Uso estratégico da inteligência artificial nas organizações.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Aline de Fátima Soares
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-12092023-074354/
Resumo: Tendo em vista o potencial da inteligência artificial (IA) de causar ruptura em ecossistemas e contextos organizacionais e a escassez de estudos empíricos que contribuam na compreensão da influência da IA na geração de valor para o negócio, o objetivo desta tese foi investigar, compreender, identificar e apresentar os mecanismos de geração de valor para o negócio com a utilização de tecnologias de IA. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, fundamentada em um arcabouço teórico construído a partir de uma revisão de literatura, com estudos de caso múltiplos em empresas selecionadas pelo método de amostragem teórica. A amostra foi composta por empresas pertencentes a diferentes segmentos da indústria, que utilizam IA de modo estratégico e possuem alta intensidade de informação nos processos, serviços e produtos. Os resultados da pesquisa indicaram que os mecanismos de orquestração dinâmica de recursos que formam a capacidade da IA são relevantes para que as organizações lidem com os desafios relacionados ao uso da IA em ambientes produtivos e aproveitem no potencial positivo dessas tecnologias na geração de valor para o negócio. Os resultados também evidenciaram que as empresas planejam e executam estratégias digitais de negócio, em um fenômeno que envolve os níveis estratégico, tático e operacional, abrangendo modificações tecnológicas e organizacionais com impactos em infraestrutura e em processos. Assim, esta tese contribui com uma consolidação conceitual e teórica sobre o papel estratégico da inteligência artificial em cenários empresariais e traz diversas perspectivas, de forma teórica e empírica, sobre uso da IA com influência positiva no valor gerado para o negócio.
id USP_4a6340131795d64e5d870c7001cdb78f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-12092023-074354
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Uso estratégico da inteligência artificial nas organizações.Strategic use of artificial intelligence in organizations.Aprendizado computacionalArtificial intelligenceDeep learningDigital business strategyEstratégia digital de negóciosInformation technologyInteligência artificialMachine learningTendo em vista o potencial da inteligência artificial (IA) de causar ruptura em ecossistemas e contextos organizacionais e a escassez de estudos empíricos que contribuam na compreensão da influência da IA na geração de valor para o negócio, o objetivo desta tese foi investigar, compreender, identificar e apresentar os mecanismos de geração de valor para o negócio com a utilização de tecnologias de IA. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, fundamentada em um arcabouço teórico construído a partir de uma revisão de literatura, com estudos de caso múltiplos em empresas selecionadas pelo método de amostragem teórica. A amostra foi composta por empresas pertencentes a diferentes segmentos da indústria, que utilizam IA de modo estratégico e possuem alta intensidade de informação nos processos, serviços e produtos. Os resultados da pesquisa indicaram que os mecanismos de orquestração dinâmica de recursos que formam a capacidade da IA são relevantes para que as organizações lidem com os desafios relacionados ao uso da IA em ambientes produtivos e aproveitem no potencial positivo dessas tecnologias na geração de valor para o negócio. Os resultados também evidenciaram que as empresas planejam e executam estratégias digitais de negócio, em um fenômeno que envolve os níveis estratégico, tático e operacional, abrangendo modificações tecnológicas e organizacionais com impactos em infraestrutura e em processos. Assim, esta tese contribui com uma consolidação conceitual e teórica sobre o papel estratégico da inteligência artificial em cenários empresariais e traz diversas perspectivas, de forma teórica e empírica, sobre uso da IA com influência positiva no valor gerado para o negócio.Considering the potential of artificial intelligence (AI) to disrupt ecosystems and organizational contexts and the scarcity of empirical studies that contribute to understanding the influence of AI in generating business value, the objective of this thesis was to investigate, understand, identify, and present the mechanisms for generating business value with the use of AI technologies. This research was performed with a qualitative approach, based on a theoretical framework built from literature review, with multiple case studies in companies selected by the theoretical sampling method. The sample was taken from different industry segments of companies which use AI strategically and have high information intensity in processes, services, and products. The sample for this study was selected from different industry segments, specifically focusing on companies that strategically use AI and exhibit a high level of information intensity across their processes, services, and products. The research results indicated that the dynamic resource orchestration mechanisms that form the AI capability are relevant for organizations to deal with the challenges related to the use of AI in productive environments and to take advantage of the positive potential of these technologies in generating value for business. The results also showed that companies plan and execute digital business strategies, in a phenomenon that involves strategic, tactical, and operational levels, covering technological and organizational changes with impacts on infrastructure and processes. Thus, this thesis contributes to the advancement of conceptual and theoretical consolidation on the strategic role of artificial intelligence in business scenarios and brings different perspectives, theoretically and empirically, on the use of AI with a positive influence on the value generated for business.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLaurindo, Fernando José BarbinBorges, Aline de Fátima Soares2023-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-12092023-074354/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-09-13T11:00:07Zoai:teses.usp.br:tde-12092023-074354Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-09-13T11:00:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso estratégico da inteligência artificial nas organizações.
Strategic use of artificial intelligence in organizations.
title Uso estratégico da inteligência artificial nas organizações.
spellingShingle Uso estratégico da inteligência artificial nas organizações.
Borges, Aline de Fátima Soares
Aprendizado computacional
Artificial intelligence
Deep learning
Digital business strategy
Estratégia digital de negócios
Information technology
Inteligência artificial
Machine learning
title_short Uso estratégico da inteligência artificial nas organizações.
title_full Uso estratégico da inteligência artificial nas organizações.
title_fullStr Uso estratégico da inteligência artificial nas organizações.
title_full_unstemmed Uso estratégico da inteligência artificial nas organizações.
title_sort Uso estratégico da inteligência artificial nas organizações.
author Borges, Aline de Fátima Soares
author_facet Borges, Aline de Fátima Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Laurindo, Fernando José Barbin
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Aline de Fátima Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizado computacional
Artificial intelligence
Deep learning
Digital business strategy
Estratégia digital de negócios
Information technology
Inteligência artificial
Machine learning
topic Aprendizado computacional
Artificial intelligence
Deep learning
Digital business strategy
Estratégia digital de negócios
Information technology
Inteligência artificial
Machine learning
description Tendo em vista o potencial da inteligência artificial (IA) de causar ruptura em ecossistemas e contextos organizacionais e a escassez de estudos empíricos que contribuam na compreensão da influência da IA na geração de valor para o negócio, o objetivo desta tese foi investigar, compreender, identificar e apresentar os mecanismos de geração de valor para o negócio com a utilização de tecnologias de IA. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, fundamentada em um arcabouço teórico construído a partir de uma revisão de literatura, com estudos de caso múltiplos em empresas selecionadas pelo método de amostragem teórica. A amostra foi composta por empresas pertencentes a diferentes segmentos da indústria, que utilizam IA de modo estratégico e possuem alta intensidade de informação nos processos, serviços e produtos. Os resultados da pesquisa indicaram que os mecanismos de orquestração dinâmica de recursos que formam a capacidade da IA são relevantes para que as organizações lidem com os desafios relacionados ao uso da IA em ambientes produtivos e aproveitem no potencial positivo dessas tecnologias na geração de valor para o negócio. Os resultados também evidenciaram que as empresas planejam e executam estratégias digitais de negócio, em um fenômeno que envolve os níveis estratégico, tático e operacional, abrangendo modificações tecnológicas e organizacionais com impactos em infraestrutura e em processos. Assim, esta tese contribui com uma consolidação conceitual e teórica sobre o papel estratégico da inteligência artificial em cenários empresariais e traz diversas perspectivas, de forma teórica e empírica, sobre uso da IA com influência positiva no valor gerado para o negócio.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-12092023-074354/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-12092023-074354/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256993162592256