Comunicação do (e em) conflito: legitimação do real e estética da brutalidade no cinema de González Iñárritu
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-06052014-120457/ |
Resumo: | Pretende-se, com este trabalho, verificar e identificar aspectos relacionados à estética da brutalidade e o seu vínculo com a legitimação do real, a partir da análise de três filmes do diretor Alejandro González Iñárritu (Amores Brutos, 2000; 21 Gramas, 2003; Babel, 2006). Para isso, pretendese, também, fundamentar circunstâncias envoltas no quadro cultural contemporâneo, a partir dos seguintes nortes: a) manifestações da legitimação do real; b) dilemas estéticos do desconforto social e as representações realistas/naturalistas no cinema de González Iñárritu; c) debate sobre o multiculturalismo e o hibridismo cultural; e d) conflitos inerentes à comunicação, no cinema de González Iñárritu, no que se refere a um ethos cinematográfico. No primeiro capítulo, abordaremos a legitimação do real e suas aproximações com os funcionamentos realistas e naturalistas atrelados à estética da brutalidade, tendo como baliza o filme Amores Brutos (2000). Na sequência, o segundo capítulo tratará do desconforto, em uma associação à ideia de fragmentação, na polarização estabelecida entre a imersão do inferno social e a redenção, com foco em 21 Gramas (2003). No terceiro capítulo, a cultura, em contato com o hibridismo e a diversidade, será confrontada com as bases do conflito, na abordagem de Babel (2006). Estendendo essa premissa, o quarto capítulo abordará as facetas da comunicação e da documentalidade no jogo de representação em torno do real e das estéticas do audiovisual, a fundamentar como síntese do percurso aqui traçado o ethos do conflito presente na cinematografia de González Iñárritu. Em conjunto a essa estrutura, os filmes se articularão ao próprio percurso da discussão teórica e analítica. |
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