O edifício cultural como estratégia de intervenção urbana. A Cidade das Artes na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16139/tde-01092016-173943/ |
Resumo: | O marketing urbano e o planejamento estratégico vem sendo utilizados em uma dinâmica onde a produção, consumo e lucro são os aspectos esperados como resultado das ações do poder público. A promoção urbana recria novas imagens para serem vendidas no mercado global, ao mesmo tempo em que promove rearranjos espaciais para readequá-las às novas necessidades locais. O emprego da cultura como ferramenta do planejamento estratégico e marketing urbano, utiliza-se de edifícios culturais ícones para alavancar processos de promoção e renovação urbana em diversos lugares do mundo. Esta tese analisa a construção do complexo cultural Cidade da Música/Artes no Rio de Janeiro, baseando-se na hipótese de que, embora tal inserção siga ditames do planejamento estratégico e da promoção urbana, ela não resultou em transformações significativas para a região, não atingindo os objetivos preconizados por este modelo de planejamento. |
id |
USP_52f321005d0e154ec8f2f39128d140bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-01092016-173943 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
O edifício cultural como estratégia de intervenção urbana. A Cidade das Artes na Barra da Tijuca, Rio de JaneiroThe cultural building as strategy of urban intervention: the Cidade das Artes in Barra da TijucaCulturaCultural buildingsCultureEdifícios culturaisMarketing urbanoPlanejamento estratégicoRio de Janeiro (RJ)Strategic planningUrban marketingO marketing urbano e o planejamento estratégico vem sendo utilizados em uma dinâmica onde a produção, consumo e lucro são os aspectos esperados como resultado das ações do poder público. A promoção urbana recria novas imagens para serem vendidas no mercado global, ao mesmo tempo em que promove rearranjos espaciais para readequá-las às novas necessidades locais. O emprego da cultura como ferramenta do planejamento estratégico e marketing urbano, utiliza-se de edifícios culturais ícones para alavancar processos de promoção e renovação urbana em diversos lugares do mundo. Esta tese analisa a construção do complexo cultural Cidade da Música/Artes no Rio de Janeiro, baseando-se na hipótese de que, embora tal inserção siga ditames do planejamento estratégico e da promoção urbana, ela não resultou em transformações significativas para a região, não atingindo os objetivos preconizados por este modelo de planejamento.The urban marketing and strategic planning have been used in a dynamic which the production consumption and profit are expected aspects in result of the actions of public power. The urban promotion re-creates new images to be sold in the global market, while promote spatial rearrangements in order to adjust them to the new local needs. The use of culture as a tool of strategic planning and urban marketing, using cultural icons buildings to leverage urban promotion and renew processes in different parts of the world. This thesis analyse the construction of Cidade da Música/Artes cultural complex in Rio de Janeiro, based on the hypothesis that although such insertion follows strategic dictates of urban promotion, it did not result in substantial transformations to the region and did not reach recommended targets for this model planning.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNobre, Eduardo Alberto CuscePasquotto, Geise Brizotti2016-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16139/tde-01092016-173943/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:03:48Zoai:teses.usp.br:tde-01092016-173943Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:03:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O edifício cultural como estratégia de intervenção urbana. A Cidade das Artes na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro The cultural building as strategy of urban intervention: the Cidade das Artes in Barra da Tijuca |
title |
O edifício cultural como estratégia de intervenção urbana. A Cidade das Artes na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro |
spellingShingle |
O edifício cultural como estratégia de intervenção urbana. A Cidade das Artes na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro Pasquotto, Geise Brizotti Cultura Cultural buildings Culture Edifícios culturais Marketing urbano Planejamento estratégico Rio de Janeiro (RJ) Strategic planning Urban marketing |
title_short |
O edifício cultural como estratégia de intervenção urbana. A Cidade das Artes na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro |
title_full |
O edifício cultural como estratégia de intervenção urbana. A Cidade das Artes na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro |
title_fullStr |
O edifício cultural como estratégia de intervenção urbana. A Cidade das Artes na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
O edifício cultural como estratégia de intervenção urbana. A Cidade das Artes na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro |
title_sort |
O edifício cultural como estratégia de intervenção urbana. A Cidade das Artes na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro |
author |
Pasquotto, Geise Brizotti |
author_facet |
Pasquotto, Geise Brizotti |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nobre, Eduardo Alberto Cusce |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pasquotto, Geise Brizotti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura Cultural buildings Culture Edifícios culturais Marketing urbano Planejamento estratégico Rio de Janeiro (RJ) Strategic planning Urban marketing |
topic |
Cultura Cultural buildings Culture Edifícios culturais Marketing urbano Planejamento estratégico Rio de Janeiro (RJ) Strategic planning Urban marketing |
description |
O marketing urbano e o planejamento estratégico vem sendo utilizados em uma dinâmica onde a produção, consumo e lucro são os aspectos esperados como resultado das ações do poder público. A promoção urbana recria novas imagens para serem vendidas no mercado global, ao mesmo tempo em que promove rearranjos espaciais para readequá-las às novas necessidades locais. O emprego da cultura como ferramenta do planejamento estratégico e marketing urbano, utiliza-se de edifícios culturais ícones para alavancar processos de promoção e renovação urbana em diversos lugares do mundo. Esta tese analisa a construção do complexo cultural Cidade da Música/Artes no Rio de Janeiro, baseando-se na hipótese de que, embora tal inserção siga ditames do planejamento estratégico e da promoção urbana, ela não resultou em transformações significativas para a região, não atingindo os objetivos preconizados por este modelo de planejamento. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16139/tde-01092016-173943/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16139/tde-01092016-173943/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256586469244928 |