Efeito do treino da memória de trabalho visuoespacial no desempenho acadêmico de crianças do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Mariê Moreira de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59134/tde-30102023-100426/
Resumo: O conceito de memória de trabalho caracteriza-se pelo armazenamento temporário e pelo processamento das informações necessárias para a realização das tarefas cognitivas, da compreensão de uma instrução verbal à solução de problemas ou ao desenvolvimento das habilidades acadêmicas. Este estudo tem como objetivo investigar a eficácia do treino da memória de trabalho visuoespacial com o desempenho acadêmico de crianças do ensino fundamental, e também caracterizar o desempenho acadêmico em português e aritmética, antes e após o treino de memória de trabalho visuoespacial. O projeto foi divido em três fases, a avaliação do desempenho acadêmico e de tarefas de memória visuoespacial, treinamento em tarefas visuoespaciais das crianças com dificuldades acadêmicas, e a reavaliação de todas as crianças. Participaram deste estudo 48 crianças, de ambos os gêneros, com idades entre 8 e 10 anos, regularmente matriculadas no Ensino Fundamental I de escolas públicas e privadas da cidade de Ipuã, Estado de São Paulo. Para realização da divisão dos grupos, foram analisados através do Teste de Desempenho Escolar. Os participantes foram divididos em dois grupos, G1: crianças com dificuldade em leitura e matemática/aritmética, e G2: formado por crianças sem dificuldades escolares. Após avaliação, as crianças do grupo G1 participaram de um programa de intervenção para estimular a memória de trabalho visuoespacial. A partir dos resultados do teste de normalidade de Shapiro-Wilk, os dados foram codificados, submetidos a análise descritiva e tratados por estatística não paramétrica. Verificou-se diferença significativa em aritmética, com relação aos alunos da escola privada com um desempenho melhor, quando comparado aos alunos de escola pública. Além disso, os resultados apontaram que nos dois tipos de escola o desempenho melhora de forma significativa nas provas de Escrita, de Aritmética e de Leitura da primeira para a segunda avaliação. Os resultados não apontaram para uma associação entre a variável gênero nas avaliações do Teste de Desempenho Escolar.
id USP_509da21d84099663eaade94f3c742e2e
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-30102023-100426
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Efeito do treino da memória de trabalho visuoespacial no desempenho acadêmico de crianças do ensino fundamentalEffect of visuospatial working memory practice on children\'s academic performance in elementary schoolAprendizagemArithmeticAritméticaEfeito do treinoLearningMemória visuoespacialPractice effectVisuospatial memoryO conceito de memória de trabalho caracteriza-se pelo armazenamento temporário e pelo processamento das informações necessárias para a realização das tarefas cognitivas, da compreensão de uma instrução verbal à solução de problemas ou ao desenvolvimento das habilidades acadêmicas. Este estudo tem como objetivo investigar a eficácia do treino da memória de trabalho visuoespacial com o desempenho acadêmico de crianças do ensino fundamental, e também caracterizar o desempenho acadêmico em português e aritmética, antes e após o treino de memória de trabalho visuoespacial. O projeto foi divido em três fases, a avaliação do desempenho acadêmico e de tarefas de memória visuoespacial, treinamento em tarefas visuoespaciais das crianças com dificuldades acadêmicas, e a reavaliação de todas as crianças. Participaram deste estudo 48 crianças, de ambos os gêneros, com idades entre 8 e 10 anos, regularmente matriculadas no Ensino Fundamental I de escolas públicas e privadas da cidade de Ipuã, Estado de São Paulo. Para realização da divisão dos grupos, foram analisados através do Teste de Desempenho Escolar. Os participantes foram divididos em dois grupos, G1: crianças com dificuldade em leitura e matemática/aritmética, e G2: formado por crianças sem dificuldades escolares. Após avaliação, as crianças do grupo G1 participaram de um programa de intervenção para estimular a memória de trabalho visuoespacial. A partir dos resultados do teste de normalidade de Shapiro-Wilk, os dados foram codificados, submetidos a análise descritiva e tratados por estatística não paramétrica. Verificou-se diferença significativa em aritmética, com relação aos alunos da escola privada com um desempenho melhor, quando comparado aos alunos de escola pública. Além disso, os resultados apontaram que nos dois tipos de escola o desempenho melhora de forma significativa nas provas de Escrita, de Aritmética e de Leitura da primeira para a segunda avaliação. Os resultados não apontaram para uma associação entre a variável gênero nas avaliações do Teste de Desempenho Escolar.The concept of working memory is defined by the temporary storage and information process needed to perform cognitive tasks, from understanding a verbal instruction to solving problems or developing academic skills. This study aims to investigate the effectiveness of visuospatial working memory training on the academic performance of elementary school children, and also to characterize academic performance in Portuguese and arithmetic, before and after visuospatial working memory training. The project was splitted into three phases: the evaluation of academic performance and visuospatial memory tasks, practice and visuospatial tasks of children with academic issues, and revaluation of all children. The study included 48 children, of both genders, aged between eight and 10 years old, regularly enrolled in elementary school of public and private schools in the city of Ipuã, state of São Paulo. To divide the groups, they were analyzed using the School Performance Test. The participants were separated into two groups: G1: children with reading comprehension and mathematics/arithmetic issues, and G2: children without school issues. After evaluation, children in group G1 participated in an intervention program to stimulate visuospatial working memory. Based on the results of the Shapiro-Wilk normality test, the data were coded, subjected to descriptive analysis and treated using non-parametric statistics. There was a significant difference in arithmetic, with private school students performing better compared to public school students. Furthermore, the results showed that in both types of schools, performance improved significantly in the Writing, Arithmetic and Reading tests from the first to the second assessment. The results did not point to an association between the gender variable in the Academic Performance Test assessments.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGalera, Cesar AlexisOliveira, Mariê Moreira de2023-05-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59134/tde-30102023-100426/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-12-20T14:14:02Zoai:teses.usp.br:tde-30102023-100426Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-20T14:14:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito do treino da memória de trabalho visuoespacial no desempenho acadêmico de crianças do ensino fundamental
Effect of visuospatial working memory practice on children\'s academic performance in elementary school
title Efeito do treino da memória de trabalho visuoespacial no desempenho acadêmico de crianças do ensino fundamental
spellingShingle Efeito do treino da memória de trabalho visuoespacial no desempenho acadêmico de crianças do ensino fundamental
Oliveira, Mariê Moreira de
Aprendizagem
Arithmetic
Aritmética
Efeito do treino
Learning
Memória visuoespacial
Practice effect
Visuospatial memory
title_short Efeito do treino da memória de trabalho visuoespacial no desempenho acadêmico de crianças do ensino fundamental
title_full Efeito do treino da memória de trabalho visuoespacial no desempenho acadêmico de crianças do ensino fundamental
title_fullStr Efeito do treino da memória de trabalho visuoespacial no desempenho acadêmico de crianças do ensino fundamental
title_full_unstemmed Efeito do treino da memória de trabalho visuoespacial no desempenho acadêmico de crianças do ensino fundamental
title_sort Efeito do treino da memória de trabalho visuoespacial no desempenho acadêmico de crianças do ensino fundamental
author Oliveira, Mariê Moreira de
author_facet Oliveira, Mariê Moreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Galera, Cesar Alexis
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Mariê Moreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Arithmetic
Aritmética
Efeito do treino
Learning
Memória visuoespacial
Practice effect
Visuospatial memory
topic Aprendizagem
Arithmetic
Aritmética
Efeito do treino
Learning
Memória visuoespacial
Practice effect
Visuospatial memory
description O conceito de memória de trabalho caracteriza-se pelo armazenamento temporário e pelo processamento das informações necessárias para a realização das tarefas cognitivas, da compreensão de uma instrução verbal à solução de problemas ou ao desenvolvimento das habilidades acadêmicas. Este estudo tem como objetivo investigar a eficácia do treino da memória de trabalho visuoespacial com o desempenho acadêmico de crianças do ensino fundamental, e também caracterizar o desempenho acadêmico em português e aritmética, antes e após o treino de memória de trabalho visuoespacial. O projeto foi divido em três fases, a avaliação do desempenho acadêmico e de tarefas de memória visuoespacial, treinamento em tarefas visuoespaciais das crianças com dificuldades acadêmicas, e a reavaliação de todas as crianças. Participaram deste estudo 48 crianças, de ambos os gêneros, com idades entre 8 e 10 anos, regularmente matriculadas no Ensino Fundamental I de escolas públicas e privadas da cidade de Ipuã, Estado de São Paulo. Para realização da divisão dos grupos, foram analisados através do Teste de Desempenho Escolar. Os participantes foram divididos em dois grupos, G1: crianças com dificuldade em leitura e matemática/aritmética, e G2: formado por crianças sem dificuldades escolares. Após avaliação, as crianças do grupo G1 participaram de um programa de intervenção para estimular a memória de trabalho visuoespacial. A partir dos resultados do teste de normalidade de Shapiro-Wilk, os dados foram codificados, submetidos a análise descritiva e tratados por estatística não paramétrica. Verificou-se diferença significativa em aritmética, com relação aos alunos da escola privada com um desempenho melhor, quando comparado aos alunos de escola pública. Além disso, os resultados apontaram que nos dois tipos de escola o desempenho melhora de forma significativa nas provas de Escrita, de Aritmética e de Leitura da primeira para a segunda avaliação. Os resultados não apontaram para uma associação entre a variável gênero nas avaliações do Teste de Desempenho Escolar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59134/tde-30102023-100426/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59134/tde-30102023-100426/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257472915472384