Estudo semiótico de canções de Adoniran Barbosa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Carlos Vinicius Veneziani dos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-03122015-133057/
Resumo: As canções de Adoniran Barbosa são amplamente reconhecidas como importante patrimônio cultural da música popular paulistana e brasileira. Ao longo dos anos, jornalistas, historiadores, críticos de arte e pesquisadores descreveram, analisaram e avaliaram as criações de Adoniran, estabelecendo uma posição de destaque para seu legado musical dentro do âmbito da canção popular no país. Entretanto, a despeito da considerável produção de materiais biográficos, históricos e críticos por especialistas em diferentes áreas do conhecimento, a obra do compositor ainda não havia sido examinada dentro de uma abordagem semiótica de linha greimasiana, considerando os desenvolvimentos da semiótica tensiva. A proposta desta pesquisa é identificar e relacionar as estratégias de composição de Adoniran Barbosa de forma a compreender como elas caracterizam e singularizam as realizações estéticas desse cancionista. Para tanto, faz-se necessário recorrer aos modelos de análise da semiótica da canção, criados e desenvolvidos por Luiz Tatit e aprimorados por diversos pesquisadores dessa área. No texto que apresenta os esforços de pesquisa, o recorte metodológico é apresentado e comentado previamente, bem como as premissas que fundamentam a escolha das canções que formam o corpus. As análises realizadas indicam a figurativização como modelo principal de compatibilidade entre melodia e letra, e a utilização de procedimentos figurativos na melodia do canto como condição central para construção da identidade musical de Adoniran. Nas conclusões, observa-se a relação da figurativização com outras características fundamentais detectadas pelo exame do material, como a presença da fala natural, o uso de variações linguísticas e a organização das projeções enunciativas de modo a produzir efeitos de sentido de realidade, por meio dos diálogos. Os resultados obtidos, tanto no desenvolvimento das análises de cada canção em particular quanto nas conclusões que unificam os dados, são comparados a contribuições críticas extraídas da bibliografia sobre o artista. A comparação corrobora pontos de vista construídos a partir de outras abordagens e indica novas possibilidades de interpretação sobre o valor estético da produção cancional do compositor.
id USP_551c88ef3578fbce1f99ee495ca69439
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-03122015-133057
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Estudo semiótico de canções de Adoniran BarbosaSemiotic study of Adoniran Barbosas songsAdoniran BarbosaAdoniran BarbosaCançãoLinguísticaLinguisticsSambaSambaSemióticaSemioticsSongAs canções de Adoniran Barbosa são amplamente reconhecidas como importante patrimônio cultural da música popular paulistana e brasileira. Ao longo dos anos, jornalistas, historiadores, críticos de arte e pesquisadores descreveram, analisaram e avaliaram as criações de Adoniran, estabelecendo uma posição de destaque para seu legado musical dentro do âmbito da canção popular no país. Entretanto, a despeito da considerável produção de materiais biográficos, históricos e críticos por especialistas em diferentes áreas do conhecimento, a obra do compositor ainda não havia sido examinada dentro de uma abordagem semiótica de linha greimasiana, considerando os desenvolvimentos da semiótica tensiva. A proposta desta pesquisa é identificar e relacionar as estratégias de composição de Adoniran Barbosa de forma a compreender como elas caracterizam e singularizam as realizações estéticas desse cancionista. Para tanto, faz-se necessário recorrer aos modelos de análise da semiótica da canção, criados e desenvolvidos por Luiz Tatit e aprimorados por diversos pesquisadores dessa área. No texto que apresenta os esforços de pesquisa, o recorte metodológico é apresentado e comentado previamente, bem como as premissas que fundamentam a escolha das canções que formam o corpus. As análises realizadas indicam a figurativização como modelo principal de compatibilidade entre melodia e letra, e a utilização de procedimentos figurativos na melodia do canto como condição central para construção da identidade musical de Adoniran. Nas conclusões, observa-se a relação da figurativização com outras características fundamentais detectadas pelo exame do material, como a presença da fala natural, o uso de variações linguísticas e a organização das projeções enunciativas de modo a produzir efeitos de sentido de realidade, por meio dos diálogos. Os resultados obtidos, tanto no desenvolvimento das análises de cada canção em particular quanto nas conclusões que unificam os dados, são comparados a contribuições críticas extraídas da bibliografia sobre o artista. A comparação corrobora pontos de vista construídos a partir de outras abordagens e indica novas possibilidades de interpretação sobre o valor estético da produção cancional do compositor.Adoniran Barbosa\'s songs are widely recognized as important cultural heritage of São Paulo and Brazilian popular music. Through the years, journalists, historians, art critics and researchers described, analyzed and evaluated Adorinans creations, establishing a prominent position to his musical legacy within the scope of Brazilian popular songs. However, despite the considerable biographical, historical and critical production about him by experts from different areas, his work had not yet been analyzed though a Greimasian semiotic approach, considering the developments of tensive semiotics. The purpose of this study is to identify and relate Adoniran Barbosa composition strategies in order to understand how they characterize and individualize his aesthetic achievements. Therefore, it is necessary to use the semiotics of song analysis models, created and developed by Luiz Tatit and improved by several researchers in this area. In the text that presents the research efforts, the methodological approach is previously presented and discussed, as well as the assumptions underlying the choice of songs for the corpus. Analyzes indicate the figurativization as main compatibility model between melody and lyrics, and the use of figurative procedures in the singing melody as a central condition for Adoniran musical identity. In the conclusions, is observed the relationship between figurativization and other fundamental characteristics detected by examining the material, as the presence of natural speech, the use of language variations and the enunciation organization in order to produce meaning effects by the us of dialogues. The results, both in the development of the analysis of each particular song as in the conclusions that unify the data, are compared to critical contributions from the bibliography about the artist. The comparison confirms the different views constructed from other approaches and indicates new possibilities of interpretation about the aesthetic value of the composer production.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTatit, Luiz Augusto de MoraesSantos, Carlos Vinicius Veneziani dos2015-09-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-03122015-133057/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:58Zoai:teses.usp.br:tde-03122015-133057Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo semiótico de canções de Adoniran Barbosa
Semiotic study of Adoniran Barbosas songs
title Estudo semiótico de canções de Adoniran Barbosa
spellingShingle Estudo semiótico de canções de Adoniran Barbosa
Santos, Carlos Vinicius Veneziani dos
Adoniran Barbosa
Adoniran Barbosa
Canção
Linguística
Linguistics
Samba
Samba
Semiótica
Semiotics
Song
title_short Estudo semiótico de canções de Adoniran Barbosa
title_full Estudo semiótico de canções de Adoniran Barbosa
title_fullStr Estudo semiótico de canções de Adoniran Barbosa
title_full_unstemmed Estudo semiótico de canções de Adoniran Barbosa
title_sort Estudo semiótico de canções de Adoniran Barbosa
author Santos, Carlos Vinicius Veneziani dos
author_facet Santos, Carlos Vinicius Veneziani dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tatit, Luiz Augusto de Moraes
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Carlos Vinicius Veneziani dos
dc.subject.por.fl_str_mv Adoniran Barbosa
Adoniran Barbosa
Canção
Linguística
Linguistics
Samba
Samba
Semiótica
Semiotics
Song
topic Adoniran Barbosa
Adoniran Barbosa
Canção
Linguística
Linguistics
Samba
Samba
Semiótica
Semiotics
Song
description As canções de Adoniran Barbosa são amplamente reconhecidas como importante patrimônio cultural da música popular paulistana e brasileira. Ao longo dos anos, jornalistas, historiadores, críticos de arte e pesquisadores descreveram, analisaram e avaliaram as criações de Adoniran, estabelecendo uma posição de destaque para seu legado musical dentro do âmbito da canção popular no país. Entretanto, a despeito da considerável produção de materiais biográficos, históricos e críticos por especialistas em diferentes áreas do conhecimento, a obra do compositor ainda não havia sido examinada dentro de uma abordagem semiótica de linha greimasiana, considerando os desenvolvimentos da semiótica tensiva. A proposta desta pesquisa é identificar e relacionar as estratégias de composição de Adoniran Barbosa de forma a compreender como elas caracterizam e singularizam as realizações estéticas desse cancionista. Para tanto, faz-se necessário recorrer aos modelos de análise da semiótica da canção, criados e desenvolvidos por Luiz Tatit e aprimorados por diversos pesquisadores dessa área. No texto que apresenta os esforços de pesquisa, o recorte metodológico é apresentado e comentado previamente, bem como as premissas que fundamentam a escolha das canções que formam o corpus. As análises realizadas indicam a figurativização como modelo principal de compatibilidade entre melodia e letra, e a utilização de procedimentos figurativos na melodia do canto como condição central para construção da identidade musical de Adoniran. Nas conclusões, observa-se a relação da figurativização com outras características fundamentais detectadas pelo exame do material, como a presença da fala natural, o uso de variações linguísticas e a organização das projeções enunciativas de modo a produzir efeitos de sentido de realidade, por meio dos diálogos. Os resultados obtidos, tanto no desenvolvimento das análises de cada canção em particular quanto nas conclusões que unificam os dados, são comparados a contribuições críticas extraídas da bibliografia sobre o artista. A comparação corrobora pontos de vista construídos a partir de outras abordagens e indica novas possibilidades de interpretação sobre o valor estético da produção cancional do compositor.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-03122015-133057/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-03122015-133057/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256706763980800