Do ensino em linha ao ensino online: perspectivas para a educação online baseada na mediação professor-aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galasso, Bruno José Betti
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-11122013-152402/
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo a educação online, apresentando os principais elementos do ensino online colaborativo, com intuito de problematizar as características de virtualização, interação, colaboração e mediação, que representam fatores essenciais para a compreensão teórica e empírica dessa modalidade de ensino. Nesse contexto, a tese contribui com o debate sobre o tema em seus aspectos teórico-metodológicos, buscando compreender como essa modalidade pode amparar o ensino de maneira adequada e significativa, por meio de discussões acerca das tecnologias utilizadas, bem como às competências necessárias do professor mediador. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a respeito dos elementos essenciais à educação online colaborativa e das teorias de aprendizagem interacionistas associadas a essa modalidade. Em seguida, o trabalho apresenta um estudo de caso, desenvolvido a partir de uma análise estatística de correlação, extraída por meio de um questionário fechado aplicado em estudantes do ensino superior. Além disso, o estudo de caso traz também uma análise qualitativa, pautada nas respostas abertas dos estudantes. Dos resultados desta investigação, o que se pôde abstrair foi que existem algumas premissas fundamentais para o êxito dessa modalidade educacional. Dentre as principais, estão os recursos que o ambiente virtual do curso oferece, bem como a interação e colaboração entre os alunos e o papel desempenhado pelo professor nesse ambiente. Esses elementos constituem o alicerce da educação online, pois é por meio deles que ocorre a ação educativa. Dessa harmonia entre a tecnologia disponível e o papel do professor resulta o grande trunfo da educação online, que é a interação entre os agentes do ensino. Essa forma de organização possibilita a criação de uma comunidade virtual, que tem como base as teorias de aprendizagem interacionistas, fundamentando aspectos essenciais da educação online, como a presença social e a construção coletiva de conhecimento.
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Nesse contexto, a tese contribui com o debate sobre o tema em seus aspectos teórico-metodológicos, buscando compreender como essa modalidade pode amparar o ensino de maneira adequada e significativa, por meio de discussões acerca das tecnologias utilizadas, bem como às competências necessárias do professor mediador. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a respeito dos elementos essenciais à educação online colaborativa e das teorias de aprendizagem interacionistas associadas a essa modalidade. Em seguida, o trabalho apresenta um estudo de caso, desenvolvido a partir de uma análise estatística de correlação, extraída por meio de um questionário fechado aplicado em estudantes do ensino superior. Além disso, o estudo de caso traz também uma análise qualitativa, pautada nas respostas abertas dos estudantes. Dos resultados desta investigação, o que se pôde abstrair foi que existem algumas premissas fundamentais para o êxito dessa modalidade educacional. Dentre as principais, estão os recursos que o ambiente virtual do curso oferece, bem como a interação e colaboração entre os alunos e o papel desempenhado pelo professor nesse ambiente. Esses elementos constituem o alicerce da educação online, pois é por meio deles que ocorre a ação educativa. Dessa harmonia entre a tecnologia disponível e o papel do professor resulta o grande trunfo da educação online, que é a interação entre os agentes do ensino. Essa forma de organização possibilita a criação de uma comunidade virtual, que tem como base as teorias de aprendizagem interacionistas, fundamentando aspectos essenciais da educação online, como a presença social e a construção coletiva de conhecimento.The present paper has as object of study online education, presenting the main elements of collaborative online education, aiming at questioning the characteristics of virtualization, interaction, collaboration and mediation, which represent key factors for theoretical and empirical understanding of this modality of teaching. In this context, this thesis contributes to the debate on the subject in its theoretical and methodological aspects, seeking to understand how this method can support the teaching in an appropriate and significant way, through the discussions on the technologies used, as well as the necessary skills of the teacher mediator. For this, we performed a literature search regarding the elements essential to collaborative online education and theories of interactional learning associated with this modality. Then, the paper presents a case study, developed based on a statistical analysis of correlation, extracted through a closed questionnaire applied to higher education students. Moreover, the case study also brings a qualitative analysis, based on the open-ended responses of the students. Based on the outcomes of this study, we could conclude that there are some basic requirements for the success of this educational modality. Among the main requirements are the resources the virtual education environment offers, as well as the interaction and collaboration between students and the role the teacher plays in this environment. These elements constitute the foundation of online education, because they represent the means for educational action to occur. From this harmony between the available technology and the role of the teacher comes the trump card of online education, which is the interaction between the agents of education. This form of organization allows the creation of a virtual community that is based on the theories of interactional learning, supporting key aspects of online education, such as social presence and collective construction of knowledge.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSouza, Denise Trento Rebello deGalasso, Bruno José Betti2013-10-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-11122013-152402/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:02Zoai:teses.usp.br:tde-11122013-152402Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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