Análise comparativa da aplicação do Programa Seis Sigma em processos de manufatura e serviços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luis Ricardo Galvani
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.18.2010.tde-25112010-105508
Resumo: A competitividade é um fator de extrema importância para o sucesso das organizações. Os expressivos resultados alcançados pela Motorola e General Electric (GE), por meio do programa Seis Sigma, tem sido uma fonte de inspiração para muitas empresas seguirem o seu exemplo e conseguir maior competitividade. O programa Seis Sigma foi criado e evoluiu em ambiente de manufatura, mas também pode ser aplicado em processos de serviços. Entretanto a aplicação em serviços tem sido feita de forma mais modesta, com menor participação de empresas, e conseqüentemente menor número de casos e relatos divulgados. A literatura menciona que de forma geral o desempenho dos processos de serviços é inferior aos processos de manufatura, e isso pode ser um indicativo de boa oportunidade para a aplicação do programa Seis Sigma. Este trabalho tem como objetivo a análise comparativa da aplicação do programa Seis Sigma em processos de manufatura e serviços, por meio de revisão da literatura e pesquisa com empresas que aplicam o programa, visando entender as diferenças da aplicação em benefício da aplicação em serviços. Os resultados obtidos sugerem indícios de similaridades e diferenças significativas, tais como \"no perfil do Black Belt, nas equipes de projeto, no tempo de execução de um projeto, no uso da CTQ, na disponibilidade e natureza dos dados e na aplicação de técnicas e ferramentas\" que podem ajudar na expansão do programa em serviços, e assim, espera-se que possa motivar mais pesquisas com esse tema de trabalho.
id USP_4f942916baf179d6f0676724c5d58f69
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-25112010-105508
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Análise comparativa da aplicação do Programa Seis Sigma em processos de manufatura e serviços Comparative analyses of Six Sigma application in manufacturing and service process 2010-09-16Luiz Cesar Ribeiro CarpinettiDaniel Capaldo AmaralPedro Carlos OprimeLuis Ricardo GalvaniUniversidade de São PauloEngenharia de ProduçãoUSPBR Comparative analyses Controle estatístico da qualidade Controle estatístico do processo Programa seis sigmas Seis sigmas em manufatura Seis sigmas em serviços Six sigma in manufacturing Six sigma in services Six sigma program Statistical process control Statistical quality control A competitividade é um fator de extrema importância para o sucesso das organizações. Os expressivos resultados alcançados pela Motorola e General Electric (GE), por meio do programa Seis Sigma, tem sido uma fonte de inspiração para muitas empresas seguirem o seu exemplo e conseguir maior competitividade. O programa Seis Sigma foi criado e evoluiu em ambiente de manufatura, mas também pode ser aplicado em processos de serviços. Entretanto a aplicação em serviços tem sido feita de forma mais modesta, com menor participação de empresas, e conseqüentemente menor número de casos e relatos divulgados. A literatura menciona que de forma geral o desempenho dos processos de serviços é inferior aos processos de manufatura, e isso pode ser um indicativo de boa oportunidade para a aplicação do programa Seis Sigma. Este trabalho tem como objetivo a análise comparativa da aplicação do programa Seis Sigma em processos de manufatura e serviços, por meio de revisão da literatura e pesquisa com empresas que aplicam o programa, visando entender as diferenças da aplicação em benefício da aplicação em serviços. Os resultados obtidos sugerem indícios de similaridades e diferenças significativas, tais como \"no perfil do Black Belt, nas equipes de projeto, no tempo de execução de um projeto, no uso da CTQ, na disponibilidade e natureza dos dados e na aplicação de técnicas e ferramentas\" que podem ajudar na expansão do programa em serviços, e assim, espera-se que possa motivar mais pesquisas com esse tema de trabalho. Competitiveness is an important factor for any organization success. The Six Sigma program, which has been used by companies like Motorola and GE since the 1980\'s, has proved to be a successful way to make any company improve all areas of business and therefore, become more competitive. Although it was created and has been growing in manufacturing successfully, its implementation can reach a much wider field of application. In the last few years, some service corporations also been benefited by the use of this program. However, different from manufacturing, its application is less popular and still restricted to few companies that have already implemented it, which explains limited case studies and projects published in the literature. This paper has the goal to perform a comparative analysis of Six Sigma program implementation in manufacturing as well as in services process and consequently, comprehend the differences and advantages of its application in these different fields. The results of this study, which are based on literature review and also a survey with service companies, have led to some significant similarities and differences like the profile of the Black Belt, project time execution, CTQ use, the nature and availability of the data and application of techniques and tools. Further research, can certainly contribute to the expansion of the Six Sigma methodology improvement in service quality. https://doi.org/10.11606/D.18.2010.tde-25112010-105508info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T20:09:55Zoai:teses.usp.br:tde-25112010-105508Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T13:18:44.106633Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Análise comparativa da aplicação do Programa Seis Sigma em processos de manufatura e serviços
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Comparative analyses of Six Sigma application in manufacturing and service process
title Análise comparativa da aplicação do Programa Seis Sigma em processos de manufatura e serviços
spellingShingle Análise comparativa da aplicação do Programa Seis Sigma em processos de manufatura e serviços
Luis Ricardo Galvani
title_short Análise comparativa da aplicação do Programa Seis Sigma em processos de manufatura e serviços
title_full Análise comparativa da aplicação do Programa Seis Sigma em processos de manufatura e serviços
title_fullStr Análise comparativa da aplicação do Programa Seis Sigma em processos de manufatura e serviços
title_full_unstemmed Análise comparativa da aplicação do Programa Seis Sigma em processos de manufatura e serviços
title_sort Análise comparativa da aplicação do Programa Seis Sigma em processos de manufatura e serviços
author Luis Ricardo Galvani
author_facet Luis Ricardo Galvani
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luiz Cesar Ribeiro Carpinetti
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Daniel Capaldo Amaral
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Pedro Carlos Oprime
dc.contributor.author.fl_str_mv Luis Ricardo Galvani
contributor_str_mv Luiz Cesar Ribeiro Carpinetti
Daniel Capaldo Amaral
Pedro Carlos Oprime
description A competitividade é um fator de extrema importância para o sucesso das organizações. Os expressivos resultados alcançados pela Motorola e General Electric (GE), por meio do programa Seis Sigma, tem sido uma fonte de inspiração para muitas empresas seguirem o seu exemplo e conseguir maior competitividade. O programa Seis Sigma foi criado e evoluiu em ambiente de manufatura, mas também pode ser aplicado em processos de serviços. Entretanto a aplicação em serviços tem sido feita de forma mais modesta, com menor participação de empresas, e conseqüentemente menor número de casos e relatos divulgados. A literatura menciona que de forma geral o desempenho dos processos de serviços é inferior aos processos de manufatura, e isso pode ser um indicativo de boa oportunidade para a aplicação do programa Seis Sigma. Este trabalho tem como objetivo a análise comparativa da aplicação do programa Seis Sigma em processos de manufatura e serviços, por meio de revisão da literatura e pesquisa com empresas que aplicam o programa, visando entender as diferenças da aplicação em benefício da aplicação em serviços. Os resultados obtidos sugerem indícios de similaridades e diferenças significativas, tais como \"no perfil do Black Belt, nas equipes de projeto, no tempo de execução de um projeto, no uso da CTQ, na disponibilidade e natureza dos dados e na aplicação de técnicas e ferramentas\" que podem ajudar na expansão do programa em serviços, e assim, espera-se que possa motivar mais pesquisas com esse tema de trabalho.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-09-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.18.2010.tde-25112010-105508
url https://doi.org/10.11606/D.18.2010.tde-25112010-105508
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia de Produção
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794503053062176768