Repertórios da literatura brasileira nos livros didáticos: uma perspectiva antirracista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carreira, Nara Lasevicius
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-25062019-121322/
Resumo: Esta pesquisa busca investigar os repertórios da literatura brasileira disponibilizados nas coleções didáticas de língua portuguesa para o Ensino Médio aprovadas pelo PNLD 2015, de modo a verificar quantitativa e qualitativamente a inserção de textos que tocassem a temática racial, independentemente do pertencimento étnico-racial de seus autores, por um lado, e especificamente a utilização de textos de autoria negra, por outro. Assim, a partir de um aparato teórico interdisciplinar que engloba as áreas dos estudos literários, da história, da sociologia, da educação e da psicologia social , analisa-se como tais textos e autores foram aproveitados pelas coleções, considerando o contexto em que aparecem nos livros, com ênfase nas atividades de interpretação literária. Constata-se lacunas importantes nos dados encontrados, uma vez que a inserção por si só dessas obras e desses escritores não é suficiente para uma reformulação do livro didático como instrumento possível de uma educação antirracista. Desse modo, são propostas alternativas tanto de repertório, privilegiando os nomes contemporâneos da literatura negro-brasileira, quanto de abordagem de autores que já figuram no cânone, alternativas pensadas para relacionar-se de maneira orgânica com todo o conteúdo das coleções didáticas, e não mais como apêndices e notas de rodapé.
id USP_4ecaad0de780550449aacafae368ea43
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-25062019-121322
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Repertórios da literatura brasileira nos livros didáticos: uma perspectiva antirracistaBrazilian literature repertoire in textbooks: an antiracist point of viewAntiracist educationBlack Brasilian literatureEducação antirracistaEnsino de literaturaLaw 10.639/03Lei 10.639/03Literatura negro-brasileiraLiterature educationLivros didáticosTextbooksEsta pesquisa busca investigar os repertórios da literatura brasileira disponibilizados nas coleções didáticas de língua portuguesa para o Ensino Médio aprovadas pelo PNLD 2015, de modo a verificar quantitativa e qualitativamente a inserção de textos que tocassem a temática racial, independentemente do pertencimento étnico-racial de seus autores, por um lado, e especificamente a utilização de textos de autoria negra, por outro. Assim, a partir de um aparato teórico interdisciplinar que engloba as áreas dos estudos literários, da história, da sociologia, da educação e da psicologia social , analisa-se como tais textos e autores foram aproveitados pelas coleções, considerando o contexto em que aparecem nos livros, com ênfase nas atividades de interpretação literária. Constata-se lacunas importantes nos dados encontrados, uma vez que a inserção por si só dessas obras e desses escritores não é suficiente para uma reformulação do livro didático como instrumento possível de uma educação antirracista. Desse modo, são propostas alternativas tanto de repertório, privilegiando os nomes contemporâneos da literatura negro-brasileira, quanto de abordagem de autores que já figuram no cânone, alternativas pensadas para relacionar-se de maneira orgânica com todo o conteúdo das coleções didáticas, e não mais como apêndices e notas de rodapé.This research aims to investigate the Brazilian literature repertoire available in the Portuguese language didactic collections for High School, approved by the PNDL 2015, measuring the insertion of texts approaching the racial thematic in both qualitative and quantitative ways, regardless of the authors ethnic and racial identity on the one hand, and specifically using texts written by black authors on the other hand. That way, through an interdisciplinary theoretical apparatus that encompass Literary Studies, History, Sociology, Education and Social Psychology , this research analyzes how the collections availed themselves of those texts and authors, taking into account the context in which they appear in the books, with emphasis on literary interpretation activities. There are important gaps in the data found, seeing as the insertion of those works and authors by itself is not enough to reformulate the textbook as an efficient instrument of an antiracist education. Thus, some alternatives are proposed regarding both repertoire, privileging contemporary names of the Brazilian black literature, and the approach of authors that already belong to the literary canon, alternatives thought to interact in an organic way with all the content of the didactic collections, and not only as appendices and footnotes.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSarteschi, RosangelaCarreira, Nara Lasevicius2019-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-25062019-121322/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-07-04T17:54:44Zoai:teses.usp.br:tde-25062019-121322Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-07-04T17:54:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Repertórios da literatura brasileira nos livros didáticos: uma perspectiva antirracista
Brazilian literature repertoire in textbooks: an antiracist point of view
title Repertórios da literatura brasileira nos livros didáticos: uma perspectiva antirracista
spellingShingle Repertórios da literatura brasileira nos livros didáticos: uma perspectiva antirracista
Carreira, Nara Lasevicius
Antiracist education
Black Brasilian literature
Educação antirracista
Ensino de literatura
Law 10.639/03
Lei 10.639/03
Literatura negro-brasileira
Literature education
Livros didáticos
Textbooks
title_short Repertórios da literatura brasileira nos livros didáticos: uma perspectiva antirracista
title_full Repertórios da literatura brasileira nos livros didáticos: uma perspectiva antirracista
title_fullStr Repertórios da literatura brasileira nos livros didáticos: uma perspectiva antirracista
title_full_unstemmed Repertórios da literatura brasileira nos livros didáticos: uma perspectiva antirracista
title_sort Repertórios da literatura brasileira nos livros didáticos: uma perspectiva antirracista
author Carreira, Nara Lasevicius
author_facet Carreira, Nara Lasevicius
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sarteschi, Rosangela
dc.contributor.author.fl_str_mv Carreira, Nara Lasevicius
dc.subject.por.fl_str_mv Antiracist education
Black Brasilian literature
Educação antirracista
Ensino de literatura
Law 10.639/03
Lei 10.639/03
Literatura negro-brasileira
Literature education
Livros didáticos
Textbooks
topic Antiracist education
Black Brasilian literature
Educação antirracista
Ensino de literatura
Law 10.639/03
Lei 10.639/03
Literatura negro-brasileira
Literature education
Livros didáticos
Textbooks
description Esta pesquisa busca investigar os repertórios da literatura brasileira disponibilizados nas coleções didáticas de língua portuguesa para o Ensino Médio aprovadas pelo PNLD 2015, de modo a verificar quantitativa e qualitativamente a inserção de textos que tocassem a temática racial, independentemente do pertencimento étnico-racial de seus autores, por um lado, e especificamente a utilização de textos de autoria negra, por outro. Assim, a partir de um aparato teórico interdisciplinar que engloba as áreas dos estudos literários, da história, da sociologia, da educação e da psicologia social , analisa-se como tais textos e autores foram aproveitados pelas coleções, considerando o contexto em que aparecem nos livros, com ênfase nas atividades de interpretação literária. Constata-se lacunas importantes nos dados encontrados, uma vez que a inserção por si só dessas obras e desses escritores não é suficiente para uma reformulação do livro didático como instrumento possível de uma educação antirracista. Desse modo, são propostas alternativas tanto de repertório, privilegiando os nomes contemporâneos da literatura negro-brasileira, quanto de abordagem de autores que já figuram no cânone, alternativas pensadas para relacionar-se de maneira orgânica com todo o conteúdo das coleções didáticas, e não mais como apêndices e notas de rodapé.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-25062019-121322/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-25062019-121322/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091067121762304