente de uma escola estadual do município de Osasco. Apresentamos um estudo estatístico descritivo dos resultados e aplicamos o método de clusters, que nos permitem avaliar e identificar as principais dificuldades dos estudantes.(Silva 2020)This work aims to study the applications of dynamic activities, designed in PowerPoint, on the following topics: Pascal\'s Triangle and Newton\'s Binomial, for the second year, and measures of central tendency and dispersion, for the third year of high school. The understanding of Pascal\'s Triangle and its properties serves as a tool for the understanding of other important topics in the training of students, such as Newton\'s Binomial and the calculation of probabilities, hence the interest in finding means and tools for teaching this content. Their standing of the measures of central tendency is important because there are several pieces of information in everyday life that are summarized in a single data. Already in the part of the measures of dispersion in addition to indicating whether the seisf data are homogeneous, also shows whether the measure of central tendency chosen represents well the sets of data being worked. The activities were applied to one hundred and fifteen students from four classes of the second year, and ninety students from three classes of the third year, both of high school coming from a state school in the city of Osasco. We present a descriptive statistical study of the results and apply the cluster method that allows us to evaluate and identify the main difficulties of the students.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPElian, Silvia NagibSilva, Lucas Decaro dos Santos da2022-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-24012023-164908/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-09T23:21:02Zoai:teses.usp.br:tde-24012023-164908Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-09T23:21:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Algumas atividades dinâmicas aplicadas ao segundo e terceiro ano do Ensino Médio em uma Escola Estadual
Some dynamic activities applied to the second and third year of high school in a state school
title Algumas atividades dinâmicas aplicadas ao segundo e terceiro ano do Ensino Médio em uma Escola Estadual
spellingShingle Algumas atividades dinâmicas aplicadas ao segundo e terceiro ano do Ensino Médio em uma Escola Estadual
Silva, Lucas Decaro dos Santos da
Atividades dinâmicas
Binômio de Newton
Cluster
Clusters
Descriptive statistics
Dynamic activities
Estatística descritiva
Newton's binomial
Pascal's triangle
Technology
Tecnologia
Triângulo de Pascal
title_short Algumas atividades dinâmicas aplicadas ao segundo e terceiro ano do Ensino Médio em uma Escola Estadual
title_full Algumas atividades dinâmicas aplicadas ao segundo e terceiro ano do Ensino Médio em uma Escola Estadual
title_fullStr Algumas atividades dinâmicas aplicadas ao segundo e terceiro ano do Ensino Médio em uma Escola Estadual
title_full_unstemmed Algumas atividades dinâmicas aplicadas ao segundo e terceiro ano do Ensino Médio em uma Escola Estadual
title_sort Algumas atividades dinâmicas aplicadas ao segundo e terceiro ano do Ensino Médio em uma Escola Estadual
author Silva, Lucas Decaro dos Santos da
author_facet Silva, Lucas Decaro dos Santos da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Elian, Silvia Nagib
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lucas Decaro dos Santos da
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades dinâmicas
Binômio de Newton
Cluster
Clusters
Descriptive statistics
Dynamic activities
Estatística descritiva
Newton's binomial
Pascal's triangle
Technology
Tecnologia
Triângulo de Pascal
topic Atividades dinâmicas
Binômio de Newton
Cluster
Clusters
Descriptive statistics
Dynamic activities
Estatística descritiva
Newton's binomial
Pascal's triangle
Technology
Tecnologia
Triângulo de Pascal
description Este trabalho tem como objetivo estudar as aplicações de atividades dinâmicas, desenhadas no PowerPoint, sobre os seguintes temas: Triângulo de Pascal e Binômio de Newton, para o segundo ano, e medidas de tendência central e dispersão, para o terceiro ano do Ensino Médio. O entendimento do Triângulo de Pascal e suas propriedades serve como ferramenta para a compreensão de outros tópicos importantes na formação dos estudantes, como o Binômio de Newton e o cálculo de probabilidades, daí o interesse de encontrar meios e ferramentas para o ensino deste conteúdo. (Silva 2020) A compreensão das medidas de tendência central é importante, pois existem diversas informações no cotidiano que são resumidas em um único dado. Já na parte das medidas de dispersão, além de indicar se os dados são homogêneos, também, mostra se a medida de tendência central escolhida representa bem os conjuntos de dados que estão sendo trabalhados. As atividades foram aplicadas para cento e quinze estudantes, de quatro turmas do segundo ano, e, noventa estudantes, de três turmas do terceiro ano, ambas do Ensino Médio proveniente de uma escola estadual do município de Osasco. Apresentamos um estudo estatístico descritivo dos resultados e aplicamos o método de clusters, que nos permitem avaliar e identificar as principais dificuldades dos estudantes.(Silva 2020)
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-24012023-164908/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-24012023-164908/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091031623270400