Avaliação da qualidade de vida, ansiedade e depressão em enfermeiros docentes do norte do Estado de Mato Grosso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agostinho, Kamilla Maestá
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-24082021-163634/
Resumo: Qualidade de vida (QV) é uma temática complexa, sua definição pode ser relacionada à ideia de bem-estar, saúde, estilo de vida, renda, felicidade e realização pessoal. Ao associarmos o profissional enfermeiro com a carreira docente, fatores predisponentes inerentes à profissão podem ser identificados junto a quadros de distúrbios mental e baixa qualidade de vida. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi investigar a qualidade de vida e indicadores de ansiedade e depressão de enfermeiros docentes de instituições públicas e privadas, no norte do estado de Mato Grosso com o intuito de se traçar um melhor entendimento da relação saúde versus trabalho docente. Dessa forma, este trabalho trata-se de um estudo descritivo, exploratório, transversal, de abordagem quantitativa em que foram analisados dados de enfermeiros que atuam como professores em cursos de ensino superior de enfermagem em instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas. Os dados coletados foram analisados pelo programa SPSS 20.0 e a avaliação estatística foi realizada segundo o teste de Mann Whitney. Os resultados apontam que a maioria dos profissionais de enfermagem que atuam na docência são mulheres com idade média de 35 anos, variando entre 25 a 55 anos vinculados majoritariamente a IES privadas e que apresentam sintomas de ansiedade (18,75% leve e 10,94% moderada) e depressão (9,37% depressão leve e 1,56% depressão moderada) de forma que o nível de ansiedade leve na IES privada foi maior que na IES pública. Quanto à QV, o escore médio na IES pública foi de 75,00 (d.p 20,13) e nas IES privadas o escore médio foi de 71,20 (d.p 18,81) de onde podemos inferir que, de modo geral, não há diferença significativa na QV dos docentes de IES pública e privada e que a qualidade de vida é boa, entretanto há facetas com escores baixos que podem afetar pontos importantes da qualidade de vida como dependência de medicação e tratamento (IES pública) e dor e desconforto (IES privada).
id USP_523c4047348d2d3b57aa0e9a7257a6bd
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-24082021-163634
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Avaliação da qualidade de vida, ansiedade e depressão em enfermeiros docentes do norte do Estado de Mato GrossoAvaluation of quality of live, anxiety and depression occurance in Professors who teach nursing in North state of Mato GrossoCondições de trabalhoDocentesOccupational healthProfessorQualidade de vidaQuality of lifeSaúde ocupacionalUniversidadeUniversityWorking conditionsQualidade de vida (QV) é uma temática complexa, sua definição pode ser relacionada à ideia de bem-estar, saúde, estilo de vida, renda, felicidade e realização pessoal. Ao associarmos o profissional enfermeiro com a carreira docente, fatores predisponentes inerentes à profissão podem ser identificados junto a quadros de distúrbios mental e baixa qualidade de vida. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi investigar a qualidade de vida e indicadores de ansiedade e depressão de enfermeiros docentes de instituições públicas e privadas, no norte do estado de Mato Grosso com o intuito de se traçar um melhor entendimento da relação saúde versus trabalho docente. Dessa forma, este trabalho trata-se de um estudo descritivo, exploratório, transversal, de abordagem quantitativa em que foram analisados dados de enfermeiros que atuam como professores em cursos de ensino superior de enfermagem em instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas. Os dados coletados foram analisados pelo programa SPSS 20.0 e a avaliação estatística foi realizada segundo o teste de Mann Whitney. Os resultados apontam que a maioria dos profissionais de enfermagem que atuam na docência são mulheres com idade média de 35 anos, variando entre 25 a 55 anos vinculados majoritariamente a IES privadas e que apresentam sintomas de ansiedade (18,75% leve e 10,94% moderada) e depressão (9,37% depressão leve e 1,56% depressão moderada) de forma que o nível de ansiedade leve na IES privada foi maior que na IES pública. Quanto à QV, o escore médio na IES pública foi de 75,00 (d.p 20,13) e nas IES privadas o escore médio foi de 71,20 (d.p 18,81) de onde podemos inferir que, de modo geral, não há diferença significativa na QV dos docentes de IES pública e privada e que a qualidade de vida é boa, entretanto há facetas com escores baixos que podem afetar pontos importantes da qualidade de vida como dependência de medicação e tratamento (IES pública) e dor e desconforto (IES privada).Quality of life (QOL) is a complex theme, its definition can be related to the idea of well-being, health, lifestyle, income, happiness and personal fulfillment. When the careers of professional nursing and professor are associated, predisposing factors inherent to these activities can be identified with mental disorders and low quality of life. In this sense, the objective of this study was to investigate the quality of life by investigating anxiety and depression indicators of nurses who are professors in public and private institutions, at the north of the state of Mato Grosso in order to draw a better understanding of the relationship between health and teaching work. Thus, this work is a descriptive, exploratory, cross-sectional study, with a quantitative approach in which data from nurses who act as teachers in higher education nursing courses in public and private higher education institutions (HEI) were analyzed. The data were collected and analyzed using the SPSS 20.0 program and the statistical evaluation was performed according to the Mann Whitney test. The results show that the majority of nursing professionals who teaches nursing in high education are women with an average age of 35 years old, ranging from 25 to 55 years old, mostly linked to private HEIs and who present symptoms of anxiety (18.75% mild and 10.94% moderate) and depression (9.37% mild depression and 1.56% moderate depression) so that the level of mild anxiety in private HEI was higher than in public HEI. As for QOL, the average score in the public HEI was 75.00 (SD 20.13) and in private HEI the average score was 71.20 (SD 18.81) from which we can infer that, in general, there wasn\'t a significant difference in the QOL of teachers from public and private HEIs and that the quality of life is good, besides there are aspects with low scores that can affect important points of quality of life such as dependence on medication and (public HEI) and pain and discomfort (Private HEI).Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSawada, Namie OkinoAgostinho, Kamilla Maestá2021-05-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-24082021-163634/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-08-30T19:45:02Zoai:teses.usp.br:tde-24082021-163634Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-08-30T19:45:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da qualidade de vida, ansiedade e depressão em enfermeiros docentes do norte do Estado de Mato Grosso
Avaluation of quality of live, anxiety and depression occurance in Professors who teach nursing in North state of Mato Grosso
title Avaliação da qualidade de vida, ansiedade e depressão em enfermeiros docentes do norte do Estado de Mato Grosso
spellingShingle Avaliação da qualidade de vida, ansiedade e depressão em enfermeiros docentes do norte do Estado de Mato Grosso
Agostinho, Kamilla Maestá
Condições de trabalho
Docentes
Occupational health
Professor
Qualidade de vida
Quality of life
Saúde ocupacional
Universidade
University
Working conditions
title_short Avaliação da qualidade de vida, ansiedade e depressão em enfermeiros docentes do norte do Estado de Mato Grosso
title_full Avaliação da qualidade de vida, ansiedade e depressão em enfermeiros docentes do norte do Estado de Mato Grosso
title_fullStr Avaliação da qualidade de vida, ansiedade e depressão em enfermeiros docentes do norte do Estado de Mato Grosso
title_full_unstemmed Avaliação da qualidade de vida, ansiedade e depressão em enfermeiros docentes do norte do Estado de Mato Grosso
title_sort Avaliação da qualidade de vida, ansiedade e depressão em enfermeiros docentes do norte do Estado de Mato Grosso
author Agostinho, Kamilla Maestá
author_facet Agostinho, Kamilla Maestá
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sawada, Namie Okino
dc.contributor.author.fl_str_mv Agostinho, Kamilla Maestá
dc.subject.por.fl_str_mv Condições de trabalho
Docentes
Occupational health
Professor
Qualidade de vida
Quality of life
Saúde ocupacional
Universidade
University
Working conditions
topic Condições de trabalho
Docentes
Occupational health
Professor
Qualidade de vida
Quality of life
Saúde ocupacional
Universidade
University
Working conditions
description Qualidade de vida (QV) é uma temática complexa, sua definição pode ser relacionada à ideia de bem-estar, saúde, estilo de vida, renda, felicidade e realização pessoal. Ao associarmos o profissional enfermeiro com a carreira docente, fatores predisponentes inerentes à profissão podem ser identificados junto a quadros de distúrbios mental e baixa qualidade de vida. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi investigar a qualidade de vida e indicadores de ansiedade e depressão de enfermeiros docentes de instituições públicas e privadas, no norte do estado de Mato Grosso com o intuito de se traçar um melhor entendimento da relação saúde versus trabalho docente. Dessa forma, este trabalho trata-se de um estudo descritivo, exploratório, transversal, de abordagem quantitativa em que foram analisados dados de enfermeiros que atuam como professores em cursos de ensino superior de enfermagem em instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas. Os dados coletados foram analisados pelo programa SPSS 20.0 e a avaliação estatística foi realizada segundo o teste de Mann Whitney. Os resultados apontam que a maioria dos profissionais de enfermagem que atuam na docência são mulheres com idade média de 35 anos, variando entre 25 a 55 anos vinculados majoritariamente a IES privadas e que apresentam sintomas de ansiedade (18,75% leve e 10,94% moderada) e depressão (9,37% depressão leve e 1,56% depressão moderada) de forma que o nível de ansiedade leve na IES privada foi maior que na IES pública. Quanto à QV, o escore médio na IES pública foi de 75,00 (d.p 20,13) e nas IES privadas o escore médio foi de 71,20 (d.p 18,81) de onde podemos inferir que, de modo geral, não há diferença significativa na QV dos docentes de IES pública e privada e que a qualidade de vida é boa, entretanto há facetas com escores baixos que podem afetar pontos importantes da qualidade de vida como dependência de medicação e tratamento (IES pública) e dor e desconforto (IES privada).
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-24082021-163634/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-24082021-163634/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257311987367936