Política pública e qualidade de vida: um estudo sobre os grupos de ginástica da Prefeitura Municipal de Valinhos - SP
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100139/tde-10062019-104839/ |
Resumo: | O presente estudo objetiva analisar a influência da atividade física regular orientada, enquanto vertente da política pública de esporte e lazer, na qualidade de vida das praticantes, por meio de uma pesquisa-ação nos grupos de ginástica da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Valinhos - SP. Participaram da pesquisa, 244 alunas, na faixa etária de 35 a 74 anos de idade. Para coleta dos dados, utilizou-se a combinação de abordagem qualitativa e quantitativa, sendo que o principal enfoque ocorreu na análise qualitativa. Quantitativamente, utilizou-se o Instrumento de Avaliação da Qualidade de Vida da Organização Mundial da Saúde versão abreviada (WHOQOL bref), objetivando caracterizar a qualidade de vida das alunas, e qualitativamente, realizou-se uma sessão de grupo focal em duas turmas selecionadas utilizando-se o critério de classe social em situações inversas, com o objetivo de identificar, prioritariamente, os motivos de adesão e permanência das alunas nos grupos de ginástica, bem como, entender o significado dessa participação para elas, entender os pontos fortes e fracos da modalidade ginástica, enquanto política pública municipal, identificar o que significa qualidade de vida para as alunas e se elas utilizam outros equipamentos de esporte e lazer ou se realizam outras atividades físicas orientadas ou autônomas, nessa etapa, participaram apenas 20 alunas, com faixa etária de 44 a 65 anos. Em análise dos resultados, verificou-se que nos dois grupos a adesão ocorreu principalmente por indicação de alunas já praticantes ou por indicação médica, também se constatou que em ambos os grupos, o principal motivo de permanência das alunas é o entendimento do momento aula de ginástica enquanto um espaço de sociabilização, transformando a participação nas aulas em um momento de encontro e trocas, bem como na possibilidade de sair de casa, fazer novas amizades, conversar com pessoas diferentes, distrair-se e pertencer a um grupo. Em segundo plano, também objetivam cuidar da saúde física e psicológica. Dessa forma, pode-se perceber que para as alunas, participar das aulas de ginástica representa principalmente um momento de lazer, e este se constitui um importante dispositivo de promoção da saúde, prioritariamente por seus benefícios psicológicos. Para finalizar, pode-se dizer que o principal significado para as alunas de ginástica do bairro Morada do Sol é que o grupo representa uma família e para as alunas de ginástica do Jardim Pinheiros, um momento de trocas e sociabilização, e em ambos os grupos, o seu significado para as praticantes influencia positivamente na qualidade de vida, por intermédio dos benefícios psicossociais proporcionados pela prática de atividade física orientada em grupo, e apesar das diferenças socioeconômicas refletirem nas oportunidades de vivências em atividade física desde a infância até o momento atual, os critérios para adesão e permanência no grupo de ginástica foram similares nos dois bairros |
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Política pública e qualidade de vida: um estudo sobre os grupos de ginástica da Prefeitura Municipal de Valinhos - SPPublic policy and quality of life: a study about the gymnastics groups of the City Hall of Valinhos - SPAtividade físicaGinásticaGymnasticsLazerLeisurePhysical activityPolítica públicaPublic policyQualidade de vidaQuality of lifeO presente estudo objetiva analisar a influência da atividade física regular orientada, enquanto vertente da política pública de esporte e lazer, na qualidade de vida das praticantes, por meio de uma pesquisa-ação nos grupos de ginástica da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Valinhos - SP. Participaram da pesquisa, 244 alunas, na faixa etária de 35 a 74 anos de idade. Para coleta dos dados, utilizou-se a combinação de abordagem qualitativa e quantitativa, sendo que o principal enfoque ocorreu na análise qualitativa. Quantitativamente, utilizou-se o Instrumento de Avaliação da Qualidade de Vida da Organização Mundial da Saúde versão abreviada (WHOQOL bref), objetivando caracterizar a qualidade de vida das alunas, e qualitativamente, realizou-se uma sessão de grupo focal em duas turmas selecionadas utilizando-se o critério de classe social em situações inversas, com o objetivo de identificar, prioritariamente, os motivos de adesão e permanência das alunas nos grupos de ginástica, bem como, entender o significado dessa participação para elas, entender os pontos fortes e fracos da modalidade ginástica, enquanto política pública municipal, identificar o que significa qualidade de vida para as alunas e se elas utilizam outros equipamentos de esporte e lazer ou se realizam outras atividades físicas orientadas ou autônomas, nessa etapa, participaram apenas 20 alunas, com faixa etária de 44 a 65 anos. Em análise dos resultados, verificou-se que nos dois grupos a adesão ocorreu principalmente por indicação de alunas já praticantes ou por indicação médica, também se constatou que em ambos os grupos, o principal motivo de permanência das alunas é o entendimento do momento aula de ginástica enquanto um espaço de sociabilização, transformando a participação nas aulas em um momento de encontro e trocas, bem como na possibilidade de sair de casa, fazer novas amizades, conversar com pessoas diferentes, distrair-se e pertencer a um grupo. Em segundo plano, também objetivam cuidar da saúde física e psicológica. Dessa forma, pode-se perceber que para as alunas, participar das aulas de ginástica representa principalmente um momento de lazer, e este se constitui um importante dispositivo de promoção da saúde, prioritariamente por seus benefícios psicológicos. Para finalizar, pode-se dizer que o principal significado para as alunas de ginástica do bairro Morada do Sol é que o grupo representa uma família e para as alunas de ginástica do Jardim Pinheiros, um momento de trocas e sociabilização, e em ambos os grupos, o seu significado para as praticantes influencia positivamente na qualidade de vida, por intermédio dos benefícios psicossociais proporcionados pela prática de atividade física orientada em grupo, e apesar das diferenças socioeconômicas refletirem nas oportunidades de vivências em atividade física desde a infância até o momento atual, os critérios para adesão e permanência no grupo de ginástica foram similares nos dois bairrosThe present study aims to analyze the influence of regular physical activity oriented as a strand of sports and leisure public policy in the quality of life of the practitioners, through an action research in the gymnastics groups of the Sports and Leisure Department of the City Hall of Valinhos - SP. A total of 244 students participated in the study, ranging from 35 to 74 years old. For data collection, the combination of qualitative and quantitative approaches was used, and the main focus was on the qualitative analysis. Quantitatively, was used the World Health Organization instrument to evaluate quality of life - abbreviate version (WHOQOL- bref), aiming to characterize the quality of life of the students, and qualitatively, a focus group session was held in two classes selected using the social class criterion in inverse situations, with the objective of identifying, primarily, the reasons for adherence and permanence of the students in the gymnastic groups, as well as to understand the meaning of this participation for them, to understand the strengths and weak gymnastics, as a municipal public policy, identify what quality of life means for the students and if they use other sports and leisure equipment or if they perform other physical activities oriented or autonomous, in this stage, participated only 20 students, with the range age from 44 to 65 years old. In the analysis of the results, it was verified that in both groups adherence occurred mainly by indication of students already practicing or by medical indication, it was also found that in both groups, the main reason for the students\' stay is the understanding of the moment of class gymnastics as a space for sociability, transforming participation in classes in a time of meeting and exchanges, as well as the possibility of leaving home, making new friends, talking to different people, being distracted and belonging to a group. In the background, they also aim to take care of physical and psychological health. In this way, it can be noticed that for the students, participating in the gym classes represents mainly a leisure moment, and this constitutes an important device for promotion health, primarily for its psychological benefits. To conclude, it can be said that the main meaning for gymnastics students from Morada do Sol neighborhood is that the group represents a family and for the gymnastics students from Jardim Pinheiros, a moment of exchange and sociability, and in both groups, its meaning for practitioners positively influences the quality of life through the psychosocial benefits provided by the practice of group-oriented physical activity, and although socioeconomic differences reflect in the opportunities of physical activity experiences from childhood to the present moment, the reasons for adherence and permanence in the gymnastic group were similar in the both neighborhoodsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPacheco, Reinaldo Tadeu BoscoloMelo, Caroline Giolo de2019-04-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100139/tde-10062019-104839/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-01T18:02:02Zoai:teses.usp.br:tde-10062019-104839Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-01T18:02:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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