Aprimoramento de um curso de engenharia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nakao, Osvaldo Shigueru
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3144/tde-21052008-095705/
Resumo: O que se desejou investigar é se o curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo mostra-se adequado principalmente na perspectiva do aluno. Pretendeu-se descobrir o que ainda deve ser mudado e o que não deve ser mudado, avaliando-se as ações implementadas na Escola com base nas percepções apontadas e divulgadas principalmente à época do seu Centenário, em 1993. O presente trabalho visa avaliar o que foi implementado nesses doze anos. Como a formação gradual do engenheiro desta Escola privilegia a formação básica e o maior número de queixas registradas era com relação às disciplinas do Ciclo Básico, focalizou-se com mais ênfase a satisfação dos alunos do primeiro e segundo ano. Esta tese apresenta sugestões de novas ações para conduzir ao aprimoramento de um curso de Engenharia.
id USP_5708e4f487ee3e4a30f9b3ee844f5658
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-21052008-095705
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Aprimoramento de um curso de engenharia.Improvement of any engineering course.AvaliaçãoCurso de engenhariaDidáticaEducaçãoEducationEngineering courseEvaluationFormação gradualNew structurePerspectiva dos alunosPoint of engineering studentsO que se desejou investigar é se o curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo mostra-se adequado principalmente na perspectiva do aluno. Pretendeu-se descobrir o que ainda deve ser mudado e o que não deve ser mudado, avaliando-se as ações implementadas na Escola com base nas percepções apontadas e divulgadas principalmente à época do seu Centenário, em 1993. O presente trabalho visa avaliar o que foi implementado nesses doze anos. Como a formação gradual do engenheiro desta Escola privilegia a formação básica e o maior número de queixas registradas era com relação às disciplinas do Ciclo Básico, focalizou-se com mais ênfase a satisfação dos alunos do primeiro e segundo ano. Esta tese apresenta sugestões de novas ações para conduzir ao aprimoramento de um curso de Engenharia.The aim of this study is an evaluation of whether the Civil Engineering course of Escola Politécnica da Universidade de São Paulo is adequate from the point of the students. Great effort has been spent on finding what had to be changed, as well as on highlighting what should not be changed, through an evaluation of the group decisions implemented at this School as a result of the staff cooperation in producing a new course structure in conjunction with the commemorations of the First Centennial of the School\'s foundation. This resulted in continued action in the last 12 years, which is evaluated in this study. Because the School emphasizes the basic education of its engineering students and because most students\' complaints were related to the first two years of the course, called Ciclo Básico (\"Basic Cycle\"), these opinions were highlighted as an important result. This study also includes a set of suggestions aimed at the improvement of any engineering course.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLindenberg Neto, HenriqueNakao, Osvaldo Shigueru2005-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3144/tde-21052008-095705/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:03Zoai:teses.usp.br:tde-21052008-095705Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprimoramento de um curso de engenharia.
Improvement of any engineering course.
title Aprimoramento de um curso de engenharia.
spellingShingle Aprimoramento de um curso de engenharia.
Nakao, Osvaldo Shigueru
Avaliação
Curso de engenharia
Didática
Educação
Education
Engineering course
Evaluation
Formação gradual
New structure
Perspectiva dos alunos
Point of engineering students
title_short Aprimoramento de um curso de engenharia.
title_full Aprimoramento de um curso de engenharia.
title_fullStr Aprimoramento de um curso de engenharia.
title_full_unstemmed Aprimoramento de um curso de engenharia.
title_sort Aprimoramento de um curso de engenharia.
author Nakao, Osvaldo Shigueru
author_facet Nakao, Osvaldo Shigueru
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lindenberg Neto, Henrique
dc.contributor.author.fl_str_mv Nakao, Osvaldo Shigueru
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Curso de engenharia
Didática
Educação
Education
Engineering course
Evaluation
Formação gradual
New structure
Perspectiva dos alunos
Point of engineering students
topic Avaliação
Curso de engenharia
Didática
Educação
Education
Engineering course
Evaluation
Formação gradual
New structure
Perspectiva dos alunos
Point of engineering students
description O que se desejou investigar é se o curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo mostra-se adequado principalmente na perspectiva do aluno. Pretendeu-se descobrir o que ainda deve ser mudado e o que não deve ser mudado, avaliando-se as ações implementadas na Escola com base nas percepções apontadas e divulgadas principalmente à época do seu Centenário, em 1993. O presente trabalho visa avaliar o que foi implementado nesses doze anos. Como a formação gradual do engenheiro desta Escola privilegia a formação básica e o maior número de queixas registradas era com relação às disciplinas do Ciclo Básico, focalizou-se com mais ênfase a satisfação dos alunos do primeiro e segundo ano. Esta tese apresenta sugestões de novas ações para conduzir ao aprimoramento de um curso de Engenharia.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3144/tde-21052008-095705/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3144/tde-21052008-095705/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257238692954112