\"Contribuição ao Ensino de Estrutura nas Escolas de Arquitetura\"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebello, Yopanan Conrado Pereira
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-12092024-115547/
Resumo: O conhecimento de estrutura para o profissional arquiteto, além de necessário para soluções arquitetônicas coerentes, é também, uma ferramenta utilíssima no desenvolvimento de soluções arrojadas e inovadoras. Entretanto, este conhecimento, é atualmente obtido de maneira fragmentada e muitas vezes improvisada. O jovem arquiteto sai da escola conhecendo uma série de soluções estruturais, mas não sabe como aplicá-las de maneira adequada, quando se defronta com seus primeiros projetos profissionais. Esta situação é sentida por professores e alunos. Experiências didáticas são feitas, usando o professor sua intuição, mas não são adequadamente controladas, pelo desconhecimento, por parte deste professor, dos mecanismos didático-pedagógicos adequados. Este trabalho analisa a situação presente do ensino de estrutura, através de pesquisa com professores, alunos e currículos de cinco escolas de arquitetura. A partir desta análise identifica os pontos positivos e negativos do ensino atual e propõe, embasado em conhecimentos teóricos didáticos-pedagógicos, um novo curso de estrutura em escolas de arquitetura visando o real aprendizado do aluno de forma a atingir sua independência no conhecimento.
id USP_4e02e6c49612a8341158d911a70cb415
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-12092024-115547
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling \"Contribuição ao Ensino de Estrutura nas Escolas de Arquitetura\"Not availableESCOLAS (ARQUITETURA)Not availableO conhecimento de estrutura para o profissional arquiteto, além de necessário para soluções arquitetônicas coerentes, é também, uma ferramenta utilíssima no desenvolvimento de soluções arrojadas e inovadoras. Entretanto, este conhecimento, é atualmente obtido de maneira fragmentada e muitas vezes improvisada. O jovem arquiteto sai da escola conhecendo uma série de soluções estruturais, mas não sabe como aplicá-las de maneira adequada, quando se defronta com seus primeiros projetos profissionais. Esta situação é sentida por professores e alunos. Experiências didáticas são feitas, usando o professor sua intuição, mas não são adequadamente controladas, pelo desconhecimento, por parte deste professor, dos mecanismos didático-pedagógicos adequados. Este trabalho analisa a situação presente do ensino de estrutura, através de pesquisa com professores, alunos e currículos de cinco escolas de arquitetura. A partir desta análise identifica os pontos positivos e negativos do ensino atual e propõe, embasado em conhecimentos teóricos didáticos-pedagógicos, um novo curso de estrutura em escolas de arquitetura visando o real aprendizado do aluno de forma a atingir sua independência no conhecimento.The knowledge of structure to Architects, beyond necessary for coherent architectonics solutions, is, too, a very helpful tool for development of new and fearless solutions. But, this knowledge is got, at this moment, in a fragmented and improvised way. A new architect lets the School knowing a lot of structural solutions, but doesn\'t know how to apply them in his profissional designs. This situation is feeling by teachers and students. Didactics experiences are made, with the teachers using their intuition, but not correctely controlled, dueto teachers\' ignorance of didactics and pedagogics toys. This work examines the present situation of the teaching of Structure through an inquiring made with teachers, students and curriculums of tive Schools of Architecture. From this analysis identifies the positives and negatives points of the present teaching and proposes, based on theorics didactics and pedagogics knowledges, a new course of Structure in Schools of Architecture, seeking an actual leaming and the students\' independence in the knowledge.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMargarido, Aluizio FontanaRebello, Yopanan Conrado Pereira1993-05-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-12092024-115547/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-09-12T15:00:02Zoai:teses.usp.br:tde-12092024-115547Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-09-12T15:00:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv \"Contribuição ao Ensino de Estrutura nas Escolas de Arquitetura\"
Not available
title \"Contribuição ao Ensino de Estrutura nas Escolas de Arquitetura\"
spellingShingle \"Contribuição ao Ensino de Estrutura nas Escolas de Arquitetura\"
Rebello, Yopanan Conrado Pereira
ESCOLAS (ARQUITETURA)
Not available
title_short \"Contribuição ao Ensino de Estrutura nas Escolas de Arquitetura\"
title_full \"Contribuição ao Ensino de Estrutura nas Escolas de Arquitetura\"
title_fullStr \"Contribuição ao Ensino de Estrutura nas Escolas de Arquitetura\"
title_full_unstemmed \"Contribuição ao Ensino de Estrutura nas Escolas de Arquitetura\"
title_sort \"Contribuição ao Ensino de Estrutura nas Escolas de Arquitetura\"
author Rebello, Yopanan Conrado Pereira
author_facet Rebello, Yopanan Conrado Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Margarido, Aluizio Fontana
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebello, Yopanan Conrado Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv ESCOLAS (ARQUITETURA)
Not available
topic ESCOLAS (ARQUITETURA)
Not available
description O conhecimento de estrutura para o profissional arquiteto, além de necessário para soluções arquitetônicas coerentes, é também, uma ferramenta utilíssima no desenvolvimento de soluções arrojadas e inovadoras. Entretanto, este conhecimento, é atualmente obtido de maneira fragmentada e muitas vezes improvisada. O jovem arquiteto sai da escola conhecendo uma série de soluções estruturais, mas não sabe como aplicá-las de maneira adequada, quando se defronta com seus primeiros projetos profissionais. Esta situação é sentida por professores e alunos. Experiências didáticas são feitas, usando o professor sua intuição, mas não são adequadamente controladas, pelo desconhecimento, por parte deste professor, dos mecanismos didático-pedagógicos adequados. Este trabalho analisa a situação presente do ensino de estrutura, através de pesquisa com professores, alunos e currículos de cinco escolas de arquitetura. A partir desta análise identifica os pontos positivos e negativos do ensino atual e propõe, embasado em conhecimentos teóricos didáticos-pedagógicos, um novo curso de estrutura em escolas de arquitetura visando o real aprendizado do aluno de forma a atingir sua independência no conhecimento.
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993-05-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-12092024-115547/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-12092024-115547/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256504883740672