\"Contribuição ao Ensino de Estrutura nas Escolas de Arquitetura\"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1993 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-12092024-115547/ |
Resumo: | O conhecimento de estrutura para o profissional arquiteto, além de necessário para soluções arquitetônicas coerentes, é também, uma ferramenta utilíssima no desenvolvimento de soluções arrojadas e inovadoras. Entretanto, este conhecimento, é atualmente obtido de maneira fragmentada e muitas vezes improvisada. O jovem arquiteto sai da escola conhecendo uma série de soluções estruturais, mas não sabe como aplicá-las de maneira adequada, quando se defronta com seus primeiros projetos profissionais. Esta situação é sentida por professores e alunos. Experiências didáticas são feitas, usando o professor sua intuição, mas não são adequadamente controladas, pelo desconhecimento, por parte deste professor, dos mecanismos didático-pedagógicos adequados. Este trabalho analisa a situação presente do ensino de estrutura, através de pesquisa com professores, alunos e currículos de cinco escolas de arquitetura. A partir desta análise identifica os pontos positivos e negativos do ensino atual e propõe, embasado em conhecimentos teóricos didáticos-pedagógicos, um novo curso de estrutura em escolas de arquitetura visando o real aprendizado do aluno de forma a atingir sua independência no conhecimento. |
id |
USP_4e02e6c49612a8341158d911a70cb415 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-12092024-115547 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
\"Contribuição ao Ensino de Estrutura nas Escolas de Arquitetura\"Not availableESCOLAS (ARQUITETURA)Not availableO conhecimento de estrutura para o profissional arquiteto, além de necessário para soluções arquitetônicas coerentes, é também, uma ferramenta utilíssima no desenvolvimento de soluções arrojadas e inovadoras. Entretanto, este conhecimento, é atualmente obtido de maneira fragmentada e muitas vezes improvisada. O jovem arquiteto sai da escola conhecendo uma série de soluções estruturais, mas não sabe como aplicá-las de maneira adequada, quando se defronta com seus primeiros projetos profissionais. Esta situação é sentida por professores e alunos. Experiências didáticas são feitas, usando o professor sua intuição, mas não são adequadamente controladas, pelo desconhecimento, por parte deste professor, dos mecanismos didático-pedagógicos adequados. Este trabalho analisa a situação presente do ensino de estrutura, através de pesquisa com professores, alunos e currículos de cinco escolas de arquitetura. A partir desta análise identifica os pontos positivos e negativos do ensino atual e propõe, embasado em conhecimentos teóricos didáticos-pedagógicos, um novo curso de estrutura em escolas de arquitetura visando o real aprendizado do aluno de forma a atingir sua independência no conhecimento.The knowledge of structure to Architects, beyond necessary for coherent architectonics solutions, is, too, a very helpful tool for development of new and fearless solutions. But, this knowledge is got, at this moment, in a fragmented and improvised way. A new architect lets the School knowing a lot of structural solutions, but doesn\'t know how to apply them in his profissional designs. This situation is feeling by teachers and students. Didactics experiences are made, with the teachers using their intuition, but not correctely controlled, dueto teachers\' ignorance of didactics and pedagogics toys. This work examines the present situation of the teaching of Structure through an inquiring made with teachers, students and curriculums of tive Schools of Architecture. From this analysis identifies the positives and negatives points of the present teaching and proposes, based on theorics didactics and pedagogics knowledges, a new course of Structure in Schools of Architecture, seeking an actual leaming and the students\' independence in the knowledge.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMargarido, Aluizio FontanaRebello, Yopanan Conrado Pereira1993-05-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-12092024-115547/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-09-12T15:00:02Zoai:teses.usp.br:tde-12092024-115547Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-09-12T15:00:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
\"Contribuição ao Ensino de Estrutura nas Escolas de Arquitetura\" Not available |
title |
\"Contribuição ao Ensino de Estrutura nas Escolas de Arquitetura\" |
spellingShingle |
\"Contribuição ao Ensino de Estrutura nas Escolas de Arquitetura\" Rebello, Yopanan Conrado Pereira ESCOLAS (ARQUITETURA) Not available |
title_short |
\"Contribuição ao Ensino de Estrutura nas Escolas de Arquitetura\" |
title_full |
\"Contribuição ao Ensino de Estrutura nas Escolas de Arquitetura\" |
title_fullStr |
\"Contribuição ao Ensino de Estrutura nas Escolas de Arquitetura\" |
title_full_unstemmed |
\"Contribuição ao Ensino de Estrutura nas Escolas de Arquitetura\" |
title_sort |
\"Contribuição ao Ensino de Estrutura nas Escolas de Arquitetura\" |
author |
Rebello, Yopanan Conrado Pereira |
author_facet |
Rebello, Yopanan Conrado Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Margarido, Aluizio Fontana |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rebello, Yopanan Conrado Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ESCOLAS (ARQUITETURA) Not available |
topic |
ESCOLAS (ARQUITETURA) Not available |
description |
O conhecimento de estrutura para o profissional arquiteto, além de necessário para soluções arquitetônicas coerentes, é também, uma ferramenta utilíssima no desenvolvimento de soluções arrojadas e inovadoras. Entretanto, este conhecimento, é atualmente obtido de maneira fragmentada e muitas vezes improvisada. O jovem arquiteto sai da escola conhecendo uma série de soluções estruturais, mas não sabe como aplicá-las de maneira adequada, quando se defronta com seus primeiros projetos profissionais. Esta situação é sentida por professores e alunos. Experiências didáticas são feitas, usando o professor sua intuição, mas não são adequadamente controladas, pelo desconhecimento, por parte deste professor, dos mecanismos didático-pedagógicos adequados. Este trabalho analisa a situação presente do ensino de estrutura, através de pesquisa com professores, alunos e currículos de cinco escolas de arquitetura. A partir desta análise identifica os pontos positivos e negativos do ensino atual e propõe, embasado em conhecimentos teóricos didáticos-pedagógicos, um novo curso de estrutura em escolas de arquitetura visando o real aprendizado do aluno de forma a atingir sua independência no conhecimento. |
publishDate |
1993 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1993-05-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-12092024-115547/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-12092024-115547/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256504883740672 |