Percepção do bem-estar animal na produção de ovos no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11152/tde-11072022-180608/ |
Resumo: | No Brasil o bem-estar animal está em destaque na atualidade, com o movimento de transição do sistema convencional de gaiolas para sistema livre de gaiolas. Esse movimento é impulsionado pelo comprometimento de grandes empresas do setor em produzir, utilizar e comercializar ovos e produtos com ovos exclusivamente de sistemas livres nos próximos anos. Esse fenômeno aponta a necessidade no entendimento das percepções dos consumidores em relação produção de ovos e o bem-estar animal. O objetivo do estudo foi avaliar a percepção de consumidores brasileiros sobre a produção de ovos e o bem-estar animal na avicultura de postura. Para isso, a dissertação foi escrita em dois capítulos, sendo estes: Percepção sobre o bem-estar na avicultura de postura no Brasil: uma análise descritiva e Bem-estar na avicultura de postura no Brasil: caracterização, tipificação e percepção holística do consumidor. Assim, foi desenvolvido um questionário abordando questões relacionadas a características sociodemográficas, hábitos alimentares, conhecimento sobre a cadeia produtiva, percepção geral sobre o bem-estar animal na produção de ovos. O questionário foi distribuído nas redes sociais e respondido em todo o território nacional, pela internet. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e por análise multivariada. Os respondentes totalizaram 1.415 pessoas. Os resultados da análise descritiva apontaram associação do consumo de ovos com a escolaridade (p = 0,02976); do grau de bem-estar animal percebido pelos com gênero (p = 0,0374), escolaridade (p < 0,001) e relação do respondente com o bem-estar animal (p = 0,0014) e a disposição em pagar mais por ovos de sistemas livres de gaiolas pelo gênero (p = 0,0315), escolaridade (p < 0,001) e renda (p < 0,001) dos respondentes. Para a abordagem multivariada, três perfis de consumidores foram obtidos: interessado, emergente e indiferente. Os grupos apresentaram diferenças estatísticas entre si (p < 0,05) para diversas variáveis dentro dos indicadores sociodemográfico, hábitos alimentares, conhecimento sobre a cadeia de produção de ovos, percepção holística sobre o bem-estar animal na produção de ovos e percepção sobre ovos com garantia de bem-estar animal. O estudo apontou a necessidade em educar os consumidores quanto à produção de ovos e o bem-estar animal na avicultura. Os consumidores estão dispostos a pagar mais por ovos de sistemas livres de gaiolas, mas mostram a necessidade da identificação, por meio de rotulagem, associada a origem dos ovos e ao sistema de produção, garantindo o selo de certificação de bem-estar animal. Esses resultados reforçaram a importância da criação de leis especificadas para a produção de ovos e o potencial de mercado para sistemas livres de gaiolas, de acordo com a percepção dos consumidores avaliados. |
id |
USP_5541cca725d7f9eae90296b38245898a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-11072022-180608 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Percepção do bem-estar animal na produção de ovos no BrasilPerception of animal welfare in egg production in BrazilAnálise multivariadaAtitude do consumidorAvicultura de posturaCage free systemsConsumerConsumer attitudeDescriptive statisticsEstatística descritivaLaying hensLivestock environmentMultivariate analysisSistemas livres de gaiolasNo Brasil o bem-estar animal está em destaque na atualidade, com o movimento de transição do sistema convencional de gaiolas para sistema livre de gaiolas. Esse movimento é impulsionado pelo comprometimento de grandes empresas do setor em produzir, utilizar e comercializar ovos e produtos com ovos exclusivamente de sistemas livres nos próximos anos. Esse fenômeno aponta a necessidade no entendimento das percepções dos consumidores em relação produção de ovos e o bem-estar animal. O objetivo do estudo foi avaliar a percepção de consumidores brasileiros sobre a produção de ovos e o bem-estar animal na avicultura de postura. Para isso, a dissertação foi escrita em dois capítulos, sendo estes: Percepção sobre o bem-estar na avicultura de postura no Brasil: uma análise descritiva e Bem-estar na avicultura de postura no Brasil: caracterização, tipificação e percepção holística do consumidor. Assim, foi desenvolvido um questionário abordando questões relacionadas a características sociodemográficas, hábitos alimentares, conhecimento sobre a cadeia produtiva, percepção geral sobre o bem-estar animal na produção de ovos. O questionário foi distribuído nas redes sociais e respondido em todo o território nacional, pela internet. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e por análise multivariada. Os respondentes totalizaram 1.415 pessoas. Os resultados da análise descritiva apontaram associação do consumo de ovos com a escolaridade (p = 0,02976); do grau de bem-estar animal percebido pelos com gênero (p = 0,0374), escolaridade (p < 0,001) e relação do respondente com o bem-estar animal (p = 0,0014) e a disposição em pagar mais por ovos de sistemas livres de gaiolas pelo gênero (p = 0,0315), escolaridade (p < 0,001) e renda (p < 0,001) dos respondentes. Para a abordagem multivariada, três perfis de consumidores foram obtidos: interessado, emergente e indiferente. Os grupos apresentaram diferenças estatísticas entre si (p < 0,05) para diversas variáveis dentro dos indicadores sociodemográfico, hábitos alimentares, conhecimento sobre a cadeia de produção de ovos, percepção holística sobre o bem-estar animal na produção de ovos e percepção sobre ovos com garantia de bem-estar animal. O estudo apontou a necessidade em educar os consumidores quanto à produção de ovos e o bem-estar animal na avicultura. Os consumidores estão dispostos a pagar mais por ovos de sistemas livres de gaiolas, mas mostram a necessidade da identificação, por meio de rotulagem, associada a origem dos ovos e ao sistema de produção, garantindo o selo de certificação de bem-estar animal. Esses resultados reforçaram a importância da criação de leis especificadas para a produção de ovos e o potencial de mercado para sistemas livres de gaiolas, de acordo com a percepção dos consumidores avaliados.In Brazil, animal welfare is currently highlighted, with the transition from the conventional cage system to cage-free system. This movement is driven by the commitment of large companies in the sector to produce, use and market eggs and products with eggs exclusively from free systems in the coming years. This phenomenon points to the need to understand consumer perceptions about egg production and animal welfare. The objective of the study was to evaluate the perception of Brazilian consumers about egg production and animal welfare in laying poultry. For this, the dissertation was written in two chapters, namely: \"Perception of laying hens welfare in Brazil: a descriptive analysis\" and \"Laying hen welfare in Brazil: characterization, typification, and consumer holistic perception\". Therefore, a questionnaire was developed addressing issues related to sociodemographic characteristics, eating habits, knowledge about the production chain, general perception of animal welfare in egg production. The questionnaire was distributed on social networks and answered throughout the national territory, via the internet. Data were analyzed using descriptive statistics and multivariate analysis. Respondents totaled 1,415 people. The results of the descriptive analysis showed an association between egg consumption and schooling (p = 0,02976); of the degree of animal welfare perceived by those with gender (p = 0,0374), education (p < 0,001) and the respondent\'s relationship with animal welfare (p = 0,0014) and willingness to pay more for eggs of cage-free systems by gender (p = 0,0315), education (p < 0,001) and income (p < 0,001) of respondents. For the multivariate approach, three consumer profiles were obtained: interested, emerging and indifferent. The groups showed statistical differences (p < 0,05) for several variables within the sociodemographic indicators, eating habits, knowledge about the egg production chain, holistic perception of animal welfare in egg production and perception of eggs with a guarantee of animal welfare. The study pointed to the need to educate consumers about egg production and animal welfare in poultry. Consumers are willing to pay more for eggs from cage-free systems, but show the need for identification, through labeling, associated with the origin of the eggs and the production system, guaranteeing the animal welfare certification seal. These results reinforced the importance of creating specified laws for egg production and the market potential for cage-free systems, according to the perception of the evaluated consumers.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Iran Jose Oliveira daArno, Alessandra2022-05-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11152/tde-11072022-180608/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-07-14T13:20:50Zoai:teses.usp.br:tde-11072022-180608Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-07-14T13:20:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção do bem-estar animal na produção de ovos no Brasil Perception of animal welfare in egg production in Brazil |
title |
Percepção do bem-estar animal na produção de ovos no Brasil |
spellingShingle |
Percepção do bem-estar animal na produção de ovos no Brasil Arno, Alessandra Análise multivariada Atitude do consumidor Avicultura de postura Cage free systems Consumer Consumer attitude Descriptive statistics Estatística descritiva Laying hens Livestock environment Multivariate analysis Sistemas livres de gaiolas |
title_short |
Percepção do bem-estar animal na produção de ovos no Brasil |
title_full |
Percepção do bem-estar animal na produção de ovos no Brasil |
title_fullStr |
Percepção do bem-estar animal na produção de ovos no Brasil |
title_full_unstemmed |
Percepção do bem-estar animal na produção de ovos no Brasil |
title_sort |
Percepção do bem-estar animal na produção de ovos no Brasil |
author |
Arno, Alessandra |
author_facet |
Arno, Alessandra |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Iran Jose Oliveira da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arno, Alessandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise multivariada Atitude do consumidor Avicultura de postura Cage free systems Consumer Consumer attitude Descriptive statistics Estatística descritiva Laying hens Livestock environment Multivariate analysis Sistemas livres de gaiolas |
topic |
Análise multivariada Atitude do consumidor Avicultura de postura Cage free systems Consumer Consumer attitude Descriptive statistics Estatística descritiva Laying hens Livestock environment Multivariate analysis Sistemas livres de gaiolas |
description |
No Brasil o bem-estar animal está em destaque na atualidade, com o movimento de transição do sistema convencional de gaiolas para sistema livre de gaiolas. Esse movimento é impulsionado pelo comprometimento de grandes empresas do setor em produzir, utilizar e comercializar ovos e produtos com ovos exclusivamente de sistemas livres nos próximos anos. Esse fenômeno aponta a necessidade no entendimento das percepções dos consumidores em relação produção de ovos e o bem-estar animal. O objetivo do estudo foi avaliar a percepção de consumidores brasileiros sobre a produção de ovos e o bem-estar animal na avicultura de postura. Para isso, a dissertação foi escrita em dois capítulos, sendo estes: Percepção sobre o bem-estar na avicultura de postura no Brasil: uma análise descritiva e Bem-estar na avicultura de postura no Brasil: caracterização, tipificação e percepção holística do consumidor. Assim, foi desenvolvido um questionário abordando questões relacionadas a características sociodemográficas, hábitos alimentares, conhecimento sobre a cadeia produtiva, percepção geral sobre o bem-estar animal na produção de ovos. O questionário foi distribuído nas redes sociais e respondido em todo o território nacional, pela internet. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e por análise multivariada. Os respondentes totalizaram 1.415 pessoas. Os resultados da análise descritiva apontaram associação do consumo de ovos com a escolaridade (p = 0,02976); do grau de bem-estar animal percebido pelos com gênero (p = 0,0374), escolaridade (p < 0,001) e relação do respondente com o bem-estar animal (p = 0,0014) e a disposição em pagar mais por ovos de sistemas livres de gaiolas pelo gênero (p = 0,0315), escolaridade (p < 0,001) e renda (p < 0,001) dos respondentes. Para a abordagem multivariada, três perfis de consumidores foram obtidos: interessado, emergente e indiferente. Os grupos apresentaram diferenças estatísticas entre si (p < 0,05) para diversas variáveis dentro dos indicadores sociodemográfico, hábitos alimentares, conhecimento sobre a cadeia de produção de ovos, percepção holística sobre o bem-estar animal na produção de ovos e percepção sobre ovos com garantia de bem-estar animal. O estudo apontou a necessidade em educar os consumidores quanto à produção de ovos e o bem-estar animal na avicultura. Os consumidores estão dispostos a pagar mais por ovos de sistemas livres de gaiolas, mas mostram a necessidade da identificação, por meio de rotulagem, associada a origem dos ovos e ao sistema de produção, garantindo o selo de certificação de bem-estar animal. Esses resultados reforçaram a importância da criação de leis especificadas para a produção de ovos e o potencial de mercado para sistemas livres de gaiolas, de acordo com a percepção dos consumidores avaliados. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11152/tde-11072022-180608/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11152/tde-11072022-180608/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256868850761728 |