Um Sussurro nas Trevas: uma revisão da recepção crítica e literária de Noite na Taverna, de Álvares de Azevedo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jefferson Donizeti de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-28092010-144643/
Resumo: Este trabalho objetiva uma revisão da recepção crítica e literária de Noite na Taverna, de Álvares de Azevedo. Com sua Noite na Taverna, esse poeta romântico criou uma peça singular em nossas letras, que gozou de grande popularidade desde então. Busco, a partir disso, elencar e comentar os mais relevantes estudos críticos sobre a obra, além de relacionar uma série de emulações da novela, produzidas sob sua inspiração e dividindo com ela o mesmo clima macabro e de espírito de grupo. Cumbre lembrar que, apesar do seu sucesso literário, Noite na Taverna não foi suficiente para criar entre nós uma tradição de literatura fantástica. Cabe ainda, ao apontar influxos (ainda que indiretos) da literatura de horror no romantismo brasileiro, apresentar uma reflexão sobre os motivos góticos no projeto estético de Álvares de Azevedo.
id USP_964496437b93b4271af9c608607fe5ef
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-28092010-144643
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Um Sussurro nas Trevas: uma revisão da recepção crítica e literária de Noite na Taverna, de Álvares de Azevedo.A whisper in the dark: a review of the critical and literary reception of Noite na Taverna, of Alvares de Azevedo.Álvares de AzevedÁlvares de AzevedoGothicGóticoMacabreMacabroNightNoite na TavernaRomanticismRomantismoEste trabalho objetiva uma revisão da recepção crítica e literária de Noite na Taverna, de Álvares de Azevedo. Com sua Noite na Taverna, esse poeta romântico criou uma peça singular em nossas letras, que gozou de grande popularidade desde então. Busco, a partir disso, elencar e comentar os mais relevantes estudos críticos sobre a obra, além de relacionar uma série de emulações da novela, produzidas sob sua inspiração e dividindo com ela o mesmo clima macabro e de espírito de grupo. Cumbre lembrar que, apesar do seu sucesso literário, Noite na Taverna não foi suficiente para criar entre nós uma tradição de literatura fantástica. Cabe ainda, ao apontar influxos (ainda que indiretos) da literatura de horror no romantismo brasileiro, apresentar uma reflexão sobre os motivos góticos no projeto estético de Álvares de Azevedo.The aim of this research is to review the critical and literary reception of Noite na Taverna, de Álvares de Azevedo. With that book, this romantic poet created a unique piece in brazilian letters, which enjoyed great popularity since 1855. For this, I list and comment on the most relevant critical studies on the work, further relates a series of \"emulation\" of the novel, produced under his inspiration and sharing the same macabre atmosphere and group spirit. Although their literary success, Noite na Taverna was not enough to create among us a great tradition of fantastic literature. It also point to inflows (albeit indirect) of horror literature in Brazilian Romanticism, provide a reflection on the reasons for the Gothic themes in the Alvares de Azevedo\'s aesthetic project.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCamilo, VagnerOliveira, Jefferson Donizeti de2010-08-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-28092010-144643/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:12Zoai:teses.usp.br:tde-28092010-144643Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um Sussurro nas Trevas: uma revisão da recepção crítica e literária de Noite na Taverna, de Álvares de Azevedo.
A whisper in the dark: a review of the critical and literary reception of Noite na Taverna, of Alvares de Azevedo.
title Um Sussurro nas Trevas: uma revisão da recepção crítica e literária de Noite na Taverna, de Álvares de Azevedo.
spellingShingle Um Sussurro nas Trevas: uma revisão da recepção crítica e literária de Noite na Taverna, de Álvares de Azevedo.
Oliveira, Jefferson Donizeti de
Álvares de Azeved
Álvares de Azevedo
Gothic
Gótico
Macabre
Macabro
Night
Noite na Taverna
Romanticism
Romantismo
title_short Um Sussurro nas Trevas: uma revisão da recepção crítica e literária de Noite na Taverna, de Álvares de Azevedo.
title_full Um Sussurro nas Trevas: uma revisão da recepção crítica e literária de Noite na Taverna, de Álvares de Azevedo.
title_fullStr Um Sussurro nas Trevas: uma revisão da recepção crítica e literária de Noite na Taverna, de Álvares de Azevedo.
title_full_unstemmed Um Sussurro nas Trevas: uma revisão da recepção crítica e literária de Noite na Taverna, de Álvares de Azevedo.
title_sort Um Sussurro nas Trevas: uma revisão da recepção crítica e literária de Noite na Taverna, de Álvares de Azevedo.
author Oliveira, Jefferson Donizeti de
author_facet Oliveira, Jefferson Donizeti de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Camilo, Vagner
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Jefferson Donizeti de
dc.subject.por.fl_str_mv Álvares de Azeved
Álvares de Azevedo
Gothic
Gótico
Macabre
Macabro
Night
Noite na Taverna
Romanticism
Romantismo
topic Álvares de Azeved
Álvares de Azevedo
Gothic
Gótico
Macabre
Macabro
Night
Noite na Taverna
Romanticism
Romantismo
description Este trabalho objetiva uma revisão da recepção crítica e literária de Noite na Taverna, de Álvares de Azevedo. Com sua Noite na Taverna, esse poeta romântico criou uma peça singular em nossas letras, que gozou de grande popularidade desde então. Busco, a partir disso, elencar e comentar os mais relevantes estudos críticos sobre a obra, além de relacionar uma série de emulações da novela, produzidas sob sua inspiração e dividindo com ela o mesmo clima macabro e de espírito de grupo. Cumbre lembrar que, apesar do seu sucesso literário, Noite na Taverna não foi suficiente para criar entre nós uma tradição de literatura fantástica. Cabe ainda, ao apontar influxos (ainda que indiretos) da literatura de horror no romantismo brasileiro, apresentar uma reflexão sobre os motivos góticos no projeto estético de Álvares de Azevedo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-28092010-144643/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-28092010-144643/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257441366966272