Projeto Adote: Uma nova abordagem para o ensino de microbiologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marco Aurelio Floriano Piantola
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.42.2020.tde-11012022-160152
Resumo: O Projeto Adote consistiu em desenvolver e aplicar novas estratégias para potencializar o ensino com pesquisa em microbiologia, envolvendo participação ativa e colaborativa dos alunos no processo de aprendizagem. Atuamos em quatro frentes: (i) o Projeto Adote uma Bactéria, que consiste no uso da rede social Facebook® como plataforma para o desenvolvimento de um ambiente de construção ativa e colaborativa do conhecimento, potencializando assim o processo de ensino-aprendizagem em microbiologia; (ii) o Projeto Adote um laboratório, Real Lab Day, que consiste em uma estratégia de ensino com pesquisa, levando o aluno a um contato direto com a pesquisa em microbiologia, proporcionando assim um ambiente de concretização de conhecimentos passados nas aulas teóricas; (iii) Padronização e otimização de aulas práticas de laboratório para os cursos de graduação; (iv) Avaliação das respostas dos alunos ao uso das estratégias de ensino aplicadas no contexto da microbiologia. As estratégias apresentadas neste trabalho foram aplicadas às turmas das disciplinas BMM0584 Bacteriologia para os cursos de Ciências Biomédicas e Ciências Fundamentais para a Saúde e BMM0271 Microbiologia Básica para Odontologia, ambos ministrados no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. Para avaliação das estratégias de ensino, aplicamos questionários anônimos e de preenchimento voluntário (QAV). As respostas apresentadas mostram que as estratégias de ensino adotadas tiveram ótima recepção pelos alunos. Observamos também mudanças nas fontes de consulta e retenção de conceitos chave em microbiologia. Os resultados demonstram que a aplicação de novas tecnologias de ensino pode levar ao aprimoramento do ensino em microbiologia com enorme potencial para motivar alunos e aumentar o conteúdo científico na área de conhecimento específico.
id USP_56b84234bf12ee0012042ec4c670d51a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-11012022-160152
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Projeto Adote: Uma nova abordagem para o ensino de microbiologia Adopt Project: A new approach to microbiology learning 2020-01-23Rita de Cassia Cafe FerreiraMartha Cristina Motta Godinho NettoAna Marcia de Sá GuimarãesHadassa Cristhina de Azevedo Soares dos SantosMarco Aurelio Floriano PiantolaUniversidade de São PauloCiências Biológicas (Microbiologia)USPBR active methodologies ensino de microbiologia metodologias ativas microbiology teaching O Projeto Adote consistiu em desenvolver e aplicar novas estratégias para potencializar o ensino com pesquisa em microbiologia, envolvendo participação ativa e colaborativa dos alunos no processo de aprendizagem. Atuamos em quatro frentes: (i) o Projeto Adote uma Bactéria, que consiste no uso da rede social Facebook® como plataforma para o desenvolvimento de um ambiente de construção ativa e colaborativa do conhecimento, potencializando assim o processo de ensino-aprendizagem em microbiologia; (ii) o Projeto Adote um laboratório, Real Lab Day, que consiste em uma estratégia de ensino com pesquisa, levando o aluno a um contato direto com a pesquisa em microbiologia, proporcionando assim um ambiente de concretização de conhecimentos passados nas aulas teóricas; (iii) Padronização e otimização de aulas práticas de laboratório para os cursos de graduação; (iv) Avaliação das respostas dos alunos ao uso das estratégias de ensino aplicadas no contexto da microbiologia. As estratégias apresentadas neste trabalho foram aplicadas às turmas das disciplinas BMM0584 Bacteriologia para os cursos de Ciências Biomédicas e Ciências Fundamentais para a Saúde e BMM0271 Microbiologia Básica para Odontologia, ambos ministrados no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. Para avaliação das estratégias de ensino, aplicamos questionários anônimos e de preenchimento voluntário (QAV). As respostas apresentadas mostram que as estratégias de ensino adotadas tiveram ótima recepção pelos alunos. Observamos também mudanças nas fontes de consulta e retenção de conceitos chave em microbiologia. Os resultados demonstram que a aplicação de novas tecnologias de ensino pode levar ao aprimoramento do ensino em microbiologia com enorme potencial para motivar alunos e aumentar o conteúdo científico na área de conhecimento específico. The Adopt Project consisted in developing and applying new approaches to enhance research-based teaching in microbiology, involving the active and collaborative participation of students in the learning process. We operate on four fronts: (i) the Adopt a Bacteria Project, which consists of using the Facebook® social network as a platform for the development of an active and collaborative knowledge building environment, thus enhancing the teaching-learning process in microbiology; (ii) the Project Adopt a laboratory, Real Lab Day, which consists of a teaching-research strategy, leading the student to a direct contact with research in microbiology, thus providing an environment for the realization of past knowledge in lectures; (iii) the standardization and optimization of laboratory classes for undergraduate courses; (iv) evaluation of student performance impact following the use of teaching strategies applied in the context of microbiology. The strategies presented in this paper were applied to the BMM0584 Bacteriology to Biomedical Sciences and Health Fundamentals Sciences and BMM0271 Basic Microbiology for Dentistry disciplines, both in Biomedical Sciences Institute of São Paulo University. To evaluate teaching strategies, we applied anonymous and voluntary questionnaires (QAV). The answers showed that the teaching strategies had a great positive impact in the learning process, as evaluated by the students. We also observed changes in the use of bibliographic sourcesand retention of key concepts in microbiology. The results show that the application of new teaching technologies may positively impact the microbiology teaching environment with enormous potential to motivate students and increase the scientific content in the specific area of knowledge. https://doi.org/10.11606/T.42.2020.tde-11012022-160152info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:39:54Zoai:teses.usp.br:tde-11012022-160152Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:28:28.306174Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Projeto Adote: Uma nova abordagem para o ensino de microbiologia
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Adopt Project: A new approach to microbiology learning
title Projeto Adote: Uma nova abordagem para o ensino de microbiologia
spellingShingle Projeto Adote: Uma nova abordagem para o ensino de microbiologia
Marco Aurelio Floriano Piantola
title_short Projeto Adote: Uma nova abordagem para o ensino de microbiologia
title_full Projeto Adote: Uma nova abordagem para o ensino de microbiologia
title_fullStr Projeto Adote: Uma nova abordagem para o ensino de microbiologia
title_full_unstemmed Projeto Adote: Uma nova abordagem para o ensino de microbiologia
title_sort Projeto Adote: Uma nova abordagem para o ensino de microbiologia
author Marco Aurelio Floriano Piantola
author_facet Marco Aurelio Floriano Piantola
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rita de Cassia Cafe Ferreira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Martha Cristina Motta Godinho Netto
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ana Marcia de Sá Guimarães
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Hadassa Cristhina de Azevedo Soares dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Marco Aurelio Floriano Piantola
contributor_str_mv Rita de Cassia Cafe Ferreira
Martha Cristina Motta Godinho Netto
Ana Marcia de Sá Guimarães
Hadassa Cristhina de Azevedo Soares dos Santos
description O Projeto Adote consistiu em desenvolver e aplicar novas estratégias para potencializar o ensino com pesquisa em microbiologia, envolvendo participação ativa e colaborativa dos alunos no processo de aprendizagem. Atuamos em quatro frentes: (i) o Projeto Adote uma Bactéria, que consiste no uso da rede social Facebook® como plataforma para o desenvolvimento de um ambiente de construção ativa e colaborativa do conhecimento, potencializando assim o processo de ensino-aprendizagem em microbiologia; (ii) o Projeto Adote um laboratório, Real Lab Day, que consiste em uma estratégia de ensino com pesquisa, levando o aluno a um contato direto com a pesquisa em microbiologia, proporcionando assim um ambiente de concretização de conhecimentos passados nas aulas teóricas; (iii) Padronização e otimização de aulas práticas de laboratório para os cursos de graduação; (iv) Avaliação das respostas dos alunos ao uso das estratégias de ensino aplicadas no contexto da microbiologia. As estratégias apresentadas neste trabalho foram aplicadas às turmas das disciplinas BMM0584 Bacteriologia para os cursos de Ciências Biomédicas e Ciências Fundamentais para a Saúde e BMM0271 Microbiologia Básica para Odontologia, ambos ministrados no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. Para avaliação das estratégias de ensino, aplicamos questionários anônimos e de preenchimento voluntário (QAV). As respostas apresentadas mostram que as estratégias de ensino adotadas tiveram ótima recepção pelos alunos. Observamos também mudanças nas fontes de consulta e retenção de conceitos chave em microbiologia. Os resultados demonstram que a aplicação de novas tecnologias de ensino pode levar ao aprimoramento do ensino em microbiologia com enorme potencial para motivar alunos e aumentar o conteúdo científico na área de conhecimento específico.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-01-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.42.2020.tde-11012022-160152
url https://doi.org/10.11606/T.42.2020.tde-11012022-160152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Ciências Biológicas (Microbiologia)
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502642234294272