Repercussões do macabro no romantismo brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmitt, Juliana Luiza de Melo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-29042015-181522/
Resumo: A tese aborda o termo macabro desde suas origens na Baixa Idade Média, partindo dessa perspectiva histórica para interrogar as repercussões da literatura e da iconografia que lhe correspondem, sobretudo no século XIX. Neste, privilegia-se em particular o Romantismo, que se alimenta do imaginário medieval para criar uma estética em grande parte voltada a uma sensibilidade da morte. Em paralelo à análise de certas manifestações artísticas europeias, investiga-se a presença do macabro e suas configurações específicas em exemplares da poesia e da prosa do Brasil oitocentista. O poema A orgia dos duendes, de Bernardo Guimarães, tem lugar especial nessa investigação, por se revelar a mais completa e singular fantasia literária de dança macabra no país.
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