Projeto investigativo como instrumento de alfabetização científica na Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-19072023-124346/ |
Resumo: | A Alfabetização Científica é o processo pelo qual a criança começa a se apropriar dos conhecimentos científicos e a fazer conexões entre esses conhecimentos e a realidade a seu redor. Nesse contexto, há a possibilidade de o indivíduo desenvolver a capacidade de organização do pensamento de maneira lógica e construção de uma consciência mais crítica, a partir do momento que dispõe de suas habilidades cognitivas como: observar, investigar, questionar, pesquisar, argumentar, levantar hipóteses, explorar e interpretar fenômenos. Esta pesquisa buscou identificar os indícios de Alfabetização Científica na Educação Infantil, a partir da aplicação do desenvolvimento de um projeto investigativo. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, cujos instrumentos de coleta de dados compreenderam: observação das aulas presenciais e atividades remotas, análise das atividades desenvolvidas e respectivas devolutivas das crianças, questionário para as famílias e entrevista docente. Este trabalho foi desenvolvido em uma escola pública de Educação Infantil, com uma turma de 18 crianças entre 4 e 5 anos de idade, suas respectivas famílias e a professora da turma. Os resultados trazem evidências de Alfabetização Científica a partir do trabalho com o projeto investigativo chuva com a identificação dos eixos estruturantes compreensão básica de termos, conhecimentos e conceitos científicos fundamentais, compreensão da natureza das ciências e dos fatores éticos e políticos que circundam sua prática e entendimento das relações existentes entre ciência, tecnologia, sociedade e meio-ambiente, tanto nas atividades desenvolvidas como nas devolutivas das crianças participantes. Indícios de resultados positivos puderam ser notados nas crianças participantes do processo. A professora desenvolveu conhecimentos relacionados à sua prática e competências que eram requeridas tanto no trabalho presencial como no remoto, tendo que ressignificar sua ação ao longo de todo o desenvolvimento do projeto chuva. O produto decorrente desta dissertação foi um guia para professores de Educação Infantil de desenvolvimento de projetos investigativos. |
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Projeto investigativo como instrumento de alfabetização científica na Educação InfantilInvestigative project as an instrument of scientific literacy in Early Childhood EducationAlfabetização CientíficaChild EducationEducação InfantilEnsino de CiênciasInvestigative projectProjeto investigativoScience teachingScientific LiteracyA Alfabetização Científica é o processo pelo qual a criança começa a se apropriar dos conhecimentos científicos e a fazer conexões entre esses conhecimentos e a realidade a seu redor. Nesse contexto, há a possibilidade de o indivíduo desenvolver a capacidade de organização do pensamento de maneira lógica e construção de uma consciência mais crítica, a partir do momento que dispõe de suas habilidades cognitivas como: observar, investigar, questionar, pesquisar, argumentar, levantar hipóteses, explorar e interpretar fenômenos. Esta pesquisa buscou identificar os indícios de Alfabetização Científica na Educação Infantil, a partir da aplicação do desenvolvimento de um projeto investigativo. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, cujos instrumentos de coleta de dados compreenderam: observação das aulas presenciais e atividades remotas, análise das atividades desenvolvidas e respectivas devolutivas das crianças, questionário para as famílias e entrevista docente. Este trabalho foi desenvolvido em uma escola pública de Educação Infantil, com uma turma de 18 crianças entre 4 e 5 anos de idade, suas respectivas famílias e a professora da turma. Os resultados trazem evidências de Alfabetização Científica a partir do trabalho com o projeto investigativo chuva com a identificação dos eixos estruturantes compreensão básica de termos, conhecimentos e conceitos científicos fundamentais, compreensão da natureza das ciências e dos fatores éticos e políticos que circundam sua prática e entendimento das relações existentes entre ciência, tecnologia, sociedade e meio-ambiente, tanto nas atividades desenvolvidas como nas devolutivas das crianças participantes. Indícios de resultados positivos puderam ser notados nas crianças participantes do processo. A professora desenvolveu conhecimentos relacionados à sua prática e competências que eram requeridas tanto no trabalho presencial como no remoto, tendo que ressignificar sua ação ao longo de todo o desenvolvimento do projeto chuva. O produto decorrente desta dissertação foi um guia para professores de Educação Infantil de desenvolvimento de projetos investigativos.Scientific Literacy is the process by which children begin to appropriate scientific knowledge and make connections between this knowledge and the reality around them. In this context, there is a possibility for the individual to develop the ability to organize thought in a logical manner and build a more critical awareness, from the moment he has his cognitive skills such as: observing, investigating, questioning, researching, arguing, raising hypotheses, explore and interpret phenomena. This research sought to identify evidence of Scientific Literacy in Early Childhood Education, from the application of the development of na investigative project. Methodologically, it is an action-research, with a qualitative approach, whose data collection instruments included: observation of in-person classes and remote activities, analysis of the children\'s activities and respective feedback, questionnaire for families and teacher interview. This work was developed in a public school for kindergarten, with a class of 18 children between 4 and 5 years old, their respective families and the class teacher. The results bring evidence of Scientific Literacy from the work with the investigative project \"Rain\" with the identification of the structuring axes \"basic understanding of terms, knowledge and fundamental scientific concepts\", \"understanding the nature of science and the ethical and political factors that they surround their practice and understanding the relationships between science, technology, society and the environment, both in the activities carried out and in the feedback provided by the participating children. Signs of positive results could be noticed in the children participating in the process. The teacher developed knowledge related to her practice and skills that were required both in face-to-face and remote work, having to reframe her action throughout the entire development of the rain project. The resulting product of this dissertation was a guide for Early Childhood Education teachers to develop investigative projects.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSuzuki, Paulo AtsushiMansano, Luciane Monica Gonçalves2022-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-19072023-124346/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-07-19T15:44:09Zoai:teses.usp.br:tde-19072023-124346Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-07-19T15:44:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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