Concepciones y tendencias en la enseñanza de la Microbiología en la educación brasileña
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37349 |
Resumo: | A Microbiologia é um tópico relevante na formação de qualquer indivíduo, pois, envolve questões básicas de cidadania, como higiene, meio ambiente, biotecnologia e saúde. No entanto, apesar da sua importância, a abordagem da Microbiologia é quase uma exclusividade do meio acadêmico e, embora esteja prevista no currículo da Educação Básica, muitas vezes é trabalhada de maneira superficial, teórica e abstrata. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi investigar as tendências de pesquisa no ensino de Microbiologia no Brasil, visando compreender as estratégias vigentes e discutir sobre novos caminhos a serem tomados para facilitar a aprendizagem desse conteúdo. Para isso, foram analisados 178 resumos publicados na seção “Ensino” do Congresso Brasileiro de Microbiologia, no período de 2009 a 2021. A análise dos resumos permitiu identificar que a maior parte desses corresponderam a trabalhos desenvolvidos por Instituições de Ensino Superior públicas, que relatam principalmente experiências com a Educação Básica. Os dados revelam um ensino de Microbiologia predominantemente prático, porém, com o currículo tradicional e, na maioria das vezes, desvinculado de questões de importância social. Embora este estudo revele o empenho de muitos profissionais em transformar o ensino de Microbiologia, ainda há muito em que se avançar para tornar essa ciência acessível a todos. |
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Concepciones y tendencias en la enseñanza de la Microbiología en la educación brasileñaConcepções e tendências do ensino de Microbiologia na educação brasileiraConceptions and trends in the teaching of Microbiology in brazilian educationEnsinoMicrobiologiaCurrículoExperimentaçãoMetodologias ativas de aprendizagem.TeachingMicrobiologyCurriculumExperimentationActive learning methodologies.EnseñandoMicrobiologíaCurrículoExperimentaciónMetodologías de aprendizaje activo.A Microbiologia é um tópico relevante na formação de qualquer indivíduo, pois, envolve questões básicas de cidadania, como higiene, meio ambiente, biotecnologia e saúde. No entanto, apesar da sua importância, a abordagem da Microbiologia é quase uma exclusividade do meio acadêmico e, embora esteja prevista no currículo da Educação Básica, muitas vezes é trabalhada de maneira superficial, teórica e abstrata. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi investigar as tendências de pesquisa no ensino de Microbiologia no Brasil, visando compreender as estratégias vigentes e discutir sobre novos caminhos a serem tomados para facilitar a aprendizagem desse conteúdo. Para isso, foram analisados 178 resumos publicados na seção “Ensino” do Congresso Brasileiro de Microbiologia, no período de 2009 a 2021. A análise dos resumos permitiu identificar que a maior parte desses corresponderam a trabalhos desenvolvidos por Instituições de Ensino Superior públicas, que relatam principalmente experiências com a Educação Básica. Os dados revelam um ensino de Microbiologia predominantemente prático, porém, com o currículo tradicional e, na maioria das vezes, desvinculado de questões de importância social. Embora este estudo revele o empenho de muitos profissionais em transformar o ensino de Microbiologia, ainda há muito em que se avançar para tornar essa ciência acessível a todos.Microbiology is a relevant topic in the formation of any individual, as it involves basic issues of citizenship such as hygiene, environment, biotechnology, and health. However, despite its importance, the Microbiology approach is almost exclusive to the academic environment, and although it is foreseen in the Basic Education curriculum, it is often addressed in a superficial, theoretical and conceptual way. Therefore, the objective of this work was to investigate research trends in the teaching of microbiology in Brazil, aiming to understand the current strategies and discuss new ways to be taken to facilitate the learning of this subject. For this, 178 abstracts published in the “Teaching” section of the Brazilian Congress of Microbiology, from 2009 to 2021, were analyzed. The analysis of the abstracts allowed us to identify that most of these correspond to studies developed by public Higher Education Institutions, which mainly report experiences with Basic Education. The data reveal a predominantly practical teaching of Microbiology, but with the traditional curriculum, and most of the time detached from issues of social importance. Although this study reveals the commitment of many professionals to transform the teaching of Microbiology, there is still much advance to make this science accessible to all.La Microbiología es un tema relevante en la formación de cualquier individuo, ya que involucra cuestiones básicas de ciudadanía, como higiene, medio ambiente, biotecnología y salud. Sin embargo, a pesar de su importancia, el enfoque de la Microbiología es casi exclusivo del ámbito académico y, aunque está previsto en el currículo de Educación Básica, muchas veces se trabaja de manera superficial, teórica y abstracta. Por lo tanto, el objetivo de este trabajo fue investigar las tendencias de investigación en la enseñanza de la Microbiología en Brasil, con el objetivo de comprender las estrategias actuales y discutir nuevos caminos a seguir para facilitar el aprendizaje de esta disciplina. Para ello, se analizaron 178 resúmenes publicados en la sección “Enseñanza” del Congreso Brasileño de Microbiología, de 2009 a 2021. El análisis de los resúmenes permitió identificar que la mayoría de estos correspondieron a trabajos desarrollados por Instituciones de Educación Superior públicas, que relatan principalmente experiencias con la Educación Básica. Los datos revelan una enseñanza predominantemente práctica de la Microbiología, sin embargo, con el currículo tradicional y, en la mayoría de los casos, desvinculada de las cuestiones de importancia social. Si bien este estudio revela el compromiso de muchos profesionales por transformar la enseñanza de la Microbiología, aún queda mucho por hacer para que esta ciencia sea accesible para todos.Research, Society and Development2022-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3734910.33448/rsd-v11i15.37349Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e365111537349Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e365111537349Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e3651115373492525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37349/31096Copyright (c) 2022 Meirielly de Castro Rosa Murer; Ciro César Rossi; Ríudo de Paiva Ferreira; Sílvia Regina Costa Dias; Monalessa Fábia Pereirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMurer, Meirielly de Castro RosaRossi, Ciro César Ferreira, Ríudo de Paiva Dias, Sílvia Regina Costa Pereira, Monalessa Fábia2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37349Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:33.575010Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
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