A ordem informacional dialógica: estudo sobre a busca de informação em educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-14032005-144512/ |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo sobre a busca de informação em Educação, e tendo em vista requalificá-la como parte essencial dos processos de apropriação de conhecimentos, de construção de significados e de identidade na contemporaneidade. Para tanto, defende a necessidade de dispositivos informacionais, constituídos a partir de um ordem informacional dialógica, em oposição à ordem monológica. Sistematiza referências teóricas e metodológicas para sua criação, a partir da implantação e acompanhamento de uma biblioteca escolar, para crianças de educação infantil e ensino fundamental, na cidade de São Bernardo do campo, em São Paulo. |
id |
USP_4fe2df860600eb9b73a61b9b05dcd88d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-14032005-144512 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
A ordem informacional dialógica: estudo sobre a busca de informação em educaçãoThe dialogic informational order: a study about the information research in Educationbibliotecabiblioteca escolarbusca de informaçãoConhecimentodispositivos informacionaisEducaçãoEducationinfoeducaçãoinfoeducationinformaçãoinformationinformation devicesinformation orderinformation reserachKnowledgelibrarymediaçãomediationordem informacionalschool libraryEste trabalho apresenta um estudo sobre a busca de informação em Educação, e tendo em vista requalificá-la como parte essencial dos processos de apropriação de conhecimentos, de construção de significados e de identidade na contemporaneidade. Para tanto, defende a necessidade de dispositivos informacionais, constituídos a partir de um ordem informacional dialógica, em oposição à ordem monológica. Sistematiza referências teóricas e metodológicas para sua criação, a partir da implantação e acompanhamento de uma biblioteca escolar, para crianças de educação infantil e ensino fundamental, na cidade de São Bernardo do campo, em São Paulo.This work presents a study about the search for information in education, keeping in mind requalifyng it as an essential part of the processes of knowledge acquiriment, construction of meaning and it´s identity in the contemporary. For in such a way, defends the necessity of informational devices, built from dialogical informational order, in opposition to monologic. Systemizes theoretic and methodological references for its creation, from the implantation and accompaniment of a school library, for kindergarten and fundamental education children, inthe city of São bernardo do campo, São Paulo.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPerrotti, EdmirPieruccini, Ivete2004-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-14032005-144512/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:49Zoai:teses.usp.br:tde-14032005-144512Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ordem informacional dialógica: estudo sobre a busca de informação em educação The dialogic informational order: a study about the information research in Education |
title |
A ordem informacional dialógica: estudo sobre a busca de informação em educação |
spellingShingle |
A ordem informacional dialógica: estudo sobre a busca de informação em educação Pieruccini, Ivete biblioteca biblioteca escolar busca de informação Conhecimento dispositivos informacionais Educação Education infoeducação infoeducation informação information information devices information order information reserach Knowledge library mediação mediation ordem informacional school library |
title_short |
A ordem informacional dialógica: estudo sobre a busca de informação em educação |
title_full |
A ordem informacional dialógica: estudo sobre a busca de informação em educação |
title_fullStr |
A ordem informacional dialógica: estudo sobre a busca de informação em educação |
title_full_unstemmed |
A ordem informacional dialógica: estudo sobre a busca de informação em educação |
title_sort |
A ordem informacional dialógica: estudo sobre a busca de informação em educação |
author |
Pieruccini, Ivete |
author_facet |
Pieruccini, Ivete |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Perrotti, Edmir |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pieruccini, Ivete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
biblioteca biblioteca escolar busca de informação Conhecimento dispositivos informacionais Educação Education infoeducação infoeducation informação information information devices information order information reserach Knowledge library mediação mediation ordem informacional school library |
topic |
biblioteca biblioteca escolar busca de informação Conhecimento dispositivos informacionais Educação Education infoeducação infoeducation informação information information devices information order information reserach Knowledge library mediação mediation ordem informacional school library |
description |
Este trabalho apresenta um estudo sobre a busca de informação em Educação, e tendo em vista requalificá-la como parte essencial dos processos de apropriação de conhecimentos, de construção de significados e de identidade na contemporaneidade. Para tanto, defende a necessidade de dispositivos informacionais, constituídos a partir de um ordem informacional dialógica, em oposição à ordem monológica. Sistematiza referências teóricas e metodológicas para sua criação, a partir da implantação e acompanhamento de uma biblioteca escolar, para crianças de educação infantil e ensino fundamental, na cidade de São Bernardo do campo, em São Paulo. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-10-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-14032005-144512/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-14032005-144512/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256958228234240 |