A elaboração de sequências didáticas para o ensino de mandarim como língua estrangeira para crianças brasileiras de segundo a quarto ano do ensino fundamental I
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8163/tde-04102022-153226/ |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo a elaboração de um conjunto de sequências didáticas para ensino-aprendizagem de mandarim como língua estrangeira para crianças brasileiras, com faixa etária entre sete e nove anos, por meio de gêneros orais e escritos. O notável aumento da procura do ensino do mandarim para a faixa etária citada nos trouxe questionamentos a respeito dos instrumentos disponíveis para o ensino do idioma e a viabilidade de seu uso. Dada a escassez de materiais didáticos existentes em português para o ensino de mandarim para crianças, nossa proposta foi criar um conjunto de sequências didáticas para alunos iniciantes que atendam às demandas desse grupo. Assim, nosso propósito foi apresentar novas estratégias de ensino com base nas reflexões de Vigotski (2007; 2008; 2014), que trata da valorização da interação sócio-histórico-cultural e apresenta os conceitos de instrumento e zona de desenvolvimento proximal. Nesse sentido, nosso foco esteve na criação e preparação das sequências didáticas como instrumentos de mediação, que valorizassem a cultura e o contexto social e histórico. Para tanto, também nos embasamos no quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999) de forma a compreender o agir humano por meio da linguagem e empregamos essa mesma teoria para a elaboração de modelos didáticos conforme proposto por De Pietro e Schneuwly (2003) e Dolz e Gagnon (2015). Os modelos elaborados neste trabalho foram utilizados como base para as sequências didáticas, tal como apresentado por Schneuwly e Dolz (2004), que veem as sequências didáticas como ferramentas de mediação para o trabalho em sala de aula. Foram elaborados quatro modelos didáticos e suas respectivas sequências didáticas para trabalhar com os gêneros parlenda, adivinha, história infantil e tutorial, procurando focar nas narrativas da vida que se vive (Marx, Engels [1989] 2002), com o objetivo de aproximar as crianças de um idioma tão distante por meio de gêneros que já fazem parte de seu cotidiano. O trabalho principal foi realizado no sentido de que as crianças pudessem não só internalizar vocabulário, mas também aprender elementos culturais intrínsecos à língua. Sustentamos que as crianças que estejam inseridas em um contexto de aulas de idiomas podem também, além de aprender uma língua estrangeira de uma maneira lúdica e permeada de fruição, dominar as capacidades de linguagem expandindo o uso destas para fora do contexto escolar. |
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A elaboração de sequências didáticas para o ensino de mandarim como língua estrangeira para crianças brasileiras de segundo a quarto ano do ensino fundamental IThe elaboration of didactic sequences for the teaching of Mandarin as a foreign language for Brazilian children in elementary school from the second through fourth gradesEnsino-aprendizagemGênero textualMandarim LEMandarin as a foreign language for childrenSequências didáticasTeaching-learningTextual genreEsta dissertação tem como objetivo a elaboração de um conjunto de sequências didáticas para ensino-aprendizagem de mandarim como língua estrangeira para crianças brasileiras, com faixa etária entre sete e nove anos, por meio de gêneros orais e escritos. O notável aumento da procura do ensino do mandarim para a faixa etária citada nos trouxe questionamentos a respeito dos instrumentos disponíveis para o ensino do idioma e a viabilidade de seu uso. Dada a escassez de materiais didáticos existentes em português para o ensino de mandarim para crianças, nossa proposta foi criar um conjunto de sequências didáticas para alunos iniciantes que atendam às demandas desse grupo. Assim, nosso propósito foi apresentar novas estratégias de ensino com base nas reflexões de Vigotski (2007; 2008; 2014), que trata da valorização da interação sócio-histórico-cultural e apresenta os conceitos de instrumento e zona de desenvolvimento proximal. Nesse sentido, nosso foco esteve na criação e preparação das sequências didáticas como instrumentos de mediação, que valorizassem a cultura e o contexto social e histórico. Para tanto, também nos embasamos no quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999) de forma a compreender o agir humano por meio da linguagem e empregamos essa mesma teoria para a elaboração de modelos didáticos conforme proposto por De Pietro e Schneuwly (2003) e Dolz e Gagnon (2015). 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Sustentamos que as crianças que estejam inseridas em um contexto de aulas de idiomas podem também, além de aprender uma língua estrangeira de uma maneira lúdica e permeada de fruição, dominar as capacidades de linguagem expandindo o uso destas para fora do contexto escolar.This dissertation aimed to develop a set of didactic sequences for the teaching and learning of Mandarin as a foreign language for Brazilian children, ages seven to nine years old, through oral and written genres. The remarkable increase in demand for teaching Mandarin for the aforementioned age group brought up questions about the instruments available for teaching the language and the feasibility of its use. Given the scarcity of existing didactic materials in Portuguese for teaching Mandarin to children, our proposal was to create a set of didactic sequences for beginner students that meet the demands of this group. Thus, our purpose was to present new teaching strategies based on Vigotski\'s reflections (2007; 2008; 2014), which deals with the valorization of social-cultural-historical interactions and presents the concepts of instrument and zone of proximal development. In this regard, our focus was on the creation and preparation of didactic sequences as mediation tools that value the culture and the sociohistorical context. To this end, we also based ourselves on the theoretical-methodological framework of Socio-discursive Interactionism (BRONCKART, 1999) in order to understand human action through language and we used the same theory to develop didactic models as proposed by De Pietro and Schneuwly (2003) and Dolz and Gagnon (2015). The models developed in this work were used as a basis for the didactic sequences, as presented by Schneuwly and Dolz (2004), who see didactic sequences as mediation tools for classroom work. Four didactic models and their respective didactic sequences were elaborated to work with the genres of childlore, riddles, children\'s stories and tutorials, trying to focus on the narratives of the life that is lived (Marx, Engels [1989] 2002), with the aim of bringing children together with such a distant language through genres that are already part of their daily lives. The main work was carried out in the context that not only could children internalize vocabulary, but also learn cultural elements intrinsic to the language. We argue that children who are inserted in the language school context can also master language skills expanding their use outside of that context in addition to learning a foreign language in a playful way, permeated with enjoyment.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPHawi, Mona MohamadMurari, Thais C.2022-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8163/tde-04102022-153226/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-10-04T18:41:44Zoai:teses.usp.br:tde-04102022-153226Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-10-04T18:41:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Esta dissertação tem como objetivo a elaboração de um conjunto de sequências didáticas para ensino-aprendizagem de mandarim como língua estrangeira para crianças brasileiras, com faixa etária entre sete e nove anos, por meio de gêneros orais e escritos. O notável aumento da procura do ensino do mandarim para a faixa etária citada nos trouxe questionamentos a respeito dos instrumentos disponíveis para o ensino do idioma e a viabilidade de seu uso. Dada a escassez de materiais didáticos existentes em português para o ensino de mandarim para crianças, nossa proposta foi criar um conjunto de sequências didáticas para alunos iniciantes que atendam às demandas desse grupo. Assim, nosso propósito foi apresentar novas estratégias de ensino com base nas reflexões de Vigotski (2007; 2008; 2014), que trata da valorização da interação sócio-histórico-cultural e apresenta os conceitos de instrumento e zona de desenvolvimento proximal. Nesse sentido, nosso foco esteve na criação e preparação das sequências didáticas como instrumentos de mediação, que valorizassem a cultura e o contexto social e histórico. Para tanto, também nos embasamos no quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999) de forma a compreender o agir humano por meio da linguagem e empregamos essa mesma teoria para a elaboração de modelos didáticos conforme proposto por De Pietro e Schneuwly (2003) e Dolz e Gagnon (2015). Os modelos elaborados neste trabalho foram utilizados como base para as sequências didáticas, tal como apresentado por Schneuwly e Dolz (2004), que veem as sequências didáticas como ferramentas de mediação para o trabalho em sala de aula. Foram elaborados quatro modelos didáticos e suas respectivas sequências didáticas para trabalhar com os gêneros parlenda, adivinha, história infantil e tutorial, procurando focar nas narrativas da vida que se vive (Marx, Engels [1989] 2002), com o objetivo de aproximar as crianças de um idioma tão distante por meio de gêneros que já fazem parte de seu cotidiano. O trabalho principal foi realizado no sentido de que as crianças pudessem não só internalizar vocabulário, mas também aprender elementos culturais intrínsecos à língua. Sustentamos que as crianças que estejam inseridas em um contexto de aulas de idiomas podem também, além de aprender uma língua estrangeira de uma maneira lúdica e permeada de fruição, dominar as capacidades de linguagem expandindo o uso destas para fora do contexto escolar. |
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