Casas para o ensino: as escolas de Vilanova Artigas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valentim, Fábio Rago
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-26052022-115813/
Resumo: Esta dissertação é uma análise do conjunto de edifícios escolares projetados pelo arquiteto Vilanova Artigas (1915-1985). A série inicia-se com o ginásio de Itanhaém, projetado em 1959, e se estende até 1978, ano dos últimos projetos destinados à atividade educacional, perfazendo um total de 24 escolas (23 voltadas ao ensino público). Para uma melhor contextualização dessa obra, o primeiro capítulo descreve o desenvolvimento dos edifícios escolares em São Paulo e, o segundo, apresenta uma análise da trajetória profissional de Artigas, procurando estabelecer relações entre sua formação, suas atividades didáticas e políticas, com sua obra arquitetônica, em especial com os edifícios escolares. O resultado desta pesquisa evidenciou a importância desses projetos não só no conjunto da produção do arquiteto, como em relação ao quadro da arquitetura moderna brasileira. Os edifícios escolares projetados por Artigas tornaram-se referências marcantes para a arquitetura produzida em São Paulo ao longo da década de 1960. A institucionalização desse repertório formal fez com que o próprio Artigas buscasse caminhos diversos em seus projetos escolares nos primeiros anos da década seguinte. Na segunda metade dos anos 70, Artigas projeta 11 escolas para o governo do Estado de São Paulo, dentro de um sistema de total padronização dos edifícios, produção bastante diversa da que caracterizou suas escolas mais conhecidas.
id USP_4e97910d0e55f927f6d285d211ae187d
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-26052022-115813
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Casas para o ensino: as escolas de Vilanova ArtigasNot availableEscolas (arquitetura)João Batista Vilanova ArtigasNot availableEsta dissertação é uma análise do conjunto de edifícios escolares projetados pelo arquiteto Vilanova Artigas (1915-1985). A série inicia-se com o ginásio de Itanhaém, projetado em 1959, e se estende até 1978, ano dos últimos projetos destinados à atividade educacional, perfazendo um total de 24 escolas (23 voltadas ao ensino público). Para uma melhor contextualização dessa obra, o primeiro capítulo descreve o desenvolvimento dos edifícios escolares em São Paulo e, o segundo, apresenta uma análise da trajetória profissional de Artigas, procurando estabelecer relações entre sua formação, suas atividades didáticas e políticas, com sua obra arquitetônica, em especial com os edifícios escolares. O resultado desta pesquisa evidenciou a importância desses projetos não só no conjunto da produção do arquiteto, como em relação ao quadro da arquitetura moderna brasileira. Os edifícios escolares projetados por Artigas tornaram-se referências marcantes para a arquitetura produzida em São Paulo ao longo da década de 1960. A institucionalização desse repertório formal fez com que o próprio Artigas buscasse caminhos diversos em seus projetos escolares nos primeiros anos da década seguinte. Na segunda metade dos anos 70, Artigas projeta 11 escolas para o governo do Estado de São Paulo, dentro de um sistema de total padronização dos edifícios, produção bastante diversa da que caracterizou suas escolas mais conhecidas.This thesis focuses a set of 24 school buildings, all public, except one, designed by the architect Vilanova Artigas (1915-1985). The series starts with the Itanhaém High School, in 1959 and stretches up to 1978, when his last educational building designs come out. In order to better contextualize his work, the first chapter of the text describes the development of educational buildings in the State of São Paulo, while the second one sets forth an analysis of his professional career thus attempting to establish a rapport between his formation, his teaching and political activities and his architectonical work, particularly his school buildings. This research shows the importance of those projects, from both the perspective of the architect production as well as from the standpoint of the Brazilian Modern Architecture as a whole. The schools designed by Artigas became outstanding references to the architectural work produced in São Paulo along the sixties. In the early seventies the institutionalization of his formal repertoire has motivated Artigas to look for alternative paths for his educational buildings. In the second half of the decade Artigas designed 11 school buildings again for the State of São Paulo government, all of them incorporating a system of standard patterns which made them differ greatly from the otherwise his most known schools.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAlmeida, Eduardo Luiz Paulo Riesencampf deValentim, Fábio Rago2004-03-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-26052022-115813/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-06-09T12:53:16Zoai:teses.usp.br:tde-26052022-115813Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-06-09T12:53:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Casas para o ensino: as escolas de Vilanova Artigas
Not available
title Casas para o ensino: as escolas de Vilanova Artigas
spellingShingle Casas para o ensino: as escolas de Vilanova Artigas
Valentim, Fábio Rago
Escolas (arquitetura)
João Batista Vilanova Artigas
Not available
title_short Casas para o ensino: as escolas de Vilanova Artigas
title_full Casas para o ensino: as escolas de Vilanova Artigas
title_fullStr Casas para o ensino: as escolas de Vilanova Artigas
title_full_unstemmed Casas para o ensino: as escolas de Vilanova Artigas
title_sort Casas para o ensino: as escolas de Vilanova Artigas
author Valentim, Fábio Rago
author_facet Valentim, Fábio Rago
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Eduardo Luiz Paulo Riesencampf de
dc.contributor.author.fl_str_mv Valentim, Fábio Rago
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas (arquitetura)
João Batista Vilanova Artigas
Not available
topic Escolas (arquitetura)
João Batista Vilanova Artigas
Not available
description Esta dissertação é uma análise do conjunto de edifícios escolares projetados pelo arquiteto Vilanova Artigas (1915-1985). A série inicia-se com o ginásio de Itanhaém, projetado em 1959, e se estende até 1978, ano dos últimos projetos destinados à atividade educacional, perfazendo um total de 24 escolas (23 voltadas ao ensino público). Para uma melhor contextualização dessa obra, o primeiro capítulo descreve o desenvolvimento dos edifícios escolares em São Paulo e, o segundo, apresenta uma análise da trajetória profissional de Artigas, procurando estabelecer relações entre sua formação, suas atividades didáticas e políticas, com sua obra arquitetônica, em especial com os edifícios escolares. O resultado desta pesquisa evidenciou a importância desses projetos não só no conjunto da produção do arquiteto, como em relação ao quadro da arquitetura moderna brasileira. Os edifícios escolares projetados por Artigas tornaram-se referências marcantes para a arquitetura produzida em São Paulo ao longo da década de 1960. A institucionalização desse repertório formal fez com que o próprio Artigas buscasse caminhos diversos em seus projetos escolares nos primeiros anos da década seguinte. Na segunda metade dos anos 70, Artigas projeta 11 escolas para o governo do Estado de São Paulo, dentro de um sistema de total padronização dos edifícios, produção bastante diversa da que caracterizou suas escolas mais conhecidas.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-03-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-26052022-115813/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-26052022-115813/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091097518931968