Modelo de calibração ultraestrutural
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-26032014-161411/ |
Resumo: | Os programas de Ensaios de Prociência (EP) são utilizados pela sociedade para avaliar a competência e a confiabilidade de laboratórios na execução de medições específicas. Atualmente, diversos grupos de EP foram estabelecidos pelo INMETRO, entre estes, o grupo de testes de motores. Cada grupo é formado por diversos laboratórios que medem o mesmo artefato e suas medições são comparadas através de métodos estatísticos. O grupo de motores escolheu um motor gasolina 1.0, gentilmente cedido pela GM Powertrain, como artefato. A potência do artefato foi medida em 10 pontos de rotação por 6 laboratórios. Aqui, motivados por este conjunto de dados, estendemos o modelo de calibração comparativa de Barnett (1969) para avaliar a compatibilidade dos laboratórios considerando a distribuição t de Student e apresentamos os resultados obtidos das aplicações e simulações a este conjunto de dados |
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Modelo de calibração ultraestruturalUltrastructural calibration modelCalibration modelDistribuição normal multivariadaDistribuição t multivariadaModelo de calibraçãoMultivariate normal distributionMultivariate t distributionOs programas de Ensaios de Prociência (EP) são utilizados pela sociedade para avaliar a competência e a confiabilidade de laboratórios na execução de medições específicas. Atualmente, diversos grupos de EP foram estabelecidos pelo INMETRO, entre estes, o grupo de testes de motores. Cada grupo é formado por diversos laboratórios que medem o mesmo artefato e suas medições são comparadas através de métodos estatísticos. O grupo de motores escolheu um motor gasolina 1.0, gentilmente cedido pela GM Powertrain, como artefato. A potência do artefato foi medida em 10 pontos de rotação por 6 laboratórios. Aqui, motivados por este conjunto de dados, estendemos o modelo de calibração comparativa de Barnett (1969) para avaliar a compatibilidade dos laboratórios considerando a distribuição t de Student e apresentamos os resultados obtidos das aplicações e simulações a este conjunto de dadosProficiency Testing (PT) programs are used by society to assess the competence and the reliability in laboratories execution of specific measurements. Nowadays many PT groups were established by INMETRO, including the motor\'s test group. Each group is formed by laboratories measuring the same artifact and their measurements are compared through statistic methods. The motor\'s group chose a gasoline engine 1.0, kindly provided by GM as an artifact. The artifact\'s power was measured at ten points of rotation by 6 laboratories. Here, motivated by this set data, we extend the Barnet comparative calibration model (1969) to assess the compatibility of the laboratories considering the Student-t distribution and show the results obtained from application and simulation of this set dataBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAoki, ReikoTalarico, Alina Marcondes2014-01-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-26032014-161411/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:47Zoai:teses.usp.br:tde-26032014-161411Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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