Banana: estudo comparativo das variedades Nanicão e Nanica no litoral do Estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Vladimir Rodrigues
Data de Publicação: 1967
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/0/tde-20231122-093018/
Resumo: No trabalho realizado, o autor estudou o primeiro ciclo de produção, para as variedades de bananeira Nanicão e Nanica no litoral do Estado de São Paulo. Foram efetuados três plantios espaçados entre si de três meses, utilizando-se os dois tipos de muda mais comuns e recomendados. Para avaliação precisa dos resultados seguiu-se o modêlo estatístico de blocos ao acaso com parcelas subdivididas. O número de plantas utilizadas no experimento mostrou-se muito satisfatório. Foi efetuado estudo das condições climáticas no período de observações. As plantas foram observadas periodicamente e seus desenvolvimentos analisados, sob variados aspectos, dentro das fases fisiológicas próprias da bananeira. Entre vários resultados obtidos foram realizados estudos de correlações e regressões. Das conclusões obtidas no trabalho podemos afirmar: que a região estudada possui condições climáticas deficientes em larga faixa do ano para a cultura da bananeira; que as variedades Nanicão e Nanica emitem no primeiro ciclo idêntico número de fôlhas, no mesmo prazo de tempo; que as duas variedades produzem cachos de banana com igual número de pencas na primeira colheita; que as plantas originadas de mudas-rebento produzem mais precocemente quando comparadas às de rizoma; que é possível no ato do plantio das mudas determinar com razoável precisão os meses de colheita; e finalmente, que o vigor inicial das plantas determina a rapidez da primeira produção.
id USP_4a30d70cd141d2ff6080b7d53cd56c2a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20231122-093018
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Banana: estudo comparativo das variedades Nanicão e Nanica no litoral do Estado de São PauloNot availableBANANA NANICABANANA NANICÃOLITORAL PAULISTANo trabalho realizado, o autor estudou o primeiro ciclo de produção, para as variedades de bananeira Nanicão e Nanica no litoral do Estado de São Paulo. Foram efetuados três plantios espaçados entre si de três meses, utilizando-se os dois tipos de muda mais comuns e recomendados. Para avaliação precisa dos resultados seguiu-se o modêlo estatístico de blocos ao acaso com parcelas subdivididas. O número de plantas utilizadas no experimento mostrou-se muito satisfatório. Foi efetuado estudo das condições climáticas no período de observações. As plantas foram observadas periodicamente e seus desenvolvimentos analisados, sob variados aspectos, dentro das fases fisiológicas próprias da bananeira. Entre vários resultados obtidos foram realizados estudos de correlações e regressões. Das conclusões obtidas no trabalho podemos afirmar: que a região estudada possui condições climáticas deficientes em larga faixa do ano para a cultura da bananeira; que as variedades Nanicão e Nanica emitem no primeiro ciclo idêntico número de fôlhas, no mesmo prazo de tempo; que as duas variedades produzem cachos de banana com igual número de pencas na primeira colheita; que as plantas originadas de mudas-rebento produzem mais precocemente quando comparadas às de rizoma; que é possível no ato do plantio das mudas determinar com razoável precisão os meses de colheita; e finalmente, que o vigor inicial das plantas determina a rapidez da primeira produção.Not availableBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP1967-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/0/tde-20231122-093018/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccessSampaio, Vladimir Rodriguespor2024-08-07T14:00:57Zoai:teses.usp.br:tde-20231122-093018Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-07T14:00:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Banana: estudo comparativo das variedades Nanicão e Nanica no litoral do Estado de São Paulo
Not available
title Banana: estudo comparativo das variedades Nanicão e Nanica no litoral do Estado de São Paulo
spellingShingle Banana: estudo comparativo das variedades Nanicão e Nanica no litoral do Estado de São Paulo
Sampaio, Vladimir Rodrigues
BANANA NANICA
BANANA NANICÃO
LITORAL PAULISTA
title_short Banana: estudo comparativo das variedades Nanicão e Nanica no litoral do Estado de São Paulo
title_full Banana: estudo comparativo das variedades Nanicão e Nanica no litoral do Estado de São Paulo
title_fullStr Banana: estudo comparativo das variedades Nanicão e Nanica no litoral do Estado de São Paulo
title_full_unstemmed Banana: estudo comparativo das variedades Nanicão e Nanica no litoral do Estado de São Paulo
title_sort Banana: estudo comparativo das variedades Nanicão e Nanica no litoral do Estado de São Paulo
author Sampaio, Vladimir Rodrigues
author_facet Sampaio, Vladimir Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Vladimir Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv BANANA NANICA
BANANA NANICÃO
LITORAL PAULISTA
topic BANANA NANICA
BANANA NANICÃO
LITORAL PAULISTA
description No trabalho realizado, o autor estudou o primeiro ciclo de produção, para as variedades de bananeira Nanicão e Nanica no litoral do Estado de São Paulo. Foram efetuados três plantios espaçados entre si de três meses, utilizando-se os dois tipos de muda mais comuns e recomendados. Para avaliação precisa dos resultados seguiu-se o modêlo estatístico de blocos ao acaso com parcelas subdivididas. O número de plantas utilizadas no experimento mostrou-se muito satisfatório. Foi efetuado estudo das condições climáticas no período de observações. As plantas foram observadas periodicamente e seus desenvolvimentos analisados, sob variados aspectos, dentro das fases fisiológicas próprias da bananeira. Entre vários resultados obtidos foram realizados estudos de correlações e regressões. Das conclusões obtidas no trabalho podemos afirmar: que a região estudada possui condições climáticas deficientes em larga faixa do ano para a cultura da bananeira; que as variedades Nanicão e Nanica emitem no primeiro ciclo idêntico número de fôlhas, no mesmo prazo de tempo; que as duas variedades produzem cachos de banana com igual número de pencas na primeira colheita; que as plantas originadas de mudas-rebento produzem mais precocemente quando comparadas às de rizoma; que é possível no ato do plantio das mudas determinar com razoável precisão os meses de colheita; e finalmente, que o vigor inicial das plantas determina a rapidez da primeira produção.
publishDate 1967
dc.date.none.fl_str_mv 1967-01-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/0/tde-20231122-093018/
url https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/0/tde-20231122-093018/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090939223801856