\"Imaginação do desastre\": uma leitura de The Princess Casamassima, de Henry James

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godoy, Gabriel Gimenes de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-06012023-172625/
Resumo: Este trabalho de pesquisa tenciona assinalar o vínculo entre a reflexão literária elaborada pela escrita novelística de Henry James (1843-1916) e a perspectiva histórico-social que lhe subjaz. Com o intuito de reabilitar a procedência política da prosa do escritor norte-americano, vergastada por parcela da crítica, procuramos compreender o nexo que os procedimentos técnico-formais por ele mobilizados estabelecem com as questões candentes do tempo. Para tal, recorremos a The Princess Casamassima (1886), romance que destoa do conjunto das obras de James, pois se debruça sobre um tema pouco usual em sua produção: o mundo dos subúrbios londrinos, das sociedades secretas e da voga revolucionário-democrática que vicejou durante os anos finais dos oitocentos. A análise dos expedientes compositivos revelou não só o traço avançado das estratégias narrativas empregadas, mas também um padrão de reversão que articula o enredo: centrado na busca por autodeterminação do herói, Hyacinth Robinson, cindido entre o apreço pela cultura aristocrata e o apelo revolucionário em favor dos espoliados, o eixo de desenvolvimento do romance coloca frente a frente, em sucessão recíproca, posturas, proposições e alternativas político-sociais antitéticas; a esse movimento coordenado entre opostos, que renova a tensão por eles armada a cada passo da intriga, aproximamos o padrão de inversão contraditório pelo qual a sociedade burguesa se reproduz na época em que a narrativa transcorre. Procuramos, então, compreender a maneira como The Princess Casamassima retém criticamente em sua forma a contradição responsável por levar adiante um mundo à beira do colapso social, mas que, não obstante, logra reproduzir o mesmo quadro de relações iníquas, justamente, a partir da iminência de seu fim. Pretendemos defender que esta percepção histórica, plasmada na forma literária, não só permite restituir a fisionomia crítica de James como revela, também, uma consciência aguda das estratégias ideológicas pelas quais a cisão social se reproduz enquanto condição de funcionamento da ordem capitalista.
id USP_4b6a3953b401644d0ac58569f1c79c79
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-06012023-172625
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling \"Imaginação do desastre\": uma leitura de The Princess Casamassima, de Henry James\"Imagination of disaster\": a reading of \"The Princess Casamassima\", by Henry JamesEnglish literatureHenry JamesHenry JamesLiteratura inglesaLiteratura norte-americanaNaturalismNaturalismoNorth-american literatureRealismRealismoRevolução socialSocial revolutionThe Princess CasamassimaThe Princess CasamassimaEste trabalho de pesquisa tenciona assinalar o vínculo entre a reflexão literária elaborada pela escrita novelística de Henry James (1843-1916) e a perspectiva histórico-social que lhe subjaz. Com o intuito de reabilitar a procedência política da prosa do escritor norte-americano, vergastada por parcela da crítica, procuramos compreender o nexo que os procedimentos técnico-formais por ele mobilizados estabelecem com as questões candentes do tempo. Para tal, recorremos a The Princess Casamassima (1886), romance que destoa do conjunto das obras de James, pois se debruça sobre um tema pouco usual em sua produção: o mundo dos subúrbios londrinos, das sociedades secretas e da voga revolucionário-democrática que vicejou durante os anos finais dos oitocentos. A análise dos expedientes compositivos revelou não só o traço avançado das estratégias narrativas empregadas, mas também um padrão de reversão que articula o enredo: centrado na busca por autodeterminação do herói, Hyacinth Robinson, cindido entre o apreço pela cultura aristocrata e o apelo revolucionário em favor dos espoliados, o eixo de desenvolvimento do romance coloca frente a frente, em sucessão recíproca, posturas, proposições e alternativas político-sociais antitéticas; a esse movimento coordenado entre opostos, que renova a tensão por eles armada a cada passo da intriga, aproximamos o padrão de inversão contraditório pelo qual a sociedade burguesa se reproduz na época em que a narrativa transcorre. Procuramos, então, compreender a maneira como The Princess Casamassima retém criticamente em sua forma a contradição responsável por levar adiante um mundo à beira do colapso social, mas que, não obstante, logra reproduzir o mesmo quadro de relações iníquas, justamente, a partir da iminência de seu fim. Pretendemos defender que esta percepção histórica, plasmada na forma literária, não só permite restituir a fisionomia crítica de James como revela, também, uma consciência aguda das estratégias ideológicas pelas quais a cisão social se reproduz enquanto condição de funcionamento da ordem capitalista.\"Imagination of disaster\": a reading of The Princess Casamassima, by Henry James. This research intends to indicate the link between the literary reflection elaborated by the novelistic writing of Henry James (1843-1916) and the historical-social perspective that underlies it. With the intention of rehabilitating the political validity of the North American writer\'s prose, which has been criticized, we seek to understand the nexus that the technical-formal procedures he employed establish with the issues of the time. To this end, we turn to The Princess Casamassima (1886), a novel that diverges from James\'s other works, as it deals with an unusual theme in his production: the world of the London suburbs, the secret societies and the revolutionary-democratic movement that flourished in the late 1800s. Analysis of the compositional expedients revealed not only the advanced trait of the narrative strategies employed, but also a reversal pattern that articulates the plot: centred on the quest for self-determination of the hero, Hynacinth Robinson, torn between an appreciation for aristocratic culture and a revolutionary appeal on favour of the dispossessed, the novel\'s developmental axis places antithetical political-social stances, propositions and alternatives face-to-face in reciprocal succession; to this coordinated movement between opposites, which renews the tension they create at each step of the plot, we approximate the contradictory pattern of inversion through which bourgeois society reproduces itself in the epoch in which the narrative takes place. We seek, then, to understand how The Princess Casamassima critically retains in its form the contradiction responsible for leading a world on the verge of social collapse, but which, nevertheless, manages to reproduce the same framework of iniquitous relations, precisely, from the imminence of its end. We intend to argue that this historical perception, embodied in literary form, not only allows us to restore the critical facet of James but also reveals an acute awareness of the ideological strategies through which the social division is reproduced as a condition of the functioning of the capitalist order.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPParreira, Marcelo PenGodoy, Gabriel Gimenes de2022-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-06012023-172625/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-01-06T19:38:34Zoai:teses.usp.br:tde-06012023-172625Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-01-06T19:38:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv \"Imaginação do desastre\": uma leitura de The Princess Casamassima, de Henry James
\"Imagination of disaster\": a reading of \"The Princess Casamassima\", by Henry James
title \"Imaginação do desastre\": uma leitura de The Princess Casamassima, de Henry James
spellingShingle \"Imaginação do desastre\": uma leitura de The Princess Casamassima, de Henry James
Godoy, Gabriel Gimenes de
English literature
Henry James
Henry James
Literatura inglesa
Literatura norte-americana
Naturalism
Naturalismo
North-american literature
Realism
Realismo
Revolução social
Social revolution
The Princess Casamassima
The Princess Casamassima
title_short \"Imaginação do desastre\": uma leitura de The Princess Casamassima, de Henry James
title_full \"Imaginação do desastre\": uma leitura de The Princess Casamassima, de Henry James
title_fullStr \"Imaginação do desastre\": uma leitura de The Princess Casamassima, de Henry James
title_full_unstemmed \"Imaginação do desastre\": uma leitura de The Princess Casamassima, de Henry James
title_sort \"Imaginação do desastre\": uma leitura de The Princess Casamassima, de Henry James
author Godoy, Gabriel Gimenes de
author_facet Godoy, Gabriel Gimenes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Parreira, Marcelo Pen
dc.contributor.author.fl_str_mv Godoy, Gabriel Gimenes de
dc.subject.por.fl_str_mv English literature
Henry James
Henry James
Literatura inglesa
Literatura norte-americana
Naturalism
Naturalismo
North-american literature
Realism
Realismo
Revolução social
Social revolution
The Princess Casamassima
The Princess Casamassima
topic English literature
Henry James
Henry James
Literatura inglesa
Literatura norte-americana
Naturalism
Naturalismo
North-american literature
Realism
Realismo
Revolução social
Social revolution
The Princess Casamassima
The Princess Casamassima
description Este trabalho de pesquisa tenciona assinalar o vínculo entre a reflexão literária elaborada pela escrita novelística de Henry James (1843-1916) e a perspectiva histórico-social que lhe subjaz. Com o intuito de reabilitar a procedência política da prosa do escritor norte-americano, vergastada por parcela da crítica, procuramos compreender o nexo que os procedimentos técnico-formais por ele mobilizados estabelecem com as questões candentes do tempo. Para tal, recorremos a The Princess Casamassima (1886), romance que destoa do conjunto das obras de James, pois se debruça sobre um tema pouco usual em sua produção: o mundo dos subúrbios londrinos, das sociedades secretas e da voga revolucionário-democrática que vicejou durante os anos finais dos oitocentos. A análise dos expedientes compositivos revelou não só o traço avançado das estratégias narrativas empregadas, mas também um padrão de reversão que articula o enredo: centrado na busca por autodeterminação do herói, Hyacinth Robinson, cindido entre o apreço pela cultura aristocrata e o apelo revolucionário em favor dos espoliados, o eixo de desenvolvimento do romance coloca frente a frente, em sucessão recíproca, posturas, proposições e alternativas político-sociais antitéticas; a esse movimento coordenado entre opostos, que renova a tensão por eles armada a cada passo da intriga, aproximamos o padrão de inversão contraditório pelo qual a sociedade burguesa se reproduz na época em que a narrativa transcorre. Procuramos, então, compreender a maneira como The Princess Casamassima retém criticamente em sua forma a contradição responsável por levar adiante um mundo à beira do colapso social, mas que, não obstante, logra reproduzir o mesmo quadro de relações iníquas, justamente, a partir da iminência de seu fim. Pretendemos defender que esta percepção histórica, plasmada na forma literária, não só permite restituir a fisionomia crítica de James como revela, também, uma consciência aguda das estratégias ideológicas pelas quais a cisão social se reproduz enquanto condição de funcionamento da ordem capitalista.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-06012023-172625/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-06012023-172625/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090433075118080