Efeito de resposta verbal autoclítica na aquisição de relações condicionais e classes de equivalência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-31012023-161707/ |
Resumo: | Estudos apontam para o fato de que o comportamento autoclítico pode funcionar como possível agente facilitador para estabelecimento de discriminação condicional e relações de equivalência em atividades de matching to sample (MTS). A proposta da presente pesquisa foi, por meio de um delineamento de linha de base múltipla entre participantes, entender o possível efeito do autoclítico qualificador de asserção é sobre o desempenho de participantes em atividades de MTS. O procedimento foi conduzido com base em três grupos de estímulos diferentes que constituíram três fases de Treino e três fases de Teste: Treinos AB e BC e Testes AC e CA, Treinos AB e BC e Testes AC e CA e Treinos AB e BC e Testes AC e CA. 12 participantes foram necessários para a condução do procedimento experimental: P1, P5 e P9 tiveram a variável autoclítica inserida nos Treinos AB/AB/AB; P2, P6 e P10, nos Treinos BC/BC/BC; P3, P7 e P11 tiveram a variável autoclítica inserida nos Testes AC/AC/AC e P4, P8 e P12, nos Testes CA/CA/CA. Os resultados mostraram que, com exceção de P3 e P7 nos Testes AC/CA e AC/CA, nenhum dos participantes formaram relações de equivalência. O autoclítico, possivelmente, não exerceu a função de um autoclítico de acordo com a definição de Skinner (1957). Na realidade, serviu como estímulo distrator, mostrando que o comportamento verbal em excesso (falar durante todo o procedimento), na realidade, atrapalhou o desempenho dos participantes |
id |
USP_56b56d5c9b1cac225912082290497303 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-31012023-161707 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Efeito de resposta verbal autoclítica na aquisição de relações condicionais e classes de equivalênciaNot informed by the authorAutocliticAutoclíticoComportamento verbalEquivalence relationsMatching to sampleMatching to sampleRelações de equivalênciaVerbal behaviorEstudos apontam para o fato de que o comportamento autoclítico pode funcionar como possível agente facilitador para estabelecimento de discriminação condicional e relações de equivalência em atividades de matching to sample (MTS). A proposta da presente pesquisa foi, por meio de um delineamento de linha de base múltipla entre participantes, entender o possível efeito do autoclítico qualificador de asserção é sobre o desempenho de participantes em atividades de MTS. O procedimento foi conduzido com base em três grupos de estímulos diferentes que constituíram três fases de Treino e três fases de Teste: Treinos AB e BC e Testes AC e CA, Treinos AB e BC e Testes AC e CA e Treinos AB e BC e Testes AC e CA. 12 participantes foram necessários para a condução do procedimento experimental: P1, P5 e P9 tiveram a variável autoclítica inserida nos Treinos AB/AB/AB; P2, P6 e P10, nos Treinos BC/BC/BC; P3, P7 e P11 tiveram a variável autoclítica inserida nos Testes AC/AC/AC e P4, P8 e P12, nos Testes CA/CA/CA. Os resultados mostraram que, com exceção de P3 e P7 nos Testes AC/CA e AC/CA, nenhum dos participantes formaram relações de equivalência. O autoclítico, possivelmente, não exerceu a função de um autoclítico de acordo com a definição de Skinner (1957). Na realidade, serviu como estímulo distrator, mostrando que o comportamento verbal em excesso (falar durante todo o procedimento), na realidade, atrapalhou o desempenho dos participantesStudies show that autoclitic behavior may function as a facilitator agent to the establishment of conditional discrimination and equivalence classes in matching to sample (MTS) activities. The proposal of this research was, through an intersubject multiple baseline design, to understand the possible effect of the assertion qualifying autoclitic is upon the performance of participants in MTS activities. The procedure was conduced on the basis of three groups of different stimuli that constituted three Training Trials and three Testing Trials: Training AB and BC and Testing AC and CA, Training AB and BC and Training AC and CA, and Training AB and BC and Testing AC and CA. 12 participants were needed to the experimental procedure: P1, P5 and P9 had the autoclitic variable inserted on Training AB/AB/AB; P2, P6 and P10 had it inserted on Training BC/BC/BC; P3, P7 and P11 had the autoclitic variable inserted on Testing AC/AC/AC and P4, P8 and P12, had it on Testing CA/CA/CA. The results showed that, excepting for P3 and P7 on Testing AC/CA and AC/CA, none of the participants had equivalence classes emerged. The autoclitic, possibly, didnt exerted the function of an autoclitic according to Skinners (1957) definition. Indeed, it served as a distractor stimulus, showing that verbal behavior in excess (talking throughout the procedure), actually disrupted the performance of the participantsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPHübner, Maria Martha CostaAlbanezi, Renan Miguel2022-11-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-31012023-161707/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-02-06T14:21:13Zoai:teses.usp.br:tde-31012023-161707Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-02-06T14:21:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeito de resposta verbal autoclítica na aquisição de relações condicionais e classes de equivalência Not informed by the author |
title |
Efeito de resposta verbal autoclítica na aquisição de relações condicionais e classes de equivalência |
spellingShingle |
Efeito de resposta verbal autoclítica na aquisição de relações condicionais e classes de equivalência Albanezi, Renan Miguel Autoclitic Autoclítico Comportamento verbal Equivalence relations Matching to sample Matching to sample Relações de equivalência Verbal behavior |
title_short |
Efeito de resposta verbal autoclítica na aquisição de relações condicionais e classes de equivalência |
title_full |
Efeito de resposta verbal autoclítica na aquisição de relações condicionais e classes de equivalência |
title_fullStr |
Efeito de resposta verbal autoclítica na aquisição de relações condicionais e classes de equivalência |
title_full_unstemmed |
Efeito de resposta verbal autoclítica na aquisição de relações condicionais e classes de equivalência |
title_sort |
Efeito de resposta verbal autoclítica na aquisição de relações condicionais e classes de equivalência |
author |
Albanezi, Renan Miguel |
author_facet |
Albanezi, Renan Miguel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Hübner, Maria Martha Costa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albanezi, Renan Miguel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autoclitic Autoclítico Comportamento verbal Equivalence relations Matching to sample Matching to sample Relações de equivalência Verbal behavior |
topic |
Autoclitic Autoclítico Comportamento verbal Equivalence relations Matching to sample Matching to sample Relações de equivalência Verbal behavior |
description |
Estudos apontam para o fato de que o comportamento autoclítico pode funcionar como possível agente facilitador para estabelecimento de discriminação condicional e relações de equivalência em atividades de matching to sample (MTS). A proposta da presente pesquisa foi, por meio de um delineamento de linha de base múltipla entre participantes, entender o possível efeito do autoclítico qualificador de asserção é sobre o desempenho de participantes em atividades de MTS. O procedimento foi conduzido com base em três grupos de estímulos diferentes que constituíram três fases de Treino e três fases de Teste: Treinos AB e BC e Testes AC e CA, Treinos AB e BC e Testes AC e CA e Treinos AB e BC e Testes AC e CA. 12 participantes foram necessários para a condução do procedimento experimental: P1, P5 e P9 tiveram a variável autoclítica inserida nos Treinos AB/AB/AB; P2, P6 e P10, nos Treinos BC/BC/BC; P3, P7 e P11 tiveram a variável autoclítica inserida nos Testes AC/AC/AC e P4, P8 e P12, nos Testes CA/CA/CA. Os resultados mostraram que, com exceção de P3 e P7 nos Testes AC/CA e AC/CA, nenhum dos participantes formaram relações de equivalência. O autoclítico, possivelmente, não exerceu a função de um autoclítico de acordo com a definição de Skinner (1957). Na realidade, serviu como estímulo distrator, mostrando que o comportamento verbal em excesso (falar durante todo o procedimento), na realidade, atrapalhou o desempenho dos participantes |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-31012023-161707/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-31012023-161707/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257477615190016 |