O edifício cultural como estratégia de intervenção urbana. A Cidade das Artes na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pasquotto, Geise Brizotti
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16139/tde-01092016-173943/
Resumo: O marketing urbano e o planejamento estratégico vem sendo utilizados em uma dinâmica onde a produção, consumo e lucro são os aspectos esperados como resultado das ações do poder público. A promoção urbana recria novas imagens para serem vendidas no mercado global, ao mesmo tempo em que promove rearranjos espaciais para readequá-las às novas necessidades locais. O emprego da cultura como ferramenta do planejamento estratégico e marketing urbano, utiliza-se de edifícios culturais ícones para alavancar processos de promoção e renovação urbana em diversos lugares do mundo. Esta tese analisa a construção do complexo cultural Cidade da Música/Artes no Rio de Janeiro, baseando-se na hipótese de que, embora tal inserção siga ditames do planejamento estratégico e da promoção urbana, ela não resultou em transformações significativas para a região, não atingindo os objetivos preconizados por este modelo de planejamento.
id USP_52f321005d0e154ec8f2f39128d140bb
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-01092016-173943
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O edifício cultural como estratégia de intervenção urbana. A Cidade das Artes na Barra da Tijuca, Rio de JaneiroThe cultural building as strategy of urban intervention: the Cidade das Artes in Barra da TijucaCulturaCultural buildingsCultureEdifícios culturaisMarketing urbanoPlanejamento estratégicoRio de Janeiro (RJ)Strategic planningUrban marketingO marketing urbano e o planejamento estratégico vem sendo utilizados em uma dinâmica onde a produção, consumo e lucro são os aspectos esperados como resultado das ações do poder público. A promoção urbana recria novas imagens para serem vendidas no mercado global, ao mesmo tempo em que promove rearranjos espaciais para readequá-las às novas necessidades locais. O emprego da cultura como ferramenta do planejamento estratégico e marketing urbano, utiliza-se de edifícios culturais ícones para alavancar processos de promoção e renovação urbana em diversos lugares do mundo. Esta tese analisa a construção do complexo cultural Cidade da Música/Artes no Rio de Janeiro, baseando-se na hipótese de que, embora tal inserção siga ditames do planejamento estratégico e da promoção urbana, ela não resultou em transformações significativas para a região, não atingindo os objetivos preconizados por este modelo de planejamento.The urban marketing and strategic planning have been used in a dynamic which the production consumption and profit are expected aspects in result of the actions of public power. The urban promotion re-creates new images to be sold in the global market, while promote spatial rearrangements in order to adjust them to the new local needs. The use of culture as a tool of strategic planning and urban marketing, using cultural icons buildings to leverage urban promotion and renew processes in different parts of the world. This thesis analyse the construction of Cidade da Música/Artes cultural complex in Rio de Janeiro, based on the hypothesis that although such insertion follows strategic dictates of urban promotion, it did not result in substantial transformations to the region and did not reach recommended targets for this model planning.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNobre, Eduardo Alberto CuscePasquotto, Geise Brizotti2016-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16139/tde-01092016-173943/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:03:48Zoai:teses.usp.br:tde-01092016-173943Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:03:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O edifício cultural como estratégia de intervenção urbana. A Cidade das Artes na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
The cultural building as strategy of urban intervention: the Cidade das Artes in Barra da Tijuca
title O edifício cultural como estratégia de intervenção urbana. A Cidade das Artes na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
spellingShingle O edifício cultural como estratégia de intervenção urbana. A Cidade das Artes na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Pasquotto, Geise Brizotti
Cultura
Cultural buildings
Culture
Edifícios culturais
Marketing urbano
Planejamento estratégico
Rio de Janeiro (RJ)
Strategic planning
Urban marketing
title_short O edifício cultural como estratégia de intervenção urbana. A Cidade das Artes na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
title_full O edifício cultural como estratégia de intervenção urbana. A Cidade das Artes na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
title_fullStr O edifício cultural como estratégia de intervenção urbana. A Cidade das Artes na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
title_full_unstemmed O edifício cultural como estratégia de intervenção urbana. A Cidade das Artes na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
title_sort O edifício cultural como estratégia de intervenção urbana. A Cidade das Artes na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
author Pasquotto, Geise Brizotti
author_facet Pasquotto, Geise Brizotti
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nobre, Eduardo Alberto Cusce
dc.contributor.author.fl_str_mv Pasquotto, Geise Brizotti
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura
Cultural buildings
Culture
Edifícios culturais
Marketing urbano
Planejamento estratégico
Rio de Janeiro (RJ)
Strategic planning
Urban marketing
topic Cultura
Cultural buildings
Culture
Edifícios culturais
Marketing urbano
Planejamento estratégico
Rio de Janeiro (RJ)
Strategic planning
Urban marketing
description O marketing urbano e o planejamento estratégico vem sendo utilizados em uma dinâmica onde a produção, consumo e lucro são os aspectos esperados como resultado das ações do poder público. A promoção urbana recria novas imagens para serem vendidas no mercado global, ao mesmo tempo em que promove rearranjos espaciais para readequá-las às novas necessidades locais. O emprego da cultura como ferramenta do planejamento estratégico e marketing urbano, utiliza-se de edifícios culturais ícones para alavancar processos de promoção e renovação urbana em diversos lugares do mundo. Esta tese analisa a construção do complexo cultural Cidade da Música/Artes no Rio de Janeiro, baseando-se na hipótese de que, embora tal inserção siga ditames do planejamento estratégico e da promoção urbana, ela não resultou em transformações significativas para a região, não atingindo os objetivos preconizados por este modelo de planejamento.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16139/tde-01092016-173943/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16139/tde-01092016-173943/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256586469244928