Treinamento em memória operacional espacial em ratos idosos: efeitos na ansiedade, habituação e densidade de células no hipocampo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/41/41135/tde-15032016-113754/ |
Resumo: | O envelhecimento torna a memória particularmente vulnerável e em roedores, induz déficits no desempenho de tarefas que envolvem memória espacial e operacional. Além disso, o envelhecimento está associado a uma diminuição dos comportamentos exploratórios e com aumento na linha de base da ansiedade. Estratégias que visem à prevenção dos transtornos de ansiedade e deficiências cognitivas proporcionando a melhoria da qualidade de vida de idosos são de grande valia. O treinamento cognitivo previne processos de neurodegeneração e perdas da função hipocampal, promovendo uma melhora no desempenho de habilidades cognitivas. Porém, pouco se sabe como o treino em uma tarefa específica afeta outros aspectos cognitivos e emocionais. Para testar os efeitos do treinamento em uma tarefa de memória operacional espacial na ansiedade, habituação e na densidade de células no hipocampo de ratos foram utilizados quatro grupos de animais. Ratos idosos e jovens treinados na tarefa de memória operacional (dependente do hipocampo) e idosos e jovens treinados em uma tarefa com pista visível (independente do hipocampo) no labirinto aquático de Morris (LAM). Após o término dos treinos os animais foram exposto ao teste e re−teste no labirinto em cruz elevado (LCE) e ao teste em campo aberto (TCA). Outros animais após os treinos foram perfundidos e os hipocampos foram processados em coloração de Nissl para quantificação da densidade de células no hipocampo. Ocorreu um prejuízo na aquisição no LAM, nos animais idosos submetidos à tarefa de memória operacional e na tarefa com a pista visível, porém com o decorrer das sessões em ambas as tarefas os animais idosos apresentam níveis de desempenho semelhantes a dos jovens. O treinamento cognitivo em memória operacional espacial resulta em efeitos significativos sobre a diminuição de comportamentos similares a ansiedade no LCE e a altera taxa de habituação no TCA em ratos idosos comparado aos animais idosos expostos a tarefa com a pista visível, entretanto não altera a densidade de células no hipocampo entre grupos jovens e idosos e entre os diferentes treinamentos. O treinamento cognitivo em memória operacional no LAM tem efeitos significativos sobre níveis de ansiedade e taxa de habituação em animais idosos e parece ser uma tarefa promissora para investigações a natureza das modificações plásticas neurais resultantes do treinamento. |
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Treinamento em memória operacional espacial em ratos idosos: efeitos na ansiedade, habituação e densidade de células no hipocampoSpatial working memory training in aged rats: effects in anxiety, habituation and density of cells in the hippocampusAgingAnsiedadeAnxietyEnvelhecimentoHabituaçãoHabituationHipocampoHippocampusMemória operacionalWorking memoryO envelhecimento torna a memória particularmente vulnerável e em roedores, induz déficits no desempenho de tarefas que envolvem memória espacial e operacional. Além disso, o envelhecimento está associado a uma diminuição dos comportamentos exploratórios e com aumento na linha de base da ansiedade. Estratégias que visem à prevenção dos transtornos de ansiedade e deficiências cognitivas proporcionando a melhoria da qualidade de vida de idosos são de grande valia. O treinamento cognitivo previne processos de neurodegeneração e perdas da função hipocampal, promovendo uma melhora no desempenho de habilidades cognitivas. Porém, pouco se sabe como o treino em uma tarefa específica afeta outros aspectos cognitivos e emocionais. Para testar os efeitos do treinamento em uma tarefa de memória operacional espacial na ansiedade, habituação e na densidade de células no hipocampo de ratos foram utilizados quatro grupos de animais. Ratos idosos e jovens treinados na tarefa de memória operacional (dependente do hipocampo) e idosos e jovens treinados em uma tarefa com pista visível (independente do hipocampo) no labirinto aquático de Morris (LAM). Após o término dos treinos os animais foram exposto ao teste e re−teste no labirinto em cruz elevado (LCE) e ao teste em campo aberto (TCA). Outros animais após os treinos foram perfundidos e os hipocampos foram processados em coloração de Nissl para quantificação da densidade de células no hipocampo. Ocorreu um prejuízo na aquisição no LAM, nos animais idosos submetidos à tarefa de memória operacional e na tarefa com a pista visível, porém com o decorrer das sessões em ambas as tarefas os animais idosos apresentam níveis de desempenho semelhantes a dos jovens. O treinamento cognitivo em memória operacional espacial resulta em efeitos significativos sobre a diminuição de comportamentos similares a ansiedade no LCE e a altera taxa de habituação no TCA em ratos idosos comparado aos animais idosos expostos a tarefa com a pista visível, entretanto não altera a densidade de células no hipocampo entre grupos jovens e idosos e entre os diferentes treinamentos. O treinamento cognitivo em memória operacional no LAM tem efeitos significativos sobre níveis de ansiedade e taxa de habituação em animais idosos e parece ser uma tarefa promissora para investigações a natureza das modificações plásticas neurais resultantes do treinamento.Decline in memory fuctions are related to aging process. Spatial learning and memory deficits are induced by aging in rodents. Elderly also correlates with decreases in exploratory behaviour and increments in baseline anxiety. The development of strategies that focus on the prevention of anxiety disorders and cognitive disabilities are needed to improve the welfare. Cognitive training prevents neurodegeneration processes and loss of hippocampal function, and provides improvements on performance of cognitive skills. However, remains unclear how training on a specific task affects another cognitive and emotional aspects. To evaluate the effects of training on spatial working memory task on anxiety, habituation and cell density in the hippocampus, we used aged and young rats trained in the working memory task (dependent of the hippocampus) or in a task with visible track (independent of the hippocampus) in the Morris water maze (MWM). After MWM training clousure the animals were exposed to the test and re−test in the elevated plus maze and the open field test. Subsenquently to behavioural tests animals were perfused and the hippocampus was processed for Nissl staining to quantify the density of hippocampal cells. The acquisition of the MWM task was disrrupted in aged animals submitted to working memory task and visible platform task, however the aged animals were capable to learn the task during the training and exhibit similar performance to youngest. Cognitive training on spatial working memory leads to reduction of anxiety-like behaviours in the elevated plus maze and modify habituation rate in the open field in aged rats compared to animals that were exposed to visible task. Although no differences were found in the hippocampus cell density between young and aged rats and also for different training. Cognitive training on the working memory version of MWM leads to decrease of anxiety levels and habituation rate in aged animals and could be an important tool to investigate plastic neural changes induced by training.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPXavier, Gilberto FernandoNils, Aline Vilar Machado2015-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/41/41135/tde-15032016-113754/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:06:18Zoai:teses.usp.br:tde-15032016-113754Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:06:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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