Elementos de uma poética da ciência: fundamentos teóricos e implicações para o ensino de ciências
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09092010-105921/ |
Resumo: | O objetivo central desta tese é discutir o papel das narrativas no pensamento científico e no ensino de ciências. Partimos de uma revisão histórica das pesquisas em ensino-aprendizagem para mostrar que a dimensão epistemológica do processo de construção do conhecimento se enfraquece em detrimento à compreensão mais profunda dos aspectos semióticos e discursivos das interações em sala de aula. Em seguida, discutimos as atuais pesquisas em argumentação e questionamos se os modelos adotados são suficientes para apreender todas as formas de pensar legítimas da ciência. Principalmente problematizaremos a possibilidade de novos modos de argumentar aparecerem quando enfrentamos situações que envolvem a presença de uma novidade. Para responder esta questão inserimos nosso estudo em um campo de reflexões que pode ser denominado poética da ciência. Na contiuidade tomamos textos originais como fonte de investigação para a compreensão da formação discursiva da ciência. Discutimos os textos O Mensageiro das Estrelas, de Galileu, Experiências Relativas ao Efeito do Conflito Elétrico sobre a Agulha Imantada, de Oersted, e Sobre as Atrações Mútuas entre Condutores Elétricos, de Ampère. Com a análise destes textos, verificamos que o padrão de argumentação se caracteriza linguisticamente como uma narrativa. Tomando em conta esse caráter da ciência, questiona-se qual é o papel das narrativas no pensamento humano. Retomamos os trabalhos de Vigotski e Bruner para caracterizar a narrativa como um modo de organização do real. Essas considerações nos levam a pensar em como isso pode afetar o cotidiano escolar. Nossas reflexões nos indicam que as atividades escritas podem ser fundamentais para a elaboração do pensamento em uma atividade que envolva a imaginação. Na última etapa o estudo se volta a uma escola onde foi realizado um conjunto de atividades de ensino-aprendizagem que envolviam a produção escrita. Dois tipos de gênero textual foram trabalhados, narrativas e cartas. Ao final analisamos as condições de produção de narrativas científicas pelos alunos e discutimos seu papel na aprendizagem de ciências. |
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Elementos de uma poética da ciência: fundamentos teóricos e implicações para o ensino de ciênciasElements of a poetics of science: theoretical foundations and implications for science teaching.creative processesdidática das cênciashistory of sciencehstória da ciênciaimaginaçãoimaginationnarrativas científicasprocessos criativosscience educationscientific narrativesO objetivo central desta tese é discutir o papel das narrativas no pensamento científico e no ensino de ciências. Partimos de uma revisão histórica das pesquisas em ensino-aprendizagem para mostrar que a dimensão epistemológica do processo de construção do conhecimento se enfraquece em detrimento à compreensão mais profunda dos aspectos semióticos e discursivos das interações em sala de aula. Em seguida, discutimos as atuais pesquisas em argumentação e questionamos se os modelos adotados são suficientes para apreender todas as formas de pensar legítimas da ciência. Principalmente problematizaremos a possibilidade de novos modos de argumentar aparecerem quando enfrentamos situações que envolvem a presença de uma novidade. Para responder esta questão inserimos nosso estudo em um campo de reflexões que pode ser denominado poética da ciência. Na contiuidade tomamos textos originais como fonte de investigação para a compreensão da formação discursiva da ciência. Discutimos os textos O Mensageiro das Estrelas, de Galileu, Experiências Relativas ao Efeito do Conflito Elétrico sobre a Agulha Imantada, de Oersted, e Sobre as Atrações Mútuas entre Condutores Elétricos, de Ampère. Com a análise destes textos, verificamos que o padrão de argumentação se caracteriza linguisticamente como uma narrativa. Tomando em conta esse caráter da ciência, questiona-se qual é o papel das narrativas no pensamento humano. Retomamos os trabalhos de Vigotski e Bruner para caracterizar a narrativa como um modo de organização do real. Essas considerações nos levam a pensar em como isso pode afetar o cotidiano escolar. Nossas reflexões nos indicam que as atividades escritas podem ser fundamentais para a elaboração do pensamento em uma atividade que envolva a imaginação. Na última etapa o estudo se volta a uma escola onde foi realizado um conjunto de atividades de ensino-aprendizagem que envolviam a produção escrita. Dois tipos de gênero textual foram trabalhados, narrativas e cartas. Ao final analisamos as condições de produção de narrativas científicas pelos alunos e discutimos seu papel na aprendizagem de ciências.The objective of this thesis is to discuss the role of narrative in scientific thought and science education. We start from a historical review of research on teaching and learning to show that the epistemological dimension of the construction of knowledge rather than weakens the deeper understanding of the semiotic and discursive aspects of the interactions in the classroom. Then we discuss the current research on argumentation and questioning whether the models adopted are sufficient to capture all legitimate ways of thinking of science. Mainly questioning the possibility of new modes of reasoning appear when we face situations that involve the presence of a novelty. To answer this question we insert our study in a field of reflections that can be called poetic science. In contiuidade take original texts as a source of research for understanding the discursive formation of science. We discuss the texts of the Messenger of Stars, Galileo, Experiments on the Effect of conflict on the Electric Needle magnet of Oersted and Attractions On the mutual between conductors Electrical, Ampère. By analyzing these texts, we find that the standard of argumentation is characterized linguistically as a narrative. Taking into account the nature of science, wonders what is the role of narrative in human thought. We resume the work of Vygotsky and Bruner to characterize the narrative as a way of organizing reality. These considerations lead us to think about how this may affect the school routine. Our reflections on the writings indicate that the activities may be critical to the development of thought in an activity that involves the imagination. In the last step the study turns to a school where we performed a set of teaching-learning activities that involved writing production. Two types of genre were worked, narratives and letters. At the end we analyze the conditions of production of scientific narratives by students and discussed its role in learning science.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOliveira, Mauricio Pietrocola Pinto deGurgel, Ivã2010-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09092010-105921/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:11Zoai:teses.usp.br:tde-09092010-105921Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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