Bibliotecas dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) : a construção de uma cultura comum

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Charlene Kathlen de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-10012013-184342/
Resumo: As bibliotecas dos Centros Educacionais Unificados (CEUs), implantadas a partir de 2003 na cidade de São Paulo, foram inicialmente celebradas como uma conquista significativa: primeiro em termos de cobertura territorial de bibliotecas na cidade; segundo como uma possibilidade única no desenvolvimento de uma atuação de caráter híbrido de biblioteca pública e escolar. Este trabalho apresenta e discute a proposta de biblioteca do CEU e verifica, através dos sujeitos e por meio da aplicação de entrevista semiestruturada como essas bibliotecas estão se configurando ao longo dos anos, principalmente em regiões de crise urbana (enchentes, desapropriações, violência, incêndios etc.). A análise dos dados evidenciou que as bibliotecas podem ser caracterizadas como: educativa, porém desligada do currículo escolar; aberta a toda a comunidade; inserida no projeto educacional de cada CEU, e preocupada com a formação da consciência cidadã, com linhas de ação que permitem a construção de uma biblioteca mais que híbrida, plural, no sentido de agregar múltiplos saberes, ampliando, portanto, sua esfera de atuação. Verificamos em alguns sujeitos envolvidos com a biblioteca, especialmente os bibliotecários, a intenção em criar vínculos com a sua comunidade sem, contudo, ignorar problemas próprios da periferia. Ao contrário, esses foram determinantes para a elaboração de projetos de bibliotecas específicos, propiciando as aberturas necessárias para que as pessoas pudessem circular no mundo da informação e da cultura.
id USP_525abb9c1fe8225e567275576aaf7697
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-10012013-184342
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Bibliotecas dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) : a construção de uma cultura comumThe libraries of the Unified Educational Centres (Centros Educacionais Unificados - CEUs)Biblioteca HíbridaCentro Educacional UnificadoCEUCidadaniaCitizen ConsciousnessCultura e Informação na Periferia de São PauloCulture and Information in the Poor Peri-Urban areas of São Paulo.Educação Não FormalHybrid LibraryNon-Formal EducationTransformação UrbanaUnified Educational Center (Centro Educacional Unificado - CEU)Urban TransformationAs bibliotecas dos Centros Educacionais Unificados (CEUs), implantadas a partir de 2003 na cidade de São Paulo, foram inicialmente celebradas como uma conquista significativa: primeiro em termos de cobertura territorial de bibliotecas na cidade; segundo como uma possibilidade única no desenvolvimento de uma atuação de caráter híbrido de biblioteca pública e escolar. Este trabalho apresenta e discute a proposta de biblioteca do CEU e verifica, através dos sujeitos e por meio da aplicação de entrevista semiestruturada como essas bibliotecas estão se configurando ao longo dos anos, principalmente em regiões de crise urbana (enchentes, desapropriações, violência, incêndios etc.). A análise dos dados evidenciou que as bibliotecas podem ser caracterizadas como: educativa, porém desligada do currículo escolar; aberta a toda a comunidade; inserida no projeto educacional de cada CEU, e preocupada com a formação da consciência cidadã, com linhas de ação que permitem a construção de uma biblioteca mais que híbrida, plural, no sentido de agregar múltiplos saberes, ampliando, portanto, sua esfera de atuação. Verificamos em alguns sujeitos envolvidos com a biblioteca, especialmente os bibliotecários, a intenção em criar vínculos com a sua comunidade sem, contudo, ignorar problemas próprios da periferia. Ao contrário, esses foram determinantes para a elaboração de projetos de bibliotecas específicos, propiciando as aberturas necessárias para que as pessoas pudessem circular no mundo da informação e da cultura.The libraries of the Unified Educational Centres (Centros Educacionais Unificados - CEUs), implemented since 2003 in the city of São Paulo, were initially celebrated as a significant achievement: first of all in terms of territorial coverage of libraries in the city. Secondly, as having a unique hybrid character, being both a public library and a school library. This work introduces and discusses the library proposed by the CEUs and observes, through the subjects, by means of a semi-structured interview, how these libraries are shaping up/ over the years, mainly in the regions of urban crises (floods, expropriations, violence, fires etc.) The analysis of the data shows evidence that the libraries can be characterized as educational, albeit not connected to the school curriculum. They are open to all community, inserted in the educational project of each CEU and concerned with the formation of a conscient citizen. With courses of action that allow for the conception of a library that is not just hybrid but also plural, furnishing several diffrent types of knowledge and therefore expanding the scope of its action. We have observed, on the part of some of the subjects involved with the library and particularly the librarians; the intention of creating bonds with the community without, however, ignoring the problems of the periphery. They were key players in the elaboration of specific library projects, poviding the necessary opportunities for people to circulate in the world of information and culture.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOliveira, Lucia Maciel Barbosa deLemos, Charlene Kathlen de2012-09-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-10012013-184342/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:35Zoai:teses.usp.br:tde-10012013-184342Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Bibliotecas dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) : a construção de uma cultura comum
The libraries of the Unified Educational Centres (Centros Educacionais Unificados - CEUs)
title Bibliotecas dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) : a construção de uma cultura comum
spellingShingle Bibliotecas dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) : a construção de uma cultura comum
Lemos, Charlene Kathlen de
Biblioteca Híbrida
Centro Educacional Unificado
CEU
Cidadania
Citizen Consciousness
Cultura e Informação na Periferia de São Paulo
Culture and Information in the Poor Peri-Urban areas of São Paulo.
Educação Não Formal
Hybrid Library
Non-Formal Education
Transformação Urbana
Unified Educational Center (Centro Educacional Unificado - CEU)
Urban Transformation
title_short Bibliotecas dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) : a construção de uma cultura comum
title_full Bibliotecas dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) : a construção de uma cultura comum
title_fullStr Bibliotecas dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) : a construção de uma cultura comum
title_full_unstemmed Bibliotecas dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) : a construção de uma cultura comum
title_sort Bibliotecas dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) : a construção de uma cultura comum
author Lemos, Charlene Kathlen de
author_facet Lemos, Charlene Kathlen de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Lucia Maciel Barbosa de
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Charlene Kathlen de
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca Híbrida
Centro Educacional Unificado
CEU
Cidadania
Citizen Consciousness
Cultura e Informação na Periferia de São Paulo
Culture and Information in the Poor Peri-Urban areas of São Paulo.
Educação Não Formal
Hybrid Library
Non-Formal Education
Transformação Urbana
Unified Educational Center (Centro Educacional Unificado - CEU)
Urban Transformation
topic Biblioteca Híbrida
Centro Educacional Unificado
CEU
Cidadania
Citizen Consciousness
Cultura e Informação na Periferia de São Paulo
Culture and Information in the Poor Peri-Urban areas of São Paulo.
Educação Não Formal
Hybrid Library
Non-Formal Education
Transformação Urbana
Unified Educational Center (Centro Educacional Unificado - CEU)
Urban Transformation
description As bibliotecas dos Centros Educacionais Unificados (CEUs), implantadas a partir de 2003 na cidade de São Paulo, foram inicialmente celebradas como uma conquista significativa: primeiro em termos de cobertura territorial de bibliotecas na cidade; segundo como uma possibilidade única no desenvolvimento de uma atuação de caráter híbrido de biblioteca pública e escolar. Este trabalho apresenta e discute a proposta de biblioteca do CEU e verifica, através dos sujeitos e por meio da aplicação de entrevista semiestruturada como essas bibliotecas estão se configurando ao longo dos anos, principalmente em regiões de crise urbana (enchentes, desapropriações, violência, incêndios etc.). A análise dos dados evidenciou que as bibliotecas podem ser caracterizadas como: educativa, porém desligada do currículo escolar; aberta a toda a comunidade; inserida no projeto educacional de cada CEU, e preocupada com a formação da consciência cidadã, com linhas de ação que permitem a construção de uma biblioteca mais que híbrida, plural, no sentido de agregar múltiplos saberes, ampliando, portanto, sua esfera de atuação. Verificamos em alguns sujeitos envolvidos com a biblioteca, especialmente os bibliotecários, a intenção em criar vínculos com a sua comunidade sem, contudo, ignorar problemas próprios da periferia. Ao contrário, esses foram determinantes para a elaboração de projetos de bibliotecas específicos, propiciando as aberturas necessárias para que as pessoas pudessem circular no mundo da informação e da cultura.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-10012013-184342/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-10012013-184342/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090567125073920