Desenvolvimento do propósito de vida de estudantes no ensino superior de Administração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Shinoda, Ana Carolina Messias
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-06022020-174305/
Resumo: O Propósito de Vida de uma pessoa é desenvolvido e modificado ao longo de toda a vida, mas é durante a juventude que acontece uma das suas etapas mais importantes, uma vez que ocorre também o processo de formação da identidade pessoal (Bronk, 2011; Erikson, 1976). Apesar de estudos na área revelarem diversos benefícios de se ter um propósito - tais como maior bem-estar psicológico, físico e social, sentimentos de gratidão, empatia e esperança, maior longevidade, além de redução de stress, ansiedade e depressão -, poucos jovens conseguem identificar o seu Propósito de Vida (Damon, 2008). A Educação é indicada como um espaço importante para apoiar os jovens nesse processo de desenvolvimento do propósito (Damon, 2008; Koshy & Mariano, 2011; Malin, 2008). No entanto, pouca pesquisa foi dedicada a como o propósito é descoberto ou como ele é buscado ao longo do tempo (Bronk, 2014, p. 91) e é nesse sentido que esta tese visa contribuir. Sendo assim, a pergunta de pesquisa deste estudo é \"Como o Propósito de Vida dos estudantes pode ser desenvolvido no Ensino Superior?\". O contexto de desenvolvimento da pesquisa foi o Ensino Superior de Administração brasileiro. Dada a diversidade de opções de carreiras que o estudante possui nesta área, ter mais clareza sobre o seu Propósito de Vida pode ajudá-lo a fazer uma escolha profissional coerente. A pesquisa foi realizada em duas faculdades de Administração - FEA/USP e Centro Universitário FEI - em que foram promovidas intervenções voltadas ao desenvolvimento do Propósito de Vida dos estudantes. Uma abordagem mista foi utilizada, pois se considerou importante não apenas compreender o processo de desenvolvimento do propósito (aspecto qualitativo), como mensurá-lo (aspecto quantitativo). Isso foi feito por meio de uma combinação de métodos, incluindo survey, experimento, intervenção e grupo focal. Como resultado da pesquisa tem-se: (1) identificou-se uma correlação entre o senso de propósito e a autoeficácia nas decisões de carreira dos estudantes, (2) foi construído um modelo teórico do desenvolvimento do propósito de vida, (3) foi proposto um método para seu desenvolvimento no Ensino Superior, (4) identificou-se que as intervenções contribuíram para o aumento no senso de propósito dos estudantes, (5) foram identificados fatores influenciadores no processo de desenvolvimento, (6) foi compreendido como o propósito se desenvolveu após as intervenções e (7) foram sugeridas maneiras de as Instituições de Ensino Superior de Administração promoverem o propósito de seus estudantes. Espera-se que esta pesquisa ofereça contribuições para o campo de desenvolvimento de propósito de jovens, bem como para o Ensino Superior de Administração.
id USP_4bfac3d36fc0002dacb05aec2e7c066e
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-06022020-174305
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Desenvolvimento do propósito de vida de estudantes no ensino superior de AdministraçãoDevelopment of student\'s life purpose in higher education in business management.AdministraçãoBusiness educationBusiness managementDesenvolvimento de propósitoEnsino de AdministraçãoEnsino superiorHigher educationPropósito de vidaPurposePurpose developmentO Propósito de Vida de uma pessoa é desenvolvido e modificado ao longo de toda a vida, mas é durante a juventude que acontece uma das suas etapas mais importantes, uma vez que ocorre também o processo de formação da identidade pessoal (Bronk, 2011; Erikson, 1976). Apesar de estudos na área revelarem diversos benefícios de se ter um propósito - tais como maior bem-estar psicológico, físico e social, sentimentos de gratidão, empatia e esperança, maior longevidade, além de redução de stress, ansiedade e depressão -, poucos jovens conseguem identificar o seu Propósito de Vida (Damon, 2008). A Educação é indicada como um espaço importante para apoiar os jovens nesse processo de desenvolvimento do propósito (Damon, 2008; Koshy & Mariano, 2011; Malin, 2008). No entanto, pouca pesquisa foi dedicada a como o propósito é descoberto ou como ele é buscado ao longo do tempo (Bronk, 2014, p. 91) e é nesse sentido que esta tese visa contribuir. Sendo assim, a pergunta de pesquisa deste estudo é \"Como o Propósito de Vida dos estudantes pode ser desenvolvido no Ensino Superior?\". O contexto de desenvolvimento da pesquisa foi o Ensino Superior de Administração brasileiro. Dada a diversidade de opções de carreiras que o estudante possui nesta área, ter mais clareza sobre o seu Propósito de Vida pode ajudá-lo a fazer uma escolha profissional coerente. A pesquisa foi realizada em duas faculdades de Administração - FEA/USP e Centro Universitário FEI - em que foram promovidas intervenções voltadas ao desenvolvimento do Propósito de Vida dos estudantes. Uma abordagem mista foi utilizada, pois se considerou importante não apenas compreender o processo de desenvolvimento do propósito (aspecto qualitativo), como mensurá-lo (aspecto quantitativo). Isso foi feito por meio de uma combinação de métodos, incluindo survey, experimento, intervenção e grupo focal. Como resultado da pesquisa tem-se: (1) identificou-se uma correlação entre o senso de propósito e a autoeficácia nas decisões de carreira dos estudantes, (2) foi construído um modelo teórico do desenvolvimento do propósito de vida, (3) foi proposto um método para seu desenvolvimento no Ensino Superior, (4) identificou-se que as intervenções contribuíram para o aumento no senso de propósito dos estudantes, (5) foram identificados fatores influenciadores no processo de desenvolvimento, (6) foi compreendido como o propósito se desenvolveu após as intervenções e (7) foram sugeridas maneiras de as Instituições de Ensino Superior de Administração promoverem o propósito de seus estudantes. Espera-se que esta pesquisa ofereça contribuições para o campo de desenvolvimento de propósito de jovens, bem como para o Ensino Superior de Administração.A person\'s life purpose is developed and modified throughout life, but it is during youth that one of its most important stages happens, as the process of personal identity formation occurs (Bronk, 2011; Erikson, 1976). Although studies in this field reveal several benefits of having a purpose - such as greater psychological, physical and social well-being, feelings of gratitude, empathy and hope, increased longevity, and reduced stress, anxiety and depression - few young people can identify their life purpose (Damon, 2008). Education is pointed as an important space to support young people in this process of purpose development (Damon, 2008; Koshy & Mariano, 2011; Malin, 2008). However, limited research has been devoted to how purpose is discovered or how it is pursued over time (Bronk, 2014, p. 91) and it is in this direction that this thesis aims to contribute. Thus, the research question of this study is \"how can students\' life purpose be developed during their higher education?\". The context of the research development was the Brazilian higher education in Business Management. Considering the diversity of career options that students have in this area, increasing clarity about their life purpose can help them make a coherent career choice. The research was conducted in two business schools - FEA/USP and Centro Universitário FEI - in which interventions aimed at the development of the student\'s life purpose were promoted. A Mixed Research Approach was used, as it was considered important not only to understand the purpose development process (qualitative aspect), but also to measure it (quantitative aspect). This was conducted through a combination of methods including survey, experiment, intervention and focus group. The research results were: (1) a correlation was identified between sense of purpose and student\'s career decision self-efficacy, (2) a theoretical model of life purpose development was built, (3) A method for its development in Higher Education was proposed, (4) it was identified that the interventions contributed to the increase in the students\' sense of purpose, (5) influencing factors of the development process were identified, (6) it was understood how purpose developed after the interventions and (7) were suggested ways for Institutions of Higher Education in Business Management to promote the purpose of their students. This research is expected to make contributions to the field of youth purpose development as well as to Higher Education in Business Management.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCorrea, Hamilton LuizShinoda, Ana Carolina Messias2019-11-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-06022020-174305/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-02-17T20:39:02Zoai:teses.usp.br:tde-06022020-174305Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-02-17T20:39:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento do propósito de vida de estudantes no ensino superior de Administração
Development of student\'s life purpose in higher education in business management.
title Desenvolvimento do propósito de vida de estudantes no ensino superior de Administração
spellingShingle Desenvolvimento do propósito de vida de estudantes no ensino superior de Administração
Shinoda, Ana Carolina Messias
Administração
Business education
Business management
Desenvolvimento de propósito
Ensino de Administração
Ensino superior
Higher education
Propósito de vida
Purpose
Purpose development
title_short Desenvolvimento do propósito de vida de estudantes no ensino superior de Administração
title_full Desenvolvimento do propósito de vida de estudantes no ensino superior de Administração
title_fullStr Desenvolvimento do propósito de vida de estudantes no ensino superior de Administração
title_full_unstemmed Desenvolvimento do propósito de vida de estudantes no ensino superior de Administração
title_sort Desenvolvimento do propósito de vida de estudantes no ensino superior de Administração
author Shinoda, Ana Carolina Messias
author_facet Shinoda, Ana Carolina Messias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correa, Hamilton Luiz
dc.contributor.author.fl_str_mv Shinoda, Ana Carolina Messias
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Business education
Business management
Desenvolvimento de propósito
Ensino de Administração
Ensino superior
Higher education
Propósito de vida
Purpose
Purpose development
topic Administração
Business education
Business management
Desenvolvimento de propósito
Ensino de Administração
Ensino superior
Higher education
Propósito de vida
Purpose
Purpose development
description O Propósito de Vida de uma pessoa é desenvolvido e modificado ao longo de toda a vida, mas é durante a juventude que acontece uma das suas etapas mais importantes, uma vez que ocorre também o processo de formação da identidade pessoal (Bronk, 2011; Erikson, 1976). Apesar de estudos na área revelarem diversos benefícios de se ter um propósito - tais como maior bem-estar psicológico, físico e social, sentimentos de gratidão, empatia e esperança, maior longevidade, além de redução de stress, ansiedade e depressão -, poucos jovens conseguem identificar o seu Propósito de Vida (Damon, 2008). A Educação é indicada como um espaço importante para apoiar os jovens nesse processo de desenvolvimento do propósito (Damon, 2008; Koshy & Mariano, 2011; Malin, 2008). No entanto, pouca pesquisa foi dedicada a como o propósito é descoberto ou como ele é buscado ao longo do tempo (Bronk, 2014, p. 91) e é nesse sentido que esta tese visa contribuir. Sendo assim, a pergunta de pesquisa deste estudo é \"Como o Propósito de Vida dos estudantes pode ser desenvolvido no Ensino Superior?\". O contexto de desenvolvimento da pesquisa foi o Ensino Superior de Administração brasileiro. Dada a diversidade de opções de carreiras que o estudante possui nesta área, ter mais clareza sobre o seu Propósito de Vida pode ajudá-lo a fazer uma escolha profissional coerente. A pesquisa foi realizada em duas faculdades de Administração - FEA/USP e Centro Universitário FEI - em que foram promovidas intervenções voltadas ao desenvolvimento do Propósito de Vida dos estudantes. Uma abordagem mista foi utilizada, pois se considerou importante não apenas compreender o processo de desenvolvimento do propósito (aspecto qualitativo), como mensurá-lo (aspecto quantitativo). Isso foi feito por meio de uma combinação de métodos, incluindo survey, experimento, intervenção e grupo focal. Como resultado da pesquisa tem-se: (1) identificou-se uma correlação entre o senso de propósito e a autoeficácia nas decisões de carreira dos estudantes, (2) foi construído um modelo teórico do desenvolvimento do propósito de vida, (3) foi proposto um método para seu desenvolvimento no Ensino Superior, (4) identificou-se que as intervenções contribuíram para o aumento no senso de propósito dos estudantes, (5) foram identificados fatores influenciadores no processo de desenvolvimento, (6) foi compreendido como o propósito se desenvolveu após as intervenções e (7) foram sugeridas maneiras de as Instituições de Ensino Superior de Administração promoverem o propósito de seus estudantes. Espera-se que esta pesquisa ofereça contribuições para o campo de desenvolvimento de propósito de jovens, bem como para o Ensino Superior de Administração.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-06022020-174305/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-06022020-174305/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090435597991936