Fotografias online: como o compartilhamento na internet influencia a fotografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Targa, Renato Simões
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-26092011-111537/
Resumo: A relação das pessoas com a fotografia vem sendo alterada pela conjunção de dois fatores: a evolução das câmeras digitais e o compartilhamento de fotografias na Internet. A popularização tanto das câmeras como da Internet criou condições para que as pessoas pudessem massivamente publicar imagens na rede mundial de computadores, tornando-se componente de uma modificação na cultura, definida por Henry Jenkins como cultura da convergência, em que as pessoas assumem um papel mais participativo na produção e consumo de bens simbólicos. O consumo e fruição da fotografia passam por transformações que envolvem o novo suporte: a tela digital regida por uma interface, e este suporte reduz a relação de tempo que as pessoas gastam observando a fotografia. O acesso rápido e fácil promovido pela rede também confere à fotografia a possibilidade de ter maior alcance, maior tráfego, o que pode conferir-lhe maior valor de exposição, no sentido atribuído a este termo por Walter Benjamin. Surgem comunidades de grande porte, como o Flickr, com bilhões de imagens publicadas. Na rede, elas também passam a estar indexadas por sistemas buscadores que permitem às pessoas encontrar fotografias com os temas que têm interesse e permitindo o contato direto com o autor das mesmas, o que possibilita o surgimento de um comércio direto de imagens. Todos esses fatores acabam por influenciar a forma que a fotografia é produzida e o espaço no mercado para a atuação dos fotógrafos profissionais. Para descrever esses fatores, foram realizadas uma pesquisa bibliográfica, uma entrevista aberta e algumas entrevistas semiabertas como abordagem metodológica.
id USP_509f431a993ace72a0b6201737b0ad5f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-26092011-111537
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Fotografias online: como o compartilhamento na internet influencia a fotografiaFotografias online: como o compartilhamento na internet influencia a fotografiaCompartilhamento de fotografiasConvergence cultureCultura da convergênciaDigital photographyExhibition valueFotografia digitalInterfaceInterfacePhoto sharing.Valor de exposição.A relação das pessoas com a fotografia vem sendo alterada pela conjunção de dois fatores: a evolução das câmeras digitais e o compartilhamento de fotografias na Internet. A popularização tanto das câmeras como da Internet criou condições para que as pessoas pudessem massivamente publicar imagens na rede mundial de computadores, tornando-se componente de uma modificação na cultura, definida por Henry Jenkins como cultura da convergência, em que as pessoas assumem um papel mais participativo na produção e consumo de bens simbólicos. O consumo e fruição da fotografia passam por transformações que envolvem o novo suporte: a tela digital regida por uma interface, e este suporte reduz a relação de tempo que as pessoas gastam observando a fotografia. O acesso rápido e fácil promovido pela rede também confere à fotografia a possibilidade de ter maior alcance, maior tráfego, o que pode conferir-lhe maior valor de exposição, no sentido atribuído a este termo por Walter Benjamin. Surgem comunidades de grande porte, como o Flickr, com bilhões de imagens publicadas. Na rede, elas também passam a estar indexadas por sistemas buscadores que permitem às pessoas encontrar fotografias com os temas que têm interesse e permitindo o contato direto com o autor das mesmas, o que possibilita o surgimento de um comércio direto de imagens. Todos esses fatores acabam por influenciar a forma que a fotografia é produzida e o espaço no mercado para a atuação dos fotógrafos profissionais. Para descrever esses fatores, foram realizadas uma pesquisa bibliográfica, uma entrevista aberta e algumas entrevistas semiabertas como abordagem metodológica.The relation of people with photography has been changed by the conjunction of two factors: the evolution of digital cameras and the sharing of photography via the Internet. The popularization of both digital cameras and the Internet has created conditions so that people can prolifically publish images on the Word Wide Web. It has become a component of a cultural shift, defined by Henry Jerkins as a convergence culture, in which people take a more participative role in the production and consumption of symbolic goods. Consumption and enjoyment of photography has been transformed by a new medium: the digital screen controlled by an interface, and this medium changes the relationship with time that people have while observing photography. The quick and easy access promoted by the net also gives photography the possibility of greater reach and greater traffic, which can give them greater exhibition value, in the sense attributed to this term by Walter Benjamin. Large communities have flourished, such as Flickr, with billions of images published. On the net, they also become indexed by search engines which allow people to find photographs with the the themes that they are interested in and permitting for direct contact with the photographer, allowing for a direct market of images. All of these factors influence the form by which photography is produced and the marketplace for professional photographers. To describe these factors bibliographic research as well as both open and semi-open interviews using a methodological approach were conducted.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCorrea, Elizabeth Nicolau SaadTarga, Renato Simões2011-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-26092011-111537/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:30Zoai:teses.usp.br:tde-26092011-111537Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fotografias online: como o compartilhamento na internet influencia a fotografia
Fotografias online: como o compartilhamento na internet influencia a fotografia
title Fotografias online: como o compartilhamento na internet influencia a fotografia
spellingShingle Fotografias online: como o compartilhamento na internet influencia a fotografia
Targa, Renato Simões
Compartilhamento de fotografias
Convergence culture
Cultura da convergência
Digital photography
Exhibition value
Fotografia digital
Interface
Interface
Photo sharing.
Valor de exposição.
title_short Fotografias online: como o compartilhamento na internet influencia a fotografia
title_full Fotografias online: como o compartilhamento na internet influencia a fotografia
title_fullStr Fotografias online: como o compartilhamento na internet influencia a fotografia
title_full_unstemmed Fotografias online: como o compartilhamento na internet influencia a fotografia
title_sort Fotografias online: como o compartilhamento na internet influencia a fotografia
author Targa, Renato Simões
author_facet Targa, Renato Simões
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correa, Elizabeth Nicolau Saad
dc.contributor.author.fl_str_mv Targa, Renato Simões
dc.subject.por.fl_str_mv Compartilhamento de fotografias
Convergence culture
Cultura da convergência
Digital photography
Exhibition value
Fotografia digital
Interface
Interface
Photo sharing.
Valor de exposição.
topic Compartilhamento de fotografias
Convergence culture
Cultura da convergência
Digital photography
Exhibition value
Fotografia digital
Interface
Interface
Photo sharing.
Valor de exposição.
description A relação das pessoas com a fotografia vem sendo alterada pela conjunção de dois fatores: a evolução das câmeras digitais e o compartilhamento de fotografias na Internet. A popularização tanto das câmeras como da Internet criou condições para que as pessoas pudessem massivamente publicar imagens na rede mundial de computadores, tornando-se componente de uma modificação na cultura, definida por Henry Jenkins como cultura da convergência, em que as pessoas assumem um papel mais participativo na produção e consumo de bens simbólicos. O consumo e fruição da fotografia passam por transformações que envolvem o novo suporte: a tela digital regida por uma interface, e este suporte reduz a relação de tempo que as pessoas gastam observando a fotografia. O acesso rápido e fácil promovido pela rede também confere à fotografia a possibilidade de ter maior alcance, maior tráfego, o que pode conferir-lhe maior valor de exposição, no sentido atribuído a este termo por Walter Benjamin. Surgem comunidades de grande porte, como o Flickr, com bilhões de imagens publicadas. Na rede, elas também passam a estar indexadas por sistemas buscadores que permitem às pessoas encontrar fotografias com os temas que têm interesse e permitindo o contato direto com o autor das mesmas, o que possibilita o surgimento de um comércio direto de imagens. Todos esses fatores acabam por influenciar a forma que a fotografia é produzida e o espaço no mercado para a atuação dos fotógrafos profissionais. Para descrever esses fatores, foram realizadas uma pesquisa bibliográfica, uma entrevista aberta e algumas entrevistas semiabertas como abordagem metodológica.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-26092011-111537/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-26092011-111537/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257401202311168