Inovação e acreditação nas organizações de saúde: relações e impactos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rates, Marianna Iório
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-04122023-204818/
Resumo: As organizações brasileiras de saúde vivenciam um ambiente de heterogeneidade e de alta competitividade que faz com que muitas delas se utilizem de programas de acreditação como forma de diferenciação no mercado. Estes programas possuem um caráter educativo, são voluntários e têm como principal objetivo a melhoria contínua dos processos e dos resultados relacionados aos serviços. Neste contexto de busca pela padronização de práticas e de processos por essas instituições, existe também o interesse pela inovação dos sistemas de saúde, visando agregar, por exemplo, mais qualidade e agilidade à assistência prestada. Assim sendo, o objetivo principal desta pesquisa foi investigar como os programas de acreditação, por meio de seus manuais e requisitos de avaliação, podem contribuir com práticas inovadoras nas organizações de saúde. Os objetivos secundários foram: estabelecer uma conexão conceitual entre a teoria consagrada sobre inovação e os manuais de acreditação do mercado; investigar em campo como a implantação/manutenção dos processos de acreditação de qualidade relaciona-se com a inovação nas unidades de saúde selecionadas, representativas do mercado hospitalar, de diagnóstico e de cuidados integrados e, a partir da análise dos tipos de inovação facilitados ou dificultados nas relações reveladas nos casos analisados, construir uma proposta de orientação às organizações de saúde, referente aos tipos de inovação que podem ser gerados a partir da acreditação. Para tanto, foi realizado um estudo de casos múltiplos em uma instituição de saúde que congrega atendimento hospitalar, diagnóstico (análises clínicas e diagnóstico por imagem) e cuidados integrados a pacientes crônicos. Nestas unidades, foi analisado o estímulo para práticas inovadoras, a partir da acreditação por elas implantada e do grau desse estímulo. O método foi desenhado em duas partes: 1) realização do alinhamento entre os conceitos presentes na literatura consagrada sobre inovação e os requisitos dos manuais de acreditação, visando à identificação de similaridades; e 2) coleta de dados em campo nos hospitais, nas marcas de diagnóstico, em cuidados integrados paliativos e nas áreas de gerenciamento da inovação, destacadas no mercado do segmento, por meio de um protocolo dirigido para investigar em profundidade o processo de acreditação e suas relações práticas com os casos de inovação. Os resultados obtidos por meio da análise de conteúdo dos manuais de acreditação mostraram que eles possuem diferentes graus de estímulos à inovação, variando entre 1,9% e 32% de requisitos que empregam termos como melhorias e aperfeiçoamento, alinhados com os conceitos de inovação encontrados no referencial teórico. Entretanto, o estudo de casos múltiplos mostrou que, na prática, as unidades estudadas exploram pouco as possibilidades de conexão entre as disciplinas qualidade/acreditação e as temáticas da inovação, tanto em virtude de um conhecimento heterogêneo sobre os conceitos, nos diferentes níveis hierárquicos da organização, quanto em função do desconhecimento sobre como os manuais de acreditação podem ser fomentadores dessas discussões. Por fim, esta pesquisa trouxe a proposta de como essas conexões podem ser trabalhadas entre as áreas, a fim de que os programas de acreditação sejam também uma origem de práticas inovadoras nas organizações de saúde. Ademais, foi apresentada uma proposta de avaliação e de gestão da inovação, partindo da investigação das relações entre a adoção de programas de acreditação de qualidade nas organizações de saúde e as iniciativas destas quanto às práticas inovadoras.
id USP_4c8c60704395c6411ccfbf9750d8e9ef
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-04122023-204818
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Inovação e acreditação nas organizações de saúde: relações e impactosInnovation and accreditation in health organizations: relationships and impactsAccreditation manualContinuous improvementHealth organizationsInnovationInovaçãoManual de acreditaçãoMelhoria contínuaOrganizações de saúdeProcessesProcessosAs organizações brasileiras de saúde vivenciam um ambiente de heterogeneidade e de alta competitividade que faz com que muitas delas se utilizem de programas de acreditação como forma de diferenciação no mercado. Estes programas possuem um caráter educativo, são voluntários e têm como principal objetivo a melhoria contínua dos processos e dos resultados relacionados aos serviços. Neste contexto de busca pela padronização de práticas e de processos por essas instituições, existe também o interesse pela inovação dos sistemas de saúde, visando agregar, por exemplo, mais qualidade e agilidade à assistência prestada. Assim sendo, o objetivo principal desta pesquisa foi investigar como os programas de acreditação, por meio de seus manuais e requisitos de avaliação, podem contribuir com práticas inovadoras nas organizações de saúde. Os objetivos secundários foram: estabelecer uma conexão conceitual entre a teoria consagrada sobre inovação e os manuais de acreditação do mercado; investigar em campo como a implantação/manutenção dos processos de acreditação de qualidade relaciona-se com a inovação nas unidades de saúde selecionadas, representativas do mercado hospitalar, de diagnóstico e de cuidados integrados e, a partir da análise dos tipos de inovação facilitados ou dificultados nas relações reveladas nos casos analisados, construir uma proposta de orientação às organizações de saúde, referente aos tipos de inovação que podem ser gerados a partir da acreditação. Para tanto, foi realizado um estudo de casos múltiplos em uma instituição de saúde que congrega atendimento hospitalar, diagnóstico (análises clínicas e diagnóstico por imagem) e cuidados integrados a pacientes crônicos. Nestas unidades, foi analisado o estímulo para práticas inovadoras, a partir da acreditação por elas implantada e do grau desse estímulo. O método foi desenhado em duas partes: 1) realização do alinhamento entre os conceitos presentes na literatura consagrada sobre inovação e os requisitos dos manuais de acreditação, visando à identificação de similaridades; e 2) coleta de dados em campo nos hospitais, nas marcas de diagnóstico, em cuidados integrados paliativos e nas áreas de gerenciamento da inovação, destacadas no mercado do segmento, por meio de um protocolo dirigido para investigar em profundidade o processo de acreditação e suas relações práticas com os casos de inovação. Os resultados obtidos por meio da análise de conteúdo dos manuais de acreditação mostraram que eles possuem diferentes graus de estímulos à inovação, variando entre 1,9% e 32% de requisitos que empregam termos como melhorias e aperfeiçoamento, alinhados com os conceitos de inovação encontrados no referencial teórico. Entretanto, o estudo de casos múltiplos mostrou que, na prática, as unidades estudadas exploram pouco as possibilidades de conexão entre as disciplinas qualidade/acreditação e as temáticas da inovação, tanto em virtude de um conhecimento heterogêneo sobre os conceitos, nos diferentes níveis hierárquicos da organização, quanto em função do desconhecimento sobre como os manuais de acreditação podem ser fomentadores dessas discussões. Por fim, esta pesquisa trouxe a proposta de como essas conexões podem ser trabalhadas entre as áreas, a fim de que os programas de acreditação sejam também uma origem de práticas inovadoras nas organizações de saúde. Ademais, foi apresentada uma proposta de avaliação e de gestão da inovação, partindo da investigação das relações entre a adoção de programas de acreditação de qualidade nas organizações de saúde e as iniciativas destas quanto às práticas inovadoras.Brazilian health organizations experience an environment of heterogeneity and high competitiveness that makes many of them use accreditation programs as a way of differentiating themselves in the market. These programs have an educational character, are voluntary and have as their main objective the continuous improvement of processes and results related to services. In this context of search for the standardization of practices and processes by these institutions, there is also an interest in the innovation of health systems, aiming to add, for example, more quality and agility to the assistance provided. Therefore, the main objective of this research was to investigate how accreditation programs, through their manuals and evaluation requirements, can contribute to innovative practices in health organizations. The secondary objectives were: to establish a conceptual connection between the consecrated theory on innovation and the market accreditation manuals; investigate in the field how the implementation/maintenance of quality accreditation processes is related to innovation in selected health units, representative of the hospital, diagnosis and integrated care market and, based on the analysis of the types of innovation facilitated or hindered in the relationships revealed in the analyzed cases, build a proposal for guidance to health organizations, referring to the types of innovation that can be generated from accreditation. Therefore, a multiple case study was carried out in a health institution that brings together hospital care, diagnosis (clinical analysis and imaging diagnosis) and integrated care for chronic patients. In these units, the stimulus for innovative practices was analyzed, based on the accreditation implemented by them and the degree of this stimulus. The method was designed in two parts: 1) performing the alignment between the concepts present in the established literature on innovation and the requirements of the accreditation manuals, aiming to identify similarities; and 2) field data collection in hospitals, diagnostic brands, integrated palliative care and innovation management areas, highlighted in the segment market, through a protocol aimed at investigating in depth the accreditation process and its practical relationships with innovation cases. The results obtained through the content analysis of the accreditation manuals showed that they have different degrees of incentives for innovation, varying between 1.9% and 32% of requirements that use terms such as improvements and improvement, in line with the innovation concepts found in the theoretical framework. However, the study of multiple cases showed that, in practice, the units studied do little to explore the connection possibilities between the disciplines quality/accreditation and the themes of innovation, both because of heterogeneous knowledge about the concepts, at the different hierarchical levels of the organization, and due to lack of knowledge about how accreditation manuals can foster these discussions. Finally, this research proposed how these connections can be worked between areas, so that accreditation programs are also a source of innovative practices in health organizations. Furthermore, a proposal for the evaluation and management of innovation was presented, based on the investigation of the relationships between the adoption of quality accreditation programs in health organizations and their initiatives regarding innovative practices.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTorres Junior, Alvair SilveiraRates, Marianna Iório2023-10-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-04122023-204818/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-12-08T14:02:02Zoai:teses.usp.br:tde-04122023-204818Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-08T14:02:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Inovação e acreditação nas organizações de saúde: relações e impactos
Innovation and accreditation in health organizations: relationships and impacts
title Inovação e acreditação nas organizações de saúde: relações e impactos
spellingShingle Inovação e acreditação nas organizações de saúde: relações e impactos
Rates, Marianna Iório
Accreditation manual
Continuous improvement
Health organizations
Innovation
Inovação
Manual de acreditação
Melhoria contínua
Organizações de saúde
Processes
Processos
title_short Inovação e acreditação nas organizações de saúde: relações e impactos
title_full Inovação e acreditação nas organizações de saúde: relações e impactos
title_fullStr Inovação e acreditação nas organizações de saúde: relações e impactos
title_full_unstemmed Inovação e acreditação nas organizações de saúde: relações e impactos
title_sort Inovação e acreditação nas organizações de saúde: relações e impactos
author Rates, Marianna Iório
author_facet Rates, Marianna Iório
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Torres Junior, Alvair Silveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Rates, Marianna Iório
dc.subject.por.fl_str_mv Accreditation manual
Continuous improvement
Health organizations
Innovation
Inovação
Manual de acreditação
Melhoria contínua
Organizações de saúde
Processes
Processos
topic Accreditation manual
Continuous improvement
Health organizations
Innovation
Inovação
Manual de acreditação
Melhoria contínua
Organizações de saúde
Processes
Processos
description As organizações brasileiras de saúde vivenciam um ambiente de heterogeneidade e de alta competitividade que faz com que muitas delas se utilizem de programas de acreditação como forma de diferenciação no mercado. Estes programas possuem um caráter educativo, são voluntários e têm como principal objetivo a melhoria contínua dos processos e dos resultados relacionados aos serviços. Neste contexto de busca pela padronização de práticas e de processos por essas instituições, existe também o interesse pela inovação dos sistemas de saúde, visando agregar, por exemplo, mais qualidade e agilidade à assistência prestada. Assim sendo, o objetivo principal desta pesquisa foi investigar como os programas de acreditação, por meio de seus manuais e requisitos de avaliação, podem contribuir com práticas inovadoras nas organizações de saúde. Os objetivos secundários foram: estabelecer uma conexão conceitual entre a teoria consagrada sobre inovação e os manuais de acreditação do mercado; investigar em campo como a implantação/manutenção dos processos de acreditação de qualidade relaciona-se com a inovação nas unidades de saúde selecionadas, representativas do mercado hospitalar, de diagnóstico e de cuidados integrados e, a partir da análise dos tipos de inovação facilitados ou dificultados nas relações reveladas nos casos analisados, construir uma proposta de orientação às organizações de saúde, referente aos tipos de inovação que podem ser gerados a partir da acreditação. Para tanto, foi realizado um estudo de casos múltiplos em uma instituição de saúde que congrega atendimento hospitalar, diagnóstico (análises clínicas e diagnóstico por imagem) e cuidados integrados a pacientes crônicos. Nestas unidades, foi analisado o estímulo para práticas inovadoras, a partir da acreditação por elas implantada e do grau desse estímulo. O método foi desenhado em duas partes: 1) realização do alinhamento entre os conceitos presentes na literatura consagrada sobre inovação e os requisitos dos manuais de acreditação, visando à identificação de similaridades; e 2) coleta de dados em campo nos hospitais, nas marcas de diagnóstico, em cuidados integrados paliativos e nas áreas de gerenciamento da inovação, destacadas no mercado do segmento, por meio de um protocolo dirigido para investigar em profundidade o processo de acreditação e suas relações práticas com os casos de inovação. Os resultados obtidos por meio da análise de conteúdo dos manuais de acreditação mostraram que eles possuem diferentes graus de estímulos à inovação, variando entre 1,9% e 32% de requisitos que empregam termos como melhorias e aperfeiçoamento, alinhados com os conceitos de inovação encontrados no referencial teórico. Entretanto, o estudo de casos múltiplos mostrou que, na prática, as unidades estudadas exploram pouco as possibilidades de conexão entre as disciplinas qualidade/acreditação e as temáticas da inovação, tanto em virtude de um conhecimento heterogêneo sobre os conceitos, nos diferentes níveis hierárquicos da organização, quanto em função do desconhecimento sobre como os manuais de acreditação podem ser fomentadores dessas discussões. Por fim, esta pesquisa trouxe a proposta de como essas conexões podem ser trabalhadas entre as áreas, a fim de que os programas de acreditação sejam também uma origem de práticas inovadoras nas organizações de saúde. Ademais, foi apresentada uma proposta de avaliação e de gestão da inovação, partindo da investigação das relações entre a adoção de programas de acreditação de qualidade nas organizações de saúde e as iniciativas destas quanto às práticas inovadoras.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-04122023-204818/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-04122023-204818/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090393731497984