Reflexões sobre o ensino de psicologia em escolas técnicas estaduais de São Paulo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-07112011-125004/ |
Resumo: | Esta dissertação é resultado de um processo que buscou conhecer e discutir as expressões e contribuições do ensino de psicologia no campo das Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo (Etecs) tendo como fundamentação teórico-metodológica o Materialismo Histórico Dialético. No primeiro momento, realizou-se levantamento do campo de atuação possível para o licenciado em psicologia nas Etecs, obtendo- se que em número de discentes, diversidade de cursos e porcentagem de Etecs esse campo é amplo. Posteriormente, realizou-se pesquisa de campo em uma Escola Técnica Estadual de São Paulo envolvendo: observação de espaços comuns da escola e aulas de Psicologia Organizacional (curso de técnico em Administração) e Psicologia Social (curso de técnico em Marketing); análise de documentos; conversas informais e entrevista com o docente das disciplinas observadas. O processo de análise partiu das questões construídas durante a pesquisa de campo e as significou a partir da teoria. Foi possível identificar a existência de processos potencialmente alienantes e processos potencialmente emancipatórios no ensino de psicologia, os quais são profundamente condicionados pela histórica subordinação da educação profissional às demandas ideológicas do mercado de trabalho e às condições de trabalho existentes nas Etecs, as quais entre outras questões restringem a autonomia dos docentes e os reduzem a técnicos. Compreendeu-se que há no ensino de psicologia das Etecs predominância dos processos potencialmente alienantes, os quais foram discutidos em termos de: 1) redução dos conhecimentos psicológicos ao uso instrumental; 2) marginalidade do conteúdo; 3) prescrição de formas de ser e agir; e 4) equívocos no ensino de conteúdos. Desvelou-se a existência de brechas que possibilitaram a existência de processos potencialmente emancipatórios, tais como: 1) relações de respeito mútuo; e 2) ensino de conhecimentos histórico-socialmente construídos. A pesquisa permite entrever as potencialidades do ensino de psicologia no campo das Etecs e afirmar a possibilidade deste contribuir para a formação humana emancipada, desde que: a) considere criticamente os condicionantes inerentes a seu próprio campo de conhecimento, atuação e formação de seus professores; e b) busque incessantemente superá-los. Para tal considerou-se como necessárias lutas no sentido da modificação de políticas públicas de educação e transformações na formação inicial e contínua dos professores de psicologia |
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Reflexões sobre o ensino de psicologia em escolas técnicas estaduais de São PauloReflections on the teaching of psychology at state technical schools in São PauloCareer and technical educationEnsino da PsicologiaEnsino médioEnsino profissional e técnicoFormação de professoresPsychology educationSecondary educationTeacher educationEsta dissertação é resultado de um processo que buscou conhecer e discutir as expressões e contribuições do ensino de psicologia no campo das Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo (Etecs) tendo como fundamentação teórico-metodológica o Materialismo Histórico Dialético. No primeiro momento, realizou-se levantamento do campo de atuação possível para o licenciado em psicologia nas Etecs, obtendo- se que em número de discentes, diversidade de cursos e porcentagem de Etecs esse campo é amplo. Posteriormente, realizou-se pesquisa de campo em uma Escola Técnica Estadual de São Paulo envolvendo: observação de espaços comuns da escola e aulas de Psicologia Organizacional (curso de técnico em Administração) e Psicologia Social (curso de técnico em Marketing); análise de documentos; conversas informais e entrevista com o docente das disciplinas observadas. O processo de análise partiu das questões construídas durante a pesquisa de campo e as significou a partir da teoria. Foi possível identificar a existência de processos potencialmente alienantes e processos potencialmente emancipatórios no ensino de psicologia, os quais são profundamente condicionados pela histórica subordinação da educação profissional às demandas ideológicas do mercado de trabalho e às condições de trabalho existentes nas Etecs, as quais entre outras questões restringem a autonomia dos docentes e os reduzem a técnicos. Compreendeu-se que há no ensino de psicologia das Etecs predominância dos processos potencialmente alienantes, os quais foram discutidos em termos de: 1) redução dos conhecimentos psicológicos ao uso instrumental; 2) marginalidade do conteúdo; 3) prescrição de formas de ser e agir; e 4) equívocos no ensino de conteúdos. Desvelou-se a existência de brechas que possibilitaram a existência de processos potencialmente emancipatórios, tais como: 1) relações de respeito mútuo; e 2) ensino de conhecimentos histórico-socialmente construídos. A pesquisa permite entrever as potencialidades do ensino de psicologia no campo das Etecs e afirmar a possibilidade deste contribuir para a formação humana emancipada, desde que: a) considere criticamente os condicionantes inerentes a seu próprio campo de conhecimento, atuação e formação de seus professores; e b) busque incessantemente superá-los. Para tal considerou-se como necessárias lutas no sentido da modificação de políticas públicas de educação e transformações na formação inicial e contínua dos professores de psicologiaThis dissertation results of a process that aimed to discover and discuss the expressions and contributions of the teaching of psychology in the field of the technical schools of the state of São Paulo (Etecs), having as theoretical and methodological basis the historical and dialectical materialism. At first, the potential field for psychology teachers at the Etecs was surveyed, getting that, in number of students, diversity of courses and percentage of Etecs, this field is wide. Subsequent field research took place in an Etec, including: observation of the common areas of the school and of classes in Organizational Psychology (technical course in Business Administration) and Social Psychology (technical course in Marketing), analysis of documents; informal conversations and interviews with the teacher of the observed subjects. The process of analysis was built upon the issues raised during the field research and sought their meaning in theory. It was possible to identify the existence of potentially alienating processes and potentially emancipatory processes in the teaching of psychology, which are heavily affected by the historical subordination of vocational education to ideological demands of the labor market and by the working conditions existing in the Etecs which, among other issues, restrict the autonomy of teachers and reduce them to technicians. It was understood that there is, in the teaching of psychology in Etecs, prevalence of potentially alienating processes, which were discussed in terms of: 1) reduction of psychological knowledge to instrumental use, 2) marginality of contents, 3) prescription of ways of being and acting; and 4) mistakes in the teaching of contents. Was unveiled the existence of breaches that allowed the existence of potentially emancipatory processes, such as: 1) relations of mutual respect; and 2) teaching of historically and socially constructed knowledge. The research provides a glimpse of the potentialities of the teaching of psychology in the field of the Etecs and allows to affirm the possibility that it contributes to the emancipated human formation, provided that it: a) critically considers the inherent constraints to its own field of knowledge, its work and the formation of its teachers; and b) constantly seeks to overcome them. For this, struggles for the modification of public education policies and for changes in initial and continuing training of psychology teachers are necessaryBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSekkel, Marie ClairePereira, Angelina Pandita2011-08-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-07112011-125004/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:30Zoai:teses.usp.br:tde-07112011-125004Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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