Análise de uma exposição científica e proposta de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stuchi, Adriano Marcus
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-20072021-162601/
Resumo: A proposta desse trabalho é a de analisar e intervir numa exposição de Termodinâmica da Estação Ciência. Recorremos à investigação da linguagem dos monitores da Estação Ciência na explicação dos experimentos para ajudar no aperfeiçoamento da exposição. Utilizamos e analisamos alguns instrumentos de avaliação do processo ensino aprendizagem em Museus e Centros de Ciência fundamentados em Vygotsky e em cálculos estatísticos. Os resultados dessa pesquisa levam à consideração de três aspectos fundamentais: A importância dos monitores numa exposição científica e seu contínuo treinamento; A necessidade de aprimoramento da exposição num processo de avaliação que busque melhores resultados de aprendizagem. Visitas escolares programadas aos Museus e Centros de Ciência poder ser um fator muito importante para aumentar o interesse de alunos pelas exposições e para tornar mais significativa a aprendizagem nesses ambientes
id USP_4be925bef0d99b8cb54e6fa3f4866a4b
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20072021-162601
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Análise de uma exposição científica e proposta de intervençãoAnalysis of a scientific exposition and intervention proposalENSINO E APRENDIZAGEMEXPOSIÇÕES MUSEOLÓGICASFÍSICA (ESTUDO E ENSINO)MONITORIA EM MUSEUSMONITORING IN MUSEUMSMUSEOLOGICAL EXHIBITIONSPHYSICS (STUDY AND TEACHING)TEACHING AND LEARNINGTERMODINÂMICA (EXPOSIÇÕES)THERMODYNAMICS (EXHIBITIONS)A proposta desse trabalho é a de analisar e intervir numa exposição de Termodinâmica da Estação Ciência. Recorremos à investigação da linguagem dos monitores da Estação Ciência na explicação dos experimentos para ajudar no aperfeiçoamento da exposição. Utilizamos e analisamos alguns instrumentos de avaliação do processo ensino aprendizagem em Museus e Centros de Ciência fundamentados em Vygotsky e em cálculos estatísticos. Os resultados dessa pesquisa levam à consideração de três aspectos fundamentais: A importância dos monitores numa exposição científica e seu contínuo treinamento; A necessidade de aprimoramento da exposição num processo de avaliação que busque melhores resultados de aprendizagem. Visitas escolares programadas aos Museus e Centros de Ciência poder ser um fator muito importante para aumentar o interesse de alunos pelas exposições e para tornar mais significativa a aprendizagem nesses ambientesThe proposal of this work is to analyze and to intervene in a display of Thermodynamics of Estação Ciência of the USP. We appeal to the inquiry of the language of the monitors of the Estação CIência in the explanation of the experiments to help in the perfectioning of the display. We use and analyze some instruments of evaluation of the learning process in Museums of Science and Science Centers based on Vygotsky and statistical calculations. The results of this research lead to the consideration of three basic aspects: The importance of the monitors in a display and its continuous training; The necessity of improvement of the display in an evaluation process that it searches better resulted of learning; Programed visits of schools to the Museums of Science and Science Centers can be a factor very important to magnify the interest of the students for the displays and to become more significant the learning in these environments.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFerreira, Norberto CardosoStuchi, Adriano Marcus2002-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-20072021-162601/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-08-31T23:28:02Zoai:teses.usp.br:tde-20072021-162601Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-08-31T23:28:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de uma exposição científica e proposta de intervenção
Analysis of a scientific exposition and intervention proposal
title Análise de uma exposição científica e proposta de intervenção
spellingShingle Análise de uma exposição científica e proposta de intervenção
Stuchi, Adriano Marcus
ENSINO E APRENDIZAGEM
EXPOSIÇÕES MUSEOLÓGICAS
FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
MONITORIA EM MUSEUS
MONITORING IN MUSEUMS
MUSEOLOGICAL EXHIBITIONS
PHYSICS (STUDY AND TEACHING)
TEACHING AND LEARNING
TERMODINÂMICA (EXPOSIÇÕES)
THERMODYNAMICS (EXHIBITIONS)
title_short Análise de uma exposição científica e proposta de intervenção
title_full Análise de uma exposição científica e proposta de intervenção
title_fullStr Análise de uma exposição científica e proposta de intervenção
title_full_unstemmed Análise de uma exposição científica e proposta de intervenção
title_sort Análise de uma exposição científica e proposta de intervenção
author Stuchi, Adriano Marcus
author_facet Stuchi, Adriano Marcus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Norberto Cardoso
dc.contributor.author.fl_str_mv Stuchi, Adriano Marcus
dc.subject.por.fl_str_mv ENSINO E APRENDIZAGEM
EXPOSIÇÕES MUSEOLÓGICAS
FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
MONITORIA EM MUSEUS
MONITORING IN MUSEUMS
MUSEOLOGICAL EXHIBITIONS
PHYSICS (STUDY AND TEACHING)
TEACHING AND LEARNING
TERMODINÂMICA (EXPOSIÇÕES)
THERMODYNAMICS (EXHIBITIONS)
topic ENSINO E APRENDIZAGEM
EXPOSIÇÕES MUSEOLÓGICAS
FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
MONITORIA EM MUSEUS
MONITORING IN MUSEUMS
MUSEOLOGICAL EXHIBITIONS
PHYSICS (STUDY AND TEACHING)
TEACHING AND LEARNING
TERMODINÂMICA (EXPOSIÇÕES)
THERMODYNAMICS (EXHIBITIONS)
description A proposta desse trabalho é a de analisar e intervir numa exposição de Termodinâmica da Estação Ciência. Recorremos à investigação da linguagem dos monitores da Estação Ciência na explicação dos experimentos para ajudar no aperfeiçoamento da exposição. Utilizamos e analisamos alguns instrumentos de avaliação do processo ensino aprendizagem em Museus e Centros de Ciência fundamentados em Vygotsky e em cálculos estatísticos. Os resultados dessa pesquisa levam à consideração de três aspectos fundamentais: A importância dos monitores numa exposição científica e seu contínuo treinamento; A necessidade de aprimoramento da exposição num processo de avaliação que busque melhores resultados de aprendizagem. Visitas escolares programadas aos Museus e Centros de Ciência poder ser um fator muito importante para aumentar o interesse de alunos pelas exposições e para tornar mais significativa a aprendizagem nesses ambientes
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-03-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-20072021-162601/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-20072021-162601/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090895486648320