Erstling im Morgengrauenkampf: uma leitura da imagem de Israel na Lírica de Nelly Sachs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Beatriz de Souza
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8144/tde-29082024-134942/
Resumo: Nelly Sachs é uma das mais importantes vozes poéticas em língua alemã da literatura do pós-guerra, principalmente no contexto judeu. Esta dissertação pretende investigar e discutir a imagem de Israel em sua poesia das décadas de 1940 e 1950, a partir da análise de 7 poemas da autora: Chor der Toten, publicado em In den Wohnungen des Todes (1948), Jakob, Chassidische Schriften, Aber deine Brunnen, Land Israel, Nun hat Abraham die Wurzel der Winde gefaßt, publicados em Sternverdunkelung (1949), e Nicht nur Land ist Israel, publicado em Und niemand weiß weiter (1957). A discussão se orienta a partir de três eixos principais, organizados em três capítulos: o nome e a dimensão espiritual de Israel, o corpo de Israel e a memória e o papel da terra em contraste com o exílio. A partir das análises e discussões, foi possível observar que Israel e as relações estabelecidas com ele ao longo dos poemas são centrais para se compreender a obra de Sachs. A autora apresenta Israel sempre a partir de um viés de oposições e incerteza, que posicionam Israel e o povo judeu em um lugar que desafia os limites de definições certas e imutáveis. Israel se estabelece alicerçado em tensões, sejam elas com Deus, com o mistério, a palavra, a memória, a terra ou o exílio.
id USP_576536f1a34c4027f8d0dc23c670e9d7
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-29082024-134942
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Erstling im Morgengrauenkampf: uma leitura da imagem de Israel na Lírica de Nelly SachsErstling im Morgengrauenkampf: An interpretation from Israel in Nelly Sachs lyric.ExileExílioIsraelIsraelJudaismJudaísmoNelly SachsNelly SachsPoesiaPoetryShoahShoahNelly Sachs é uma das mais importantes vozes poéticas em língua alemã da literatura do pós-guerra, principalmente no contexto judeu. Esta dissertação pretende investigar e discutir a imagem de Israel em sua poesia das décadas de 1940 e 1950, a partir da análise de 7 poemas da autora: Chor der Toten, publicado em In den Wohnungen des Todes (1948), Jakob, Chassidische Schriften, Aber deine Brunnen, Land Israel, Nun hat Abraham die Wurzel der Winde gefaßt, publicados em Sternverdunkelung (1949), e Nicht nur Land ist Israel, publicado em Und niemand weiß weiter (1957). A discussão se orienta a partir de três eixos principais, organizados em três capítulos: o nome e a dimensão espiritual de Israel, o corpo de Israel e a memória e o papel da terra em contraste com o exílio. A partir das análises e discussões, foi possível observar que Israel e as relações estabelecidas com ele ao longo dos poemas são centrais para se compreender a obra de Sachs. A autora apresenta Israel sempre a partir de um viés de oposições e incerteza, que posicionam Israel e o povo judeu em um lugar que desafia os limites de definições certas e imutáveis. Israel se estabelece alicerçado em tensões, sejam elas com Deus, com o mistério, a palavra, a memória, a terra ou o exílio.Nelly Sachs is one of the most important German-language poetic voices in post-war literature, especially in the Jewish context. This dissertation aims to investigate and discuss the image of Israel in her poetry from the 1940s and 1950s by analyzing seven of her poems: \"Chor der Toten\", published in In den Wohnungen des Todes (1948), \"Jakob\", \"Chassidische Schriften\", \"Aber deine Brunnen\", \"Land Israel\", \"Nun hat Abraham die Wurzel der Winde gefaßt\", published in Sternverdunkelung (1949), and \"Nicht nur Land ist Israel\", published in Und niemand weiß weiter (1957). The discussion is based on three main axes organized into three chapters: the name and spiritual dimension of Israel, the body of Israel and memory, and the role of the land in contrast to exile. From the analysis and discussion, it was possible to see that Israel and the connections established with it throughout the poems are central to understanding Sachs\' work. The author always presents Israel from a perspective of opposition and uncertainty, which places Israel and the Jewish people in a place that defies the limits of certain and immutable definitions. Israel is established on the basis of tensions, be they with God, mystery, the word, memory, the land or exile.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPerez, Juliana PasquarelliSantos, Beatriz de Souza2024-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8144/tde-29082024-134942/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-30T14:40:02Zoai:teses.usp.br:tde-29082024-134942Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-30T14:40:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Erstling im Morgengrauenkampf: uma leitura da imagem de Israel na Lírica de Nelly Sachs
Erstling im Morgengrauenkampf: An interpretation from Israel in Nelly Sachs lyric.
title Erstling im Morgengrauenkampf: uma leitura da imagem de Israel na Lírica de Nelly Sachs
spellingShingle Erstling im Morgengrauenkampf: uma leitura da imagem de Israel na Lírica de Nelly Sachs
Santos, Beatriz de Souza
Exile
Exílio
Israel
Israel
Judaism
Judaísmo
Nelly Sachs
Nelly Sachs
Poesia
Poetry
Shoah
Shoah
title_short Erstling im Morgengrauenkampf: uma leitura da imagem de Israel na Lírica de Nelly Sachs
title_full Erstling im Morgengrauenkampf: uma leitura da imagem de Israel na Lírica de Nelly Sachs
title_fullStr Erstling im Morgengrauenkampf: uma leitura da imagem de Israel na Lírica de Nelly Sachs
title_full_unstemmed Erstling im Morgengrauenkampf: uma leitura da imagem de Israel na Lírica de Nelly Sachs
title_sort Erstling im Morgengrauenkampf: uma leitura da imagem de Israel na Lírica de Nelly Sachs
author Santos, Beatriz de Souza
author_facet Santos, Beatriz de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Perez, Juliana Pasquarelli
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Beatriz de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Exile
Exílio
Israel
Israel
Judaism
Judaísmo
Nelly Sachs
Nelly Sachs
Poesia
Poetry
Shoah
Shoah
topic Exile
Exílio
Israel
Israel
Judaism
Judaísmo
Nelly Sachs
Nelly Sachs
Poesia
Poetry
Shoah
Shoah
description Nelly Sachs é uma das mais importantes vozes poéticas em língua alemã da literatura do pós-guerra, principalmente no contexto judeu. Esta dissertação pretende investigar e discutir a imagem de Israel em sua poesia das décadas de 1940 e 1950, a partir da análise de 7 poemas da autora: Chor der Toten, publicado em In den Wohnungen des Todes (1948), Jakob, Chassidische Schriften, Aber deine Brunnen, Land Israel, Nun hat Abraham die Wurzel der Winde gefaßt, publicados em Sternverdunkelung (1949), e Nicht nur Land ist Israel, publicado em Und niemand weiß weiter (1957). A discussão se orienta a partir de três eixos principais, organizados em três capítulos: o nome e a dimensão espiritual de Israel, o corpo de Israel e a memória e o papel da terra em contraste com o exílio. A partir das análises e discussões, foi possível observar que Israel e as relações estabelecidas com ele ao longo dos poemas são centrais para se compreender a obra de Sachs. A autora apresenta Israel sempre a partir de um viés de oposições e incerteza, que posicionam Israel e o povo judeu em um lugar que desafia os limites de definições certas e imutáveis. Israel se estabelece alicerçado em tensões, sejam elas com Deus, com o mistério, a palavra, a memória, a terra ou o exílio.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8144/tde-29082024-134942/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8144/tde-29082024-134942/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091182927544320