Análise de uma exposição científica e proposta de intervenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-20072021-162601/ |
Resumo: | A proposta desse trabalho é a de analisar e intervir numa exposição de Termodinâmica da Estação Ciência. Recorremos à investigação da linguagem dos monitores da Estação Ciência na explicação dos experimentos para ajudar no aperfeiçoamento da exposição. Utilizamos e analisamos alguns instrumentos de avaliação do processo ensino aprendizagem em Museus e Centros de Ciência fundamentados em Vygotsky e em cálculos estatísticos. Os resultados dessa pesquisa levam à consideração de três aspectos fundamentais: A importância dos monitores numa exposição científica e seu contínuo treinamento; A necessidade de aprimoramento da exposição num processo de avaliação que busque melhores resultados de aprendizagem. Visitas escolares programadas aos Museus e Centros de Ciência poder ser um fator muito importante para aumentar o interesse de alunos pelas exposições e para tornar mais significativa a aprendizagem nesses ambientes |
id |
USP_4be925bef0d99b8cb54e6fa3f4866a4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-20072021-162601 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Análise de uma exposição científica e proposta de intervençãoAnalysis of a scientific exposition and intervention proposalENSINO E APRENDIZAGEMEXPOSIÇÕES MUSEOLÓGICASFÍSICA (ESTUDO E ENSINO)MONITORIA EM MUSEUSMONITORING IN MUSEUMSMUSEOLOGICAL EXHIBITIONSPHYSICS (STUDY AND TEACHING)TEACHING AND LEARNINGTERMODINÂMICA (EXPOSIÇÕES)THERMODYNAMICS (EXHIBITIONS)A proposta desse trabalho é a de analisar e intervir numa exposição de Termodinâmica da Estação Ciência. Recorremos à investigação da linguagem dos monitores da Estação Ciência na explicação dos experimentos para ajudar no aperfeiçoamento da exposição. Utilizamos e analisamos alguns instrumentos de avaliação do processo ensino aprendizagem em Museus e Centros de Ciência fundamentados em Vygotsky e em cálculos estatísticos. Os resultados dessa pesquisa levam à consideração de três aspectos fundamentais: A importância dos monitores numa exposição científica e seu contínuo treinamento; A necessidade de aprimoramento da exposição num processo de avaliação que busque melhores resultados de aprendizagem. Visitas escolares programadas aos Museus e Centros de Ciência poder ser um fator muito importante para aumentar o interesse de alunos pelas exposições e para tornar mais significativa a aprendizagem nesses ambientesThe proposal of this work is to analyze and to intervene in a display of Thermodynamics of Estação Ciência of the USP. We appeal to the inquiry of the language of the monitors of the Estação CIência in the explanation of the experiments to help in the perfectioning of the display. We use and analyze some instruments of evaluation of the learning process in Museums of Science and Science Centers based on Vygotsky and statistical calculations. The results of this research lead to the consideration of three basic aspects: The importance of the monitors in a display and its continuous training; The necessity of improvement of the display in an evaluation process that it searches better resulted of learning; Programed visits of schools to the Museums of Science and Science Centers can be a factor very important to magnify the interest of the students for the displays and to become more significant the learning in these environments.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFerreira, Norberto CardosoStuchi, Adriano Marcus2002-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-20072021-162601/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-08-31T23:28:02Zoai:teses.usp.br:tde-20072021-162601Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-08-31T23:28:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de uma exposição científica e proposta de intervenção Analysis of a scientific exposition and intervention proposal |
title |
Análise de uma exposição científica e proposta de intervenção |
spellingShingle |
Análise de uma exposição científica e proposta de intervenção Stuchi, Adriano Marcus ENSINO E APRENDIZAGEM EXPOSIÇÕES MUSEOLÓGICAS FÍSICA (ESTUDO E ENSINO) MONITORIA EM MUSEUS MONITORING IN MUSEUMS MUSEOLOGICAL EXHIBITIONS PHYSICS (STUDY AND TEACHING) TEACHING AND LEARNING TERMODINÂMICA (EXPOSIÇÕES) THERMODYNAMICS (EXHIBITIONS) |
title_short |
Análise de uma exposição científica e proposta de intervenção |
title_full |
Análise de uma exposição científica e proposta de intervenção |
title_fullStr |
Análise de uma exposição científica e proposta de intervenção |
title_full_unstemmed |
Análise de uma exposição científica e proposta de intervenção |
title_sort |
Análise de uma exposição científica e proposta de intervenção |
author |
Stuchi, Adriano Marcus |
author_facet |
Stuchi, Adriano Marcus |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Norberto Cardoso |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stuchi, Adriano Marcus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ENSINO E APRENDIZAGEM EXPOSIÇÕES MUSEOLÓGICAS FÍSICA (ESTUDO E ENSINO) MONITORIA EM MUSEUS MONITORING IN MUSEUMS MUSEOLOGICAL EXHIBITIONS PHYSICS (STUDY AND TEACHING) TEACHING AND LEARNING TERMODINÂMICA (EXPOSIÇÕES) THERMODYNAMICS (EXHIBITIONS) |
topic |
ENSINO E APRENDIZAGEM EXPOSIÇÕES MUSEOLÓGICAS FÍSICA (ESTUDO E ENSINO) MONITORIA EM MUSEUS MONITORING IN MUSEUMS MUSEOLOGICAL EXHIBITIONS PHYSICS (STUDY AND TEACHING) TEACHING AND LEARNING TERMODINÂMICA (EXPOSIÇÕES) THERMODYNAMICS (EXHIBITIONS) |
description |
A proposta desse trabalho é a de analisar e intervir numa exposição de Termodinâmica da Estação Ciência. Recorremos à investigação da linguagem dos monitores da Estação Ciência na explicação dos experimentos para ajudar no aperfeiçoamento da exposição. Utilizamos e analisamos alguns instrumentos de avaliação do processo ensino aprendizagem em Museus e Centros de Ciência fundamentados em Vygotsky e em cálculos estatísticos. Os resultados dessa pesquisa levam à consideração de três aspectos fundamentais: A importância dos monitores numa exposição científica e seu contínuo treinamento; A necessidade de aprimoramento da exposição num processo de avaliação que busque melhores resultados de aprendizagem. Visitas escolares programadas aos Museus e Centros de Ciência poder ser um fator muito importante para aumentar o interesse de alunos pelas exposições e para tornar mais significativa a aprendizagem nesses ambientes |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-03-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-20072021-162601/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-20072021-162601/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090895486648320 |