Perfis de comunicação política nas redes sociais online: monitoramento e tipologia das conversações nas eleições presidenciais brasileiras de 2014

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Real, Victor Kraide Corte
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-03022016-151144/
Resumo: A presente pesquisa analisa a comunicação dos usuários das redes sociais durante a campanha eleitoral de 2014 à presidência da República do Brasil, focando nas publicações sobre os três principais candidatos com maior percentual de intenção de voto segundo as pesquisas de opinião dos institutos Ibope e Datafolha. O corpus de análise foi baseado nas publicações feitas pelos usuários do Facebook em seus perfis pessoais e nas páginas oficiais dos três candidatos, ao longo do primeiro e do segundo turno das eleições. Os procedimentos metodológicos foram norteados pelas técnicas de Netnografia e de Análise de Redes Sociais, tomando como referência dados quantitativos (número de postagens, curtidas, compartilhamentos, etc.) e qualitativos (conteúdo das publicações, palavras-chaves, comentários dos usuários, etc.). O trabalho de monitoramento reuniu dados empíricos sobre as interações dos usuários, relacionados à percepção das estratégias eleitorais desenvolvidas na internet pelas três campanhas ao longo da disputa eleitoral de 2014, considerando as ações dos candidatos, as estratégias de propaganda eleitoral, a divulgação de notícias e de pesquisas, os debates promovidos pelos veículos de comunicação e demais informações recebidas pelos eleitores. A base teórica foi fundamentada nos conceitos de Capital Social e de Comunicação Política.
id USP_56492a33a5b69f8ec426c4f7f052e5cc
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-03022016-151144
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Perfis de comunicação política nas redes sociais online: monitoramento e tipologia das conversações nas eleições presidenciais brasileiras de 2014Political communication profiles on online social networks: Monitoring and conversational type in Brazilian presidential elections in 2014.Capital SocialCommunicationComunicaçãoEsfera PúblicaInternetInternetPolíticaPoliticsPublic SphereSocial CapitalA presente pesquisa analisa a comunicação dos usuários das redes sociais durante a campanha eleitoral de 2014 à presidência da República do Brasil, focando nas publicações sobre os três principais candidatos com maior percentual de intenção de voto segundo as pesquisas de opinião dos institutos Ibope e Datafolha. O corpus de análise foi baseado nas publicações feitas pelos usuários do Facebook em seus perfis pessoais e nas páginas oficiais dos três candidatos, ao longo do primeiro e do segundo turno das eleições. Os procedimentos metodológicos foram norteados pelas técnicas de Netnografia e de Análise de Redes Sociais, tomando como referência dados quantitativos (número de postagens, curtidas, compartilhamentos, etc.) e qualitativos (conteúdo das publicações, palavras-chaves, comentários dos usuários, etc.). O trabalho de monitoramento reuniu dados empíricos sobre as interações dos usuários, relacionados à percepção das estratégias eleitorais desenvolvidas na internet pelas três campanhas ao longo da disputa eleitoral de 2014, considerando as ações dos candidatos, as estratégias de propaganda eleitoral, a divulgação de notícias e de pesquisas, os debates promovidos pelos veículos de comunicação e demais informações recebidas pelos eleitores. A base teórica foi fundamentada nos conceitos de Capital Social e de Comunicação Política.This research analyzes the communication of social networks users, during the election campaign in 2014 for the presidency of Brazil, focusing on publications on the top three candidates with the highest percentage of voting intention polls according to the Ibope and Datafolha institutes. The analysis corpus was based on publications made by Facebook users on their personal profile and the official pages of the three candidates over the first and second round of elections. The methodological procedures were guided by techniques of Netnography and Social Network Analysis with reference to quantitative data (number of posts, likes, shares, etc.) and qualitative (content of the publications, keywords, comments users, etc.). The monitoring work gathered empirical data on the interactions of users, related to the perception of electoral strategies developed on the internet by the three campaigns throughout the 2014 election considering the actions of candidates, the electoral propaganda strategies, the dissemination of news and research, debates promoted by the media and other information received by voters. The theoretical basis was based on the concepts of Social Capital and Communication Policy.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNobre, Heloiza Helena Matos eReal, Victor Kraide Corte2015-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-03022016-151144/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:06:17Zoai:teses.usp.br:tde-03022016-151144Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:06:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfis de comunicação política nas redes sociais online: monitoramento e tipologia das conversações nas eleições presidenciais brasileiras de 2014
Political communication profiles on online social networks: Monitoring and conversational type in Brazilian presidential elections in 2014.
title Perfis de comunicação política nas redes sociais online: monitoramento e tipologia das conversações nas eleições presidenciais brasileiras de 2014
spellingShingle Perfis de comunicação política nas redes sociais online: monitoramento e tipologia das conversações nas eleições presidenciais brasileiras de 2014
Real, Victor Kraide Corte
Capital Social
Communication
Comunicação
Esfera Pública
Internet
Internet
Política
Politics
Public Sphere
Social Capital
title_short Perfis de comunicação política nas redes sociais online: monitoramento e tipologia das conversações nas eleições presidenciais brasileiras de 2014
title_full Perfis de comunicação política nas redes sociais online: monitoramento e tipologia das conversações nas eleições presidenciais brasileiras de 2014
title_fullStr Perfis de comunicação política nas redes sociais online: monitoramento e tipologia das conversações nas eleições presidenciais brasileiras de 2014
title_full_unstemmed Perfis de comunicação política nas redes sociais online: monitoramento e tipologia das conversações nas eleições presidenciais brasileiras de 2014
title_sort Perfis de comunicação política nas redes sociais online: monitoramento e tipologia das conversações nas eleições presidenciais brasileiras de 2014
author Real, Victor Kraide Corte
author_facet Real, Victor Kraide Corte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nobre, Heloiza Helena Matos e
dc.contributor.author.fl_str_mv Real, Victor Kraide Corte
dc.subject.por.fl_str_mv Capital Social
Communication
Comunicação
Esfera Pública
Internet
Internet
Política
Politics
Public Sphere
Social Capital
topic Capital Social
Communication
Comunicação
Esfera Pública
Internet
Internet
Política
Politics
Public Sphere
Social Capital
description A presente pesquisa analisa a comunicação dos usuários das redes sociais durante a campanha eleitoral de 2014 à presidência da República do Brasil, focando nas publicações sobre os três principais candidatos com maior percentual de intenção de voto segundo as pesquisas de opinião dos institutos Ibope e Datafolha. O corpus de análise foi baseado nas publicações feitas pelos usuários do Facebook em seus perfis pessoais e nas páginas oficiais dos três candidatos, ao longo do primeiro e do segundo turno das eleições. Os procedimentos metodológicos foram norteados pelas técnicas de Netnografia e de Análise de Redes Sociais, tomando como referência dados quantitativos (número de postagens, curtidas, compartilhamentos, etc.) e qualitativos (conteúdo das publicações, palavras-chaves, comentários dos usuários, etc.). O trabalho de monitoramento reuniu dados empíricos sobre as interações dos usuários, relacionados à percepção das estratégias eleitorais desenvolvidas na internet pelas três campanhas ao longo da disputa eleitoral de 2014, considerando as ações dos candidatos, as estratégias de propaganda eleitoral, a divulgação de notícias e de pesquisas, os debates promovidos pelos veículos de comunicação e demais informações recebidas pelos eleitores. A base teórica foi fundamentada nos conceitos de Capital Social e de Comunicação Política.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-03022016-151144/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-03022016-151144/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090327618781184