Automação portuária e segurança do trabalho.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Aureo Emanuel Pasqualeto
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-22062016-080239/
Resumo: Este trabalho objetiva contribuir ao estudo da automação portuária e sua influência na evolução dos acidentes do trabalho. A automação - sobrepondo-se à mecanização - desloca o homem no trabalho e do trabalho. Na contextualização fundamentam-se em retrospectiva e perspectiva aspectos do trabalho humano, da automação e fatores que configuram a atual complexidade do meio ambiente do trabalho portuário. A análise relaciona ocorrências aos processos de movimentação em porto das principais modalidades de cargas: granéis sólidos, granéis líquidos, contêineres e carga geral, apresentados na proposta METARAP - Metodologia de uso da Automação para a Redução de Acidentes Portuários. Para quantificar e permitir uma discussão sustentada utilizou-se dados de atividades dos TPAs -Trabalhadores Portuários Avulsos no Porto de Santos, no período 2009-2014, no qual foram aplicados mais de 30 milhões de homens hora de trabalho. Pelo conhecimento dos acidentes ocorridos, constatou-se redução de 53,97% na taxa de frequência e de 39,45% na taxa de gravidade, calculados por milhão de horas de exposição ao risco. São fatores referenciais da efetividade das ações desenvolvidas nesse sítio. Discute-se a importância da Segurança do Trabalho; o Meio Ambiente do Trabalho num contexto de progressiva automação de processos de produção; a importância de novas tecnologias e potencial para alcançar e consolidar sistemas ultra seguros em terminais e portos; e a ação efetiva da gestão e equipes de segurança do trabalho e da conscientização do trabalhador. Adicionalmente indicamse possibilidades de continuidade dos estudos.
id USP_4d62b31cd89132db17afce780c2b5dec
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-22062016-080239
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Automação portuária e segurança do trabalho.Port automation and work safety.Automação portuáriaMethodologyMetodologiaPort automationSegurança no trabalhoTechnologies for prevention of accidentsTecnologias para prevenção de acidentesWorkplace safetyEste trabalho objetiva contribuir ao estudo da automação portuária e sua influência na evolução dos acidentes do trabalho. A automação - sobrepondo-se à mecanização - desloca o homem no trabalho e do trabalho. Na contextualização fundamentam-se em retrospectiva e perspectiva aspectos do trabalho humano, da automação e fatores que configuram a atual complexidade do meio ambiente do trabalho portuário. A análise relaciona ocorrências aos processos de movimentação em porto das principais modalidades de cargas: granéis sólidos, granéis líquidos, contêineres e carga geral, apresentados na proposta METARAP - Metodologia de uso da Automação para a Redução de Acidentes Portuários. Para quantificar e permitir uma discussão sustentada utilizou-se dados de atividades dos TPAs -Trabalhadores Portuários Avulsos no Porto de Santos, no período 2009-2014, no qual foram aplicados mais de 30 milhões de homens hora de trabalho. Pelo conhecimento dos acidentes ocorridos, constatou-se redução de 53,97% na taxa de frequência e de 39,45% na taxa de gravidade, calculados por milhão de horas de exposição ao risco. São fatores referenciais da efetividade das ações desenvolvidas nesse sítio. Discute-se a importância da Segurança do Trabalho; o Meio Ambiente do Trabalho num contexto de progressiva automação de processos de produção; a importância de novas tecnologias e potencial para alcançar e consolidar sistemas ultra seguros em terminais e portos; e a ação efetiva da gestão e equipes de segurança do trabalho e da conscientização do trabalhador. Adicionalmente indicamse possibilidades de continuidade dos estudos.This study aims to contribute to the improvement of port automation and its influence in the evolution of the labor accidents. Automation - overlapping with mechanization - moves the man at work and from work, both by increasing production and reducing port jobs. The contextualization is based on the aspects of human labor in retrospective and perspective, automation and factors that configure the current complexity of the environment of the port labor. The analysis relates the events to handling processes at port of main types of cargo: dry bulk, liquid bulk, containers and general cargo, presented in METARAP proposal - Methodology to the use of Automation for Port Accident Reduction. To quantify and allow a sustained discussion, it was used data from TPAs activities - Port Temporary Workers at the Port of Santos, in the period 2009-2014, in which was applied over 30 million men working hours. By knowing the accidents, there was a reduction of 53.97% in the frequency rate and 39.45% in the severity rate, calculated per million hours of exposure to risk. They are reference factors of the effectiveness of actions taken at that site. It is discussed the importance of Occupational Safety; Environment Labor in a context of progressive automation of production processes; the importance of new technologies and potential to achieve and consolidate ultra-safe systems in ports and terminals; and the effective action of management of Workplace Safety Team and worker awareness. Additionally, the possibility of further studies is indicated. .Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPDias, Eduardo MarioFigueiredo, Aureo Emanuel Pasqualeto2015-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-22062016-080239/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:03:48Zoai:teses.usp.br:tde-22062016-080239Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:03:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Automação portuária e segurança do trabalho.
Port automation and work safety.
title Automação portuária e segurança do trabalho.
spellingShingle Automação portuária e segurança do trabalho.
Figueiredo, Aureo Emanuel Pasqualeto
Automação portuária
Methodology
Metodologia
Port automation
Segurança no trabalho
Technologies for prevention of accidents
Tecnologias para prevenção de acidentes
Workplace safety
title_short Automação portuária e segurança do trabalho.
title_full Automação portuária e segurança do trabalho.
title_fullStr Automação portuária e segurança do trabalho.
title_full_unstemmed Automação portuária e segurança do trabalho.
title_sort Automação portuária e segurança do trabalho.
author Figueiredo, Aureo Emanuel Pasqualeto
author_facet Figueiredo, Aureo Emanuel Pasqualeto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Eduardo Mario
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Aureo Emanuel Pasqualeto
dc.subject.por.fl_str_mv Automação portuária
Methodology
Metodologia
Port automation
Segurança no trabalho
Technologies for prevention of accidents
Tecnologias para prevenção de acidentes
Workplace safety
topic Automação portuária
Methodology
Metodologia
Port automation
Segurança no trabalho
Technologies for prevention of accidents
Tecnologias para prevenção de acidentes
Workplace safety
description Este trabalho objetiva contribuir ao estudo da automação portuária e sua influência na evolução dos acidentes do trabalho. A automação - sobrepondo-se à mecanização - desloca o homem no trabalho e do trabalho. Na contextualização fundamentam-se em retrospectiva e perspectiva aspectos do trabalho humano, da automação e fatores que configuram a atual complexidade do meio ambiente do trabalho portuário. A análise relaciona ocorrências aos processos de movimentação em porto das principais modalidades de cargas: granéis sólidos, granéis líquidos, contêineres e carga geral, apresentados na proposta METARAP - Metodologia de uso da Automação para a Redução de Acidentes Portuários. Para quantificar e permitir uma discussão sustentada utilizou-se dados de atividades dos TPAs -Trabalhadores Portuários Avulsos no Porto de Santos, no período 2009-2014, no qual foram aplicados mais de 30 milhões de homens hora de trabalho. Pelo conhecimento dos acidentes ocorridos, constatou-se redução de 53,97% na taxa de frequência e de 39,45% na taxa de gravidade, calculados por milhão de horas de exposição ao risco. São fatores referenciais da efetividade das ações desenvolvidas nesse sítio. Discute-se a importância da Segurança do Trabalho; o Meio Ambiente do Trabalho num contexto de progressiva automação de processos de produção; a importância de novas tecnologias e potencial para alcançar e consolidar sistemas ultra seguros em terminais e portos; e a ação efetiva da gestão e equipes de segurança do trabalho e da conscientização do trabalhador. Adicionalmente indicamse possibilidades de continuidade dos estudos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-22062016-080239/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-22062016-080239/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257272561958912