Erstling im Morgengrauenkampf: uma leitura da imagem de Israel na Lírica de Nelly Sachs
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8144/tde-29082024-134942/ |
Resumo: | Nelly Sachs é uma das mais importantes vozes poéticas em língua alemã da literatura do pós-guerra, principalmente no contexto judeu. Esta dissertação pretende investigar e discutir a imagem de Israel em sua poesia das décadas de 1940 e 1950, a partir da análise de 7 poemas da autora: Chor der Toten, publicado em In den Wohnungen des Todes (1948), Jakob, Chassidische Schriften, Aber deine Brunnen, Land Israel, Nun hat Abraham die Wurzel der Winde gefaßt, publicados em Sternverdunkelung (1949), e Nicht nur Land ist Israel, publicado em Und niemand weiß weiter (1957). A discussão se orienta a partir de três eixos principais, organizados em três capítulos: o nome e a dimensão espiritual de Israel, o corpo de Israel e a memória e o papel da terra em contraste com o exílio. A partir das análises e discussões, foi possível observar que Israel e as relações estabelecidas com ele ao longo dos poemas são centrais para se compreender a obra de Sachs. A autora apresenta Israel sempre a partir de um viés de oposições e incerteza, que posicionam Israel e o povo judeu em um lugar que desafia os limites de definições certas e imutáveis. Israel se estabelece alicerçado em tensões, sejam elas com Deus, com o mistério, a palavra, a memória, a terra ou o exílio. |
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Erstling im Morgengrauenkampf: uma leitura da imagem de Israel na Lírica de Nelly SachsErstling im Morgengrauenkampf: An interpretation from Israel in Nelly Sachs lyric.ExileExílioIsraelIsraelJudaismJudaísmoNelly SachsNelly SachsPoesiaPoetryShoahShoahNelly Sachs é uma das mais importantes vozes poéticas em língua alemã da literatura do pós-guerra, principalmente no contexto judeu. Esta dissertação pretende investigar e discutir a imagem de Israel em sua poesia das décadas de 1940 e 1950, a partir da análise de 7 poemas da autora: Chor der Toten, publicado em In den Wohnungen des Todes (1948), Jakob, Chassidische Schriften, Aber deine Brunnen, Land Israel, Nun hat Abraham die Wurzel der Winde gefaßt, publicados em Sternverdunkelung (1949), e Nicht nur Land ist Israel, publicado em Und niemand weiß weiter (1957). A discussão se orienta a partir de três eixos principais, organizados em três capítulos: o nome e a dimensão espiritual de Israel, o corpo de Israel e a memória e o papel da terra em contraste com o exílio. A partir das análises e discussões, foi possível observar que Israel e as relações estabelecidas com ele ao longo dos poemas são centrais para se compreender a obra de Sachs. A autora apresenta Israel sempre a partir de um viés de oposições e incerteza, que posicionam Israel e o povo judeu em um lugar que desafia os limites de definições certas e imutáveis. Israel se estabelece alicerçado em tensões, sejam elas com Deus, com o mistério, a palavra, a memória, a terra ou o exílio.Nelly Sachs is one of the most important German-language poetic voices in post-war literature, especially in the Jewish context. This dissertation aims to investigate and discuss the image of Israel in her poetry from the 1940s and 1950s by analyzing seven of her poems: \"Chor der Toten\", published in In den Wohnungen des Todes (1948), \"Jakob\", \"Chassidische Schriften\", \"Aber deine Brunnen\", \"Land Israel\", \"Nun hat Abraham die Wurzel der Winde gefaßt\", published in Sternverdunkelung (1949), and \"Nicht nur Land ist Israel\", published in Und niemand weiß weiter (1957). The discussion is based on three main axes organized into three chapters: the name and spiritual dimension of Israel, the body of Israel and memory, and the role of the land in contrast to exile. From the analysis and discussion, it was possible to see that Israel and the connections established with it throughout the poems are central to understanding Sachs\' work. The author always presents Israel from a perspective of opposition and uncertainty, which places Israel and the Jewish people in a place that defies the limits of certain and immutable definitions. Israel is established on the basis of tensions, be they with God, mystery, the word, memory, the land or exile.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPerez, Juliana PasquarelliSantos, Beatriz de Souza2024-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8144/tde-29082024-134942/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-30T14:40:02Zoai:teses.usp.br:tde-29082024-134942Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-30T14:40:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Nelly Sachs é uma das mais importantes vozes poéticas em língua alemã da literatura do pós-guerra, principalmente no contexto judeu. Esta dissertação pretende investigar e discutir a imagem de Israel em sua poesia das décadas de 1940 e 1950, a partir da análise de 7 poemas da autora: Chor der Toten, publicado em In den Wohnungen des Todes (1948), Jakob, Chassidische Schriften, Aber deine Brunnen, Land Israel, Nun hat Abraham die Wurzel der Winde gefaßt, publicados em Sternverdunkelung (1949), e Nicht nur Land ist Israel, publicado em Und niemand weiß weiter (1957). A discussão se orienta a partir de três eixos principais, organizados em três capítulos: o nome e a dimensão espiritual de Israel, o corpo de Israel e a memória e o papel da terra em contraste com o exílio. A partir das análises e discussões, foi possível observar que Israel e as relações estabelecidas com ele ao longo dos poemas são centrais para se compreender a obra de Sachs. A autora apresenta Israel sempre a partir de um viés de oposições e incerteza, que posicionam Israel e o povo judeu em um lugar que desafia os limites de definições certas e imutáveis. Israel se estabelece alicerçado em tensões, sejam elas com Deus, com o mistério, a palavra, a memória, a terra ou o exílio. |
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