Educomunicação no sertão do São Francisco: o papel do Acervo Dom José Rodrigues de Souza em Juazeiro da Bahia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Francisco de Assis
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-02032021-110238/
Resumo: As múltiplas interfaces sociais da comunicação podem nos levar a caminhos nos quais a educação e a comunicação estão entrelaçadas por meio da educomunicação. É o que identificamos no texto do documento intitulado Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, aprovado, em 2014, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, onde o termo \"educomunicação\" foi inserido. Reconhecendo a singularidade desse fato, nossa pesquisa busca identificar a pré-existência de práticas que tenham levado a Igreja a reconhecer a especificidade do conceito da Educomunicação, adotando-o em um documento que orientará a prática pastoral no âmbito da relação entre comunicação e educação. Limitamos nosso estudo à pré-existência de sinais que identifiquem perspectivas educomunicativas no agir da comunidade católica no sertão do Nordeste, e mais especificamente na Diocese de Juazeiro, às margens do rio São Francisco, na Bahia. Nesta linha de pensamento, o projeto de pesquisa que apresentamos tem como foco a ação de uma das mais reconhecidas lideranças religiosas da recente história da Igreja Católica: o bispo Dom José Rodrigues de Souza, reconhecido, em todo o país, com o título de \"o bispo dos excluídos\". No caso, tomaremos como objeto de estudo as ações comunicativas com intencionalidade educativa presentes em três ações específicas do programa desenvolvido por Dom José, quais sejam: a Política de Educação Popular, o Projeto de Comunicação Social e a construção do Acervo Bibliográfico da Diocese de Juazeiro, hoje denominado como Acervo Dom José Rodrigues de Souza, em poder da Universidade Estadual da Bahia.
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