Casas para o ensino: as escolas de Vilanova Artigas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-26052022-115813/ |
Resumo: | Esta dissertação é uma análise do conjunto de edifícios escolares projetados pelo arquiteto Vilanova Artigas (1915-1985). A série inicia-se com o ginásio de Itanhaém, projetado em 1959, e se estende até 1978, ano dos últimos projetos destinados à atividade educacional, perfazendo um total de 24 escolas (23 voltadas ao ensino público). Para uma melhor contextualização dessa obra, o primeiro capítulo descreve o desenvolvimento dos edifícios escolares em São Paulo e, o segundo, apresenta uma análise da trajetória profissional de Artigas, procurando estabelecer relações entre sua formação, suas atividades didáticas e políticas, com sua obra arquitetônica, em especial com os edifícios escolares. O resultado desta pesquisa evidenciou a importância desses projetos não só no conjunto da produção do arquiteto, como em relação ao quadro da arquitetura moderna brasileira. Os edifícios escolares projetados por Artigas tornaram-se referências marcantes para a arquitetura produzida em São Paulo ao longo da década de 1960. A institucionalização desse repertório formal fez com que o próprio Artigas buscasse caminhos diversos em seus projetos escolares nos primeiros anos da década seguinte. Na segunda metade dos anos 70, Artigas projeta 11 escolas para o governo do Estado de São Paulo, dentro de um sistema de total padronização dos edifícios, produção bastante diversa da que caracterizou suas escolas mais conhecidas. |
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