Al-jabr: atividades para vivenciar a introdução à álgebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abbas, Youssef Ahmed
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-01092020-145615/
Resumo: O objetivo deste trabalho é estudar e desenvolver atividades de introdução à álgebra que promovam aos alunos vivenciar essa área da matemática de modo a construir um significado. Verificamos de que forma esse tema aparece nos documentos oficiais, bem como teorias que nos ajudaram a desenvolver novas práticas de vivência e ensino. Buscamos conhecer um pouco da história do ensino de matemática no Brasil e da própria álgebra. Isso através do movimento pendular entre álgebra e geometria e da álgebra de Al-Khwarizmi, respectivamente. Através da busca da compreensão do que é a semiótica, observamos que a álgebra é uma das áreas em que os objetos não são diretamente acessíveis ao ser humano e portanto é necessário representa-los para que possamos nos aproximas deles. Em especial, a teoria dos registros de representação semiótica de Raymond Duval, nos forneceu elementos importantes para compreender o que devemos fazer para que o aluno apreenda um conteúdo matemático. E por fim, a compreensão da ideia de matemática como a ciência dos padrões, e a possibilidade de além de identificar uma sequência de padrões, também representá-la de diferentes formas, nos deu elementos para elaborar uma atividade para o 7° Ano onde registramos e vimos que em contato com diferentes objetos e representações, os alunos estiveram mais dispostos, participativos e puderam registrar o seu entendimento do conteúdo de introdução à álgebra.
id USP_495bbc2cd52205899c29d6b27291b66a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-01092020-145615
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Al-jabr: atividades para vivenciar a introdução à álgebraAl-jabr: activities to experience the introduction to algebraAlgebraÁlgebraEnsino de matemáticaMathematics teachingPadrõesPatternsRepresentaçõesRepresentationsO objetivo deste trabalho é estudar e desenvolver atividades de introdução à álgebra que promovam aos alunos vivenciar essa área da matemática de modo a construir um significado. Verificamos de que forma esse tema aparece nos documentos oficiais, bem como teorias que nos ajudaram a desenvolver novas práticas de vivência e ensino. Buscamos conhecer um pouco da história do ensino de matemática no Brasil e da própria álgebra. Isso através do movimento pendular entre álgebra e geometria e da álgebra de Al-Khwarizmi, respectivamente. Através da busca da compreensão do que é a semiótica, observamos que a álgebra é uma das áreas em que os objetos não são diretamente acessíveis ao ser humano e portanto é necessário representa-los para que possamos nos aproximas deles. Em especial, a teoria dos registros de representação semiótica de Raymond Duval, nos forneceu elementos importantes para compreender o que devemos fazer para que o aluno apreenda um conteúdo matemático. E por fim, a compreensão da ideia de matemática como a ciência dos padrões, e a possibilidade de além de identificar uma sequência de padrões, também representá-la de diferentes formas, nos deu elementos para elaborar uma atividade para o 7° Ano onde registramos e vimos que em contato com diferentes objetos e representações, os alunos estiveram mais dispostos, participativos e puderam registrar o seu entendimento do conteúdo de introdução à álgebra.The objective of this work is to study and develop introduction activities to algebra that promote students to experience this area of mathematics in order to build meaning. We verified how this theme appears in the official documents, as well as theories that helped us develop new living and teaching practices. We seek to know about the history of mathematics teaching in Brazil and algebra itself. This is through the pendulum movement between algebra and geometry and Al-Khwarizmi algebra, respectively. Through the search for understanding what semiotics is, we observe that algebra is one of the areas in which objects are not directly accessible to human beings and therefore, it is necessary to represent them so that we can approach them. In particular, Raymond Duval\'s theory of semiotic representation records provided us with important elements to understand what we must do so that the student grasps a mathematical content. And finally, the understanding of the idea of mathematics as the science of patterns and the possibility of not only identifying a sequence of patterns, but also representing it in different ways, gave us elements to elaborate an activity for the 7th year where we registered and saw that in contact with different objects and representations, students were more willing, participative and were able to register their understanding of the introduction to algebra content.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBrolezzi, Antonio CarlosAbbas, Youssef Ahmed2020-05-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-01092020-145615/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-09T20:11:02Zoai:teses.usp.br:tde-01092020-145615Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-09T20:11:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Al-jabr: atividades para vivenciar a introdução à álgebra
Al-jabr: activities to experience the introduction to algebra
title Al-jabr: atividades para vivenciar a introdução à álgebra
spellingShingle Al-jabr: atividades para vivenciar a introdução à álgebra
Abbas, Youssef Ahmed
Algebra
Álgebra
Ensino de matemática
Mathematics teaching
Padrões
Patterns
Representações
Representations
title_short Al-jabr: atividades para vivenciar a introdução à álgebra
title_full Al-jabr: atividades para vivenciar a introdução à álgebra
title_fullStr Al-jabr: atividades para vivenciar a introdução à álgebra
title_full_unstemmed Al-jabr: atividades para vivenciar a introdução à álgebra
title_sort Al-jabr: atividades para vivenciar a introdução à álgebra
author Abbas, Youssef Ahmed
author_facet Abbas, Youssef Ahmed
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brolezzi, Antonio Carlos
dc.contributor.author.fl_str_mv Abbas, Youssef Ahmed
dc.subject.por.fl_str_mv Algebra
Álgebra
Ensino de matemática
Mathematics teaching
Padrões
Patterns
Representações
Representations
topic Algebra
Álgebra
Ensino de matemática
Mathematics teaching
Padrões
Patterns
Representações
Representations
description O objetivo deste trabalho é estudar e desenvolver atividades de introdução à álgebra que promovam aos alunos vivenciar essa área da matemática de modo a construir um significado. Verificamos de que forma esse tema aparece nos documentos oficiais, bem como teorias que nos ajudaram a desenvolver novas práticas de vivência e ensino. Buscamos conhecer um pouco da história do ensino de matemática no Brasil e da própria álgebra. Isso através do movimento pendular entre álgebra e geometria e da álgebra de Al-Khwarizmi, respectivamente. Através da busca da compreensão do que é a semiótica, observamos que a álgebra é uma das áreas em que os objetos não são diretamente acessíveis ao ser humano e portanto é necessário representa-los para que possamos nos aproximas deles. Em especial, a teoria dos registros de representação semiótica de Raymond Duval, nos forneceu elementos importantes para compreender o que devemos fazer para que o aluno apreenda um conteúdo matemático. E por fim, a compreensão da ideia de matemática como a ciência dos padrões, e a possibilidade de além de identificar uma sequência de padrões, também representá-la de diferentes formas, nos deu elementos para elaborar uma atividade para o 7° Ano onde registramos e vimos que em contato com diferentes objetos e representações, os alunos estiveram mais dispostos, participativos e puderam registrar o seu entendimento do conteúdo de introdução à álgebra.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-01092020-145615/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-01092020-145615/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090284353486848